Mensagem dirigida ao Senr Governador Dr Lauro Sodré ao Congresso do Estado do Pará em sua reunião, em 1º de julho de 1892

• , D.R. L A URO SODRE' 27 . 'i pela:; leis da evolução social caminham as nações para um futuro cru. o qual cada vez mais irão desapparecendo rssas luclas sangrentas, que enchem no passado as paginas ela historia, verdade 6 que hoj e os povos com outras armas pelejam, empenhados cm sobrelevar-se p2las sciencias, pelas arlcs, pelas incluslria: . E ninguem desconhecerá a força elo motivos que levam– nos a empenhar-nos por ver a Escola Normal, que cl en ser o nos. o primeiro es tabelecimento de ensino publico, tal o seu fim, laes os :cus des tinos, ins ta llada em cclificio onde possam cr satisfeitas as exigencias da sciencia pedagogica, e r emovi– da de um local por muitas razões improprio, onde mal , po– cleremos executar ao menos o novo plano do ensino th eorico P prntico . Deve continuar como obj cc to de vossas constantes prcoc– c: npaçõcs a ins trucção publica. Bem triste foi o legado que n'esse ramo ele adminis tração recebeu o governo da republica! Em seu relatorio o s r. Jo ·é Veríss imo, a quem coube a tarefa el e emprchcndcr os primeiros es forços para levantar o nível do ensino, ao advento da republica, i1wentariou as deixas do regimen monarchi co, rc umindo o es tado las timavel, em que Lini'rn caido a inslrucção, n 'es tas palavras: «Encontrando a ins– Lrucçi.to publi ca na situação cm que este rclatorio minuciosa– mcnl c e com Loda a verdade a descreve, o professorado des- 1·cspcitado nos se_u. di re ito , esquecido dos seus dever es, pouco habilitado, a escola clesorganisada, sem moveis nem mat ria! ele ensino, inap ta para executar qualquer programma, os es tabelec imentos de ensino publi co cm plena clecadenci a 11tal Pri al <' rnoeal. de modo a nno. ofTrercrn siquer compara-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0