Mensagem apresentada a ALEPA
' / "' , .. ... tão alevantado desideratum. Estes reclamam diariamente a creação de novas unidades escolares, de modo que, não podendo a ella fugir, lucta o poder publico com os embaraços decorrentes da limitação orça– mentaria e insufficiencia dessas contribuições. Não tenho, todavia, guiado a acção do governo neste particular senão pelo criterio unico possível - crear escolas onde quer que se verifique a necessidade dellas, aprov.eitando a autorização legal em vigor e o excesso de receita, que, feliz.mente. se vem accentuando nos ultimas exercicios. PREDIOS ESCOLARES - A deficiencia de installação material para as escolas primarias é sensível e aggravar-se-á cada vez mais com a duplicação da população em edade escolar. O congestionamento de creanças nos grupos existentes, com excepção de dois ou tres na capital, inadequados; a installação em casas alugadas, que nem sempre corres• pondenç:o ás e:xigencias do ensino, mesmo quando convenientemente ad– aptadas a esse mister, estão a indicar a necessidade de novas construc– ções. Aproveitando a autorização que solicitei e me foi concedida pela As– sembléa , em o anno findo, iniciei a construcção de tres grupos na capi– tal, um dos auaes está prompto e dois quasi a concluir. Escolhi para situal-os os tres bairros mais afastados do centro urbano, onde a sua necessidade se fa zia sentir. o da oraca denominada "Prado" está con– cluído e entregue á Secretaria de-Educação e Cultura, devendo ser inaugurado logo que esteja prompto o respectivo mobiliaria. Os demais foram construidos no3 bairros conhecidos pel,as denominações de Pe– dreira e Jurunas, estando a terminar o primeiro e em franco anda– mento o ultimo. São predios de typo moderno, com salas amplas, hy– gienicamente dispostas em relação á luz e ao ar. Cada grupo comporta, além desses compartimentos, um pavilhão destinado á infancia, pos– suindo t odos elles vastos terrenos para exercícios physicos. O governo fez construir. além desses grupos, um predio para um&. escola no Pinheiro, situando-o entre a villa e o Matadouro do Magua.ry, não descurando. outrosim, os concertos e reparos nos que ser– vem o interior. Contribuiu ainda com a somma de trinta contos de réis para a construcção do grupo escolar de Oriximiná, em cooperação .com o seu esforçado e digno prefeito, sr. Helvecio Guerreiro. Adquiri ainda um predio, contiguo ao em que funcciona a Escola Normal, para nelle installar o Curso de Adaptação á Escola. Era ne<'es– sario à escongestionar esta , tão elevada é a sua frequencia e a do dito curso. Devidamente preparado e ligado por um passadiço ao predio da Escola, alli está funccionando aquel1e curso, attendida desta fórma uma das mais palpitantes e U!'g-entes necessidades apontadas pelo seu esforçado e dedicado director e por. mim verificada. A creução. operada em Janeiro do corrente armo, da Secretaria de Educação e Cultura e com:equente extincqão da Directoria Geral. deu ao servico de educação maior amplitude e coordenação. Confiada á proficiencia, já conhecida e_ proclamac!a ent1:e nós, do dr. Genuíno .Amazonas de Figueiredo, acredito. aue a onent~çao, que vem imprimin– do ao relevante problema educacional do Para, em perfeita harmonia cem o pensa1nento e prog-ramma do govern o, n:iuito concorrerá para o completo desenvolvimento do apparelho educativo do Estado. No bem elaborado e substancioso rela,tod_o_do digno e competente professor , qUE' a sc~uir t ranscrevemos. esta mt1damen te exp 1 ·essado 0 107
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