Mensagem apresentada ao congresso legislativo do Pará em sessão solenne de abertura
trilho , devendo aprove itar- se, para isso , os con, en ie ntern e nte eswl hid os, dos de ty pG> lfr11pp, q ue fora m su bs tituidos po r novos , n:i reco ns trucção e que se acham em pilhados ao lo n?O d, linh a; pa ra os tri :rngulos de rev r~ào urge aJ qui rir per to de 3.417 dormen tes . Para t r a lin ha em con J i_õ s ·de sa t isfazer as ex igenc ias do trafego , carc'cemos pois de 144 rnil Jorrn nt s, sco mi l g rampos u tire fonds e 20 mi l pa res de talas Je juncção , com os re spe ti,·os para furn ii . Ai nd a s im põem re paros n:i quas i tot al id ade das E taçõ , ga lpões , pontes m tal licas e e m:i de ira, J e pàst ilb ões , sem in clu ir a do rama l de Bemfi c,1, q ue es-á m vi a de reco nst ru cção, b m como nas linhas dos ra maes do Prata: Benja m in Con tant e Bcmfica. Par:i o mate ri al rod ante é nece. sario adquirirem -se truck coru os co rn p ten– tes rod ados , para ca rro J e passage iros e ca q::;a , m ad ira, ,·iJraças , fer r:ig ns, t rin – cos, i inco pa ra co benu r, , pa lhi n \11 pa ra os assento dos carros e o ut ros . T aes pro– vid enci as pe rmitt i1ão te r em circulação maior n umero de v hicul os e as~ im pode r· se ma is e ffic ient eme n te zelar pe la su a co nse rvação. Te ndo termin ad o a cow rni ssâo em qu e se enco nt r:wan~ neste J µart ame nto os engen h-~iros Pbi lign esio de Carva\ ho e Vice nte lau és, res pecti,·am n té h t fes do T rafego e da Li nha, nomeámos os di stin ctos _enge nh eiros Anton io Ferr ira Celso, p2r.1 substitui r o seg un,lo, e Franci sco d a _Cunh a Cou tinho , para ubst i– tuir o prime iro , ambos tam beni em co rn missão. Em nosso pode r se ac ha o re lato ri o do · tra ba- E. de F. Tocantins lhos xecu ra dos na Estrada e Faro T ocan tin s . sob a direcção do en ;:; 11 heiro d r. Ar:: ynt:1. de Lemos . Na pa n e des t in ada aos ann exos enco nt r:ireis os dados re la ti\' 0:5 ás ap pli – caçõ ts das v r bas Uc'S tin adas á con st n ·ação des ta via ferre a . Não podemos proseguir nos t rnba lhos da con stru ccão des ta estr:1Ja , q ue tam – bem fic aram susfiensos Jurante o anno de 1928 , porque , nin ~ue rn igno ra, nenhum Estado póJ e con strui r vi:is fe rreas com as re nà as ordi na ri as, princi– palmente o Pará, cuja receita é in suffi ciente r• a ra as des pesas communs da ad mi– nistração . Duran te o primeiro semes tre de 1929, fiz emos sóme nte os trabal hos de con – se rvação, descriptos em um dos nossos ann exos . Navegação Mosqueiro e Soure . O governo continúa a manter a subvenção dn linha de Soure, cuj o contractante, sr. Alberto Engelhard tem cumprido fi elmente suas obri· gações contractuaes. Attentas ás necessidades cada vez m· is crescen tes, quer relativamente á segurança dos passageiros, quer no tocante á sua commodidade, pensamos que a linha de Soure recla– ma um nav io de mnior tonelagem que o actual empregado ne sa na ·cga– ção. Temos empenhado todos os nossos esforços no sen ti do de transformar essa aspiração numa reali dade proveitosa, que v i rá ao encontro dos dese– j os de qu:.rntos se utili zaI!l do.. un ico meio d tran :porte que temos para aquelle importaute muni cipio , que é actualmente uma reputnda esta ,ão balnear pelo seu ameno clima. 157
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