O Guia do guarda - civil

19 • Prudencia.-0 seu fund amento é a reflexão, por meio da qual medimos as consequen cias das nossas de– liberações, recuando delas quando as sentimos injustas, • irreverentes ou inoportunas. E', por se u turno, fundamento da f irmeza de carater. Os átos refletidos, isto é, bem pensados e, só depois d'isso, julgados honestos e .necessari os, devem ser pos– tos em pratic·a com resoluçã o e perseverança, embora suscitem hostilidades e resistencias. Si legí timos, serão apl audidos pelo$ proprios oposi– tores ao cabo de algum tempo. A versa tilidade ou recúo constante e i rnotivado de– nunci am preci pitação e imprevidenci a, defeitos com os quais ninguem se impõe á confi ança de-si mesmo e dos • outros. · SincAr ldade.- l inguagem e as :.:-.çõe s devem tra– d11zir os nossos sentimentos e conv i õ s, e não d si gnio que adotamos ardilosamente, recalcando as nossas im– pul sões intimas, com o fim de ilud ir o prox imo, jntando– nos de qualidades que nã'o possu imos, emitindo protestos que não cumpri remos, exalçando o que nos parece mau e rep rovavel. Revel ar. por átos e pal avras o que não sentimos e não queremos, para que nos tomem pelo que não somos, l é tarefo di fícil e penosa A mascara é sempre incomoda– tiva. Em mai or ou mC'nor praso , o insincero . por distra– ção ou fad iga, deixa percebe r a fal sidade da sua conduta. Erra, pois. quem se proponha basea r na dissimulação a sua prosperid ade pessoal. O erro é o desequilibrio , o dese– quilibrio a quéda- fata l e fragorosa. A sinceridade não nos erije em juízes publicos e for– çados dos átos alhei os . D eles aj uizaremos in timamente si versam sobre materia acessi vel á nossa cultura. Mas entre isso e o pronunciamento ostens i vo e não provoca– do ha um oceano de perme io. T ampouco autoriza o emprego de l inguagem desme• dida e ofensi va..A poli dez não é incompat ivel com a ver~ dade. Os principais fat ores da hiprocri sia são a vaidade e a cobardi a. Vaidade significa a preocupação constante de supe– rioridade sobre todos . A roupa do va idoso é mais bem talhada, a sua decisão é mai s sábia e justa , a sua cultura é mais vasta e vari ada, a sua opini ão é mais criteriosa e liberal. Os seus ditos não comportam discussão, devem ser cridos como dogmas. •

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