Mensagem apresentada a ALEPA
te as que sirvam a regiões novas e evitando que permaneçam sem transportes as que delles estão desprovidas. . A construcção de rodovias obedece actualmente a traçados dev1_dament_e estudados e projectados pela Inspectoria, que, é de Justiça salientar, tem empregado nesses trabalhos o maximo de actividade e esforços. . Além das tstradas arroladas na Mensagem que vos apresen- tei no . anno iindo posso, com satisfacção, informar-vos que fôram conclmdas e estão em intenso trafego as estradas de Castanhal - Curuçá e Conceição - Ourém, que encontrei iniciadas pelo governo da_ ~nterventoria federal. A primeira, com 63k.300ms., atravessa ma– ~ilica zona agricola, a cujos productos vae dando escoamento, mo– vimentando o commercio, que vinha sendo feito morosamente por · canôas, as quaes gastam tres dias para aportar a Belém. A segun· da communica o povoado Conceição com a villa de Ourém, na ex– tensão de 20 k. 88ms., interceptados no verão e grande parte do in– yer?,o pela zona encachoeirada do rio Guamá, o que basta para mdicar a sua utilidade, sabido que por ella passaram a transitar– os productos de exportação e importação do Alto Guamá. . Estão concluidas e em trafego as seguintes rodovias, cons– trUidas na actual administração: - Tres de Outubro e Abbade - aquella ligando a colonia Anetama á colonia Tres de Outubro, e esta, partindo da rodovia Castanhal-Curuçá ao povoado que lhe dá o nome. Mede 5 kilometros cada uma. ' . Ain~a na actual administração foi inicia~a e está a se~ con– clmda e maugurada a rodovia Capanema-Sahnas, com 73 kilome– tros de extensão, ligando as duas cidades, esta á margem do oceano e aquella á margem da Estrada de Ferro de Braganç_a. Reputo-a uma das mais uteis e melhores estradas do Estado, pois atravessa colonias agricolas prosperas, tendo ainda a vantage~ de servi~ de transporte aos veranistas que procuram as bellas praias de Salmas. Está tambem em construcção, iniciada no meu gover11v, tt. estrada Marapanim, que ligará esta cidade á de curuçá, dando escoamento, pela rodavia Castanhal-Curuçá, aos productos daquella. Estão estudadas e projectadas mais as seguintes estradas a con– struir: -. Ourém-Tentugal-Capanema_; rodovi~ Jacund~, em Cametá, que ~esv1~rá o transito pelas cachoeiras do r10 _Tocantms e será ~e uma mest1mavel utilidade por isso que será a via por onde descerao os ~roductos daquelle rio,' levando tambem os necessa!ios ao foD;Iento agricola e extractivo dessas riquíssimas zonas; rodovia S. Dommgo; do _Capim -Jabotycacá, com 1a .aoo ms. e Ramal de S. Caetanot/a O_divellas, com 49 k., par tindo da rodovia Castanhal - Curuyá, ª. a– cidade de S. Caetano. Em estudos estão : o Ramal -- Jab~ru_-Prim vera; rodovia S. Miguel - Bonito e rodovia Conceição - Iritma. M , • t t Estrada Er- antenho em constante vigilancia a unpor an e · nesto Accioly, que liga Altamira no rio Xingú, aos povoadof '-:1- ctoi:ia e Forte Ambé. E' por esta' r odovia que pas_sam ~m yro_ us~o os 1mmensos productos do alto Xingú e grande, 1mp~1~a.çao md1s– pensavel ao trabalho in+erno de tão rica zona. E adm1mstradg pela Prefeitura de Altamira 'tendo cust eio consignado em verba o º!º– çamento. O seu estado' de conservaç:úo é regul_a_r, s egund_o relator1~ ap resentado á In..,pccl< . r· •onal a ux ilia r techmco, enca1 - .., n·1a por pro 1ss1 regado de exammal-a recentemente. 86 1
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0