Mensagem apresentada a Assembléa Legislativa do Pará, em sessão solenne de abertura da 2ª reunião de sua 1ª legislatura

intuitivo e attrahente, afim de despertar o interesse do alumno pela es– cola, actualmente encarada como um prolongamento do lar. E' por isso que, procurando corresponder á confiança publica, te– mos em vista dotar o Estado de tres estabelecimentos modelares, a se– rem construidos d~ accordo com os preceitos da pedagogia moderna. Estes predios escolares, com capacidade para 200 alumnos cada um, serão edificados de preferencia nos populosos bairros suburbanos da capital, habitados em sua maioria pela laboriosa classe operaria. O primeiro destes predios já está em construcção á praça do Cen– tenario e os dois outros serão iniciados brevemente nos bairros da Pe. dreira e dos Jurunas. Na execução desse nosso programma não nos limitámos apenas á parte material, quizemos tambem, com especial cuidado, auxiliar o professor 110 aperfeiçoamento de. sua cultura intellectual, necessaria ao efficaz desempenho de sua ardua missão. Reconhecendo que a exigui– dade dos vencimentqs que percebem actualmente os professores prima. rios, tão insignificantes em relação á sua nobilitante funcção, não lhes permitte adquirir constantemente livros, caros como são os que tra– tam da nova feição que vae tomando a sciencia educacional, e na im– possibilidade de, no momento, elevarmos seus proventos, creámos uma bibliotheca, inaugUl'ada com perto de 1.000 volumes, que, sem dispendio algum da parte desses serventuarios, lhes faculta os meios de acquisi– ção desse material, necessario e imprescindivel, que constitue a base do ensino moderno. ,,,,,,_ · Era ainda da vontade do governo cillr uma escola de aperfei– çoamento destinada ao professorado, como exis~em nos grand~s ce:1- tros ~o paiz; infelizmente, no momento, as dotac;oe~orç~ment~nas nao perm mprehender tão patriotica obra. C"éffluara, porem, o as- sumpto ccupar a attenção vernament sperando· vêl-a em breve trans · m victoriosa · ade. A questão ma te é certamente a do en- sino primaria, pois constitue o qual se ha de construir o monumento grandioso do Apezar dos desejos das administrações passadas de renovar e des– envolver este problema, não tinha sido o assumpto convenientemente solucionado, o que se vae fazendo agora com a remodelacão do ensino e a creaçiio de escolas no interior, resultando, disso, a ampÍiação do qua– dro dos professores primarias, justificada pelo extraordinario augmento de matricula em todas as casas de ensino, que ascendeu, no primeiro se– mestre do corrente anno, ao numero apreciavel de 61.784, emquanto que em 1935 attingiu 60.169 e em 1934 apenas 57.342. O governo, cumprindo rigorosamente a sabia determinação ~o art. 62 do Decreto n. 1.650, de 1 de Abril de 1935, que auctoriza a creaçao de escolas em qualquer localidade onde houver mais de 20 creanças de um e outro sexo em edade escolar num anno de administração creou 3 grupos escolar~s 36 escolas isoladas de 1ª entrancia, 13 de 2ª, 3 nas zonas suburbanas 'aa capital e 214 escolas auxiliares no interior. O resultado benefico desses novos estabelecimentos foi ter a ma– tricula no interior do Estado augmentado consideravelmente este anno, attingindo a cifra de 50.046, contra 46.918 em 1935 e 45.046 em 1934.

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