Mensagem apresentada ao congresso legislativo do Pará em sessão solenne de abertura

Gymnasio Paes de Carvalho-Sob a direcção Ensino Secundario competente do respectivo director, dr. Ama- zonas de Figueiredo, contin úa o Gymnasio Paes de Can·al ho prestando os mais relevantes serviços á mocidade est udiosa do Pará . Data da direcção do dr. Amazonas de Figueiredo o grand e rel êvo do nosso Gym· oasio. E' u m nucleo de instrucção modelar pelo zêlo e competencia, não só do seu direcror, con::o do corpo docente. O augmento da matricula em cada anno que· passa deixa prever que o Gyrnnasi o não compo rta rá no proximo anno o numero pro vave l de candidatos . A situação é de verdadeira angustia. Pe lo relataria do direétor' chegámos á evi – dencia de que as aulas fuoccionam com muita regularid ade, sen do grande a fre– quencia. Allude ainda o dr. Amazonas de Figueiredo á · fac ilidade com que os pae~ ma ndam para o Gymnasio alumnos que não pres taram ain da os exames de certificado, sacrificando-os a um inevitavel insuccesso por falta de preparo para o curso secundaria: Lamentavelmente o Regulamento em vigor não exi ge pa ra a matricula o exame de certificado complementar. Concluirarn o curso em 1928 40 alumnos de ambos os se xos. O serviço de instrucção militar é m inistrado com regularid~de, tendo prestado exames e jurado: bandeira um gra nde numero de reservistas. . Perfeitamente em harmonia com as determinações contidas no decreto legis- · !ativo federal n. 16.782-A, de 13 de Janeiro de 1925, o ~nsino no Gymnasio continua a ser ministrado de modo a proporcionar resultados quanto passivei efficientes. Esta belecimento que te m como padrão o Col\egio Pedro II, obrigado é a seguir, em tudo, o alludido decreto, mais as alterações que constantemente são reco·mmendadas. . T emos em u nosso estabelecimento, actualmente, o regímen seriado, distri– buído por cinco .annos de curso, inn egave lmente, qu.ando be m" comprehendido, o melhor dos systemas. A affiuencia de matriculados faz-se abice, é certo, á bóa appli_cação e.los méthodos aconselhaàos. Entretanto, g raças á bóa vo nt1de de todos, vamos, á rnediJa qu e nos perrnitte a situação financeira, vencend o os entraves á feliz execução dos prograrnmas. Sobre as ma.triculas des te anno diz o director do Gymnasio : «Não sei dizer de é poca em que tão nu merosa tenha sido a matricula no Gymnasi o. Creio mesmo que , des de sua fundação, em 1841, jamais qualquer movimento de est ud antes se avantajou ao act ual, e esse crescendo se faz sentir a cada µeriodo lenivo, <le tal fórma a crear :i es ta Direcro ria franca preoccur,ação, olhada como deve ser a falta de espaço para conter a communid:ide escolar. Bem observou s. exc . o sr. dr. Governador do Esta<l_o, bem verificou v. exc., pessoalmente, qu anto ha de verdade na mi nh a exposição . Qual, po is, a solu ção para tão meli ndroso problema? Sim– plificar a matricula? Can cellal-a ? Não me seri,t dado apreciar a medida . Tamanha é a população escolar, e nessa tão elevada a per- · centage ru de desproteg idos Ja fort una , de pobres , que, francamente, e xc., tal resolução importaria o clamo r dos que se não podem ma– tricular em collegios particulares de remu neraçi o fixa. Parece- me 116

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