Mensagem apresentada a Assembléa Legislativa do Pará, em sessão solenne de abertura da 2ª reunião de sua 1ª legislatura
• E' indispensavel salientar que este augmento sensivel do nu– mero de escolas não veiu absolutamente onerar os cofres publicas, nem pesar no orçamento vigente, porquanto são custeadas por um saldo do anno passado existente na verba "Contribuições Municipaes para a Educação". Deste modo, o governo honestamente applica nos proprios muni. cipios as quantias com que estes concorrem para a educação. Sempre no desejo de augmentar o índice cultural do Pa1á o go– verno officializou as seguintes escolas : Bento XV, mantida pelos Fran– ciscanos e tres escolas auxiliares, uma em Tauerá, município da capi– tal, ,e duas mais, respectivamente, em Guajará, na Vigia, e Jurupary- pucu, em Alemquer. . Para solucionar a anormalidade de existirem 8 professoras lei– gas, na capital, sem no emtanto prejudicaLas, por actos dos quaes não são responsaveis, resolvemos afastal-as das funcções de ensino, no– meantjo-as auxiliares-secretarias em differentes escolas, passando ao exercício de funcções meramente administrativas. Estabelecemos um horario compativel com as exigencias clima– tericas do Norte, bem diversas das do Sul, tornando mais agradaveis, tanto para os alumnos, _, ~om~ para o professorado, as horas de labuta diaria. Desenvolvemos a a~1camos o serviço de testes. Restabelecemos o uso dos dictados tão .neooS'sarios para assegurar ao alumno o manejo acertado de sua l~gu~pliámos a pratica das redacções e incenti– vamo3 os torneios de teiffla, dando aos jovens opportunidade de, com segurança, fi rmarem-se f1S subtilezas da interpretação do pensamen– to e perfeit a dicçiP do ortuguez. Para manter em ordem e em dia tão importante s:.._~ c'reámos um corpo de ?ri~ntadores _nsino, composto de meurs do profeL ado, comm1Ss10nad .;e cargo. Escolas Ruraes _ e ~---~~ is importan- tes problemas econQmico:. da agricoltura, julA"amos necessaria a creação de esc tinadas a dar ás populações do interior uma instrucção solia , " •1. ompativel com o meio, orien– tando-as para a cultura racional e intensiva da terra, despertando-lhes 0 amor e o carinho pelos campos brasileiros, fontes inexgottaveis da Tiqueza do paiz, tão mal comprehendidas pelas populações ruraes, in– cultas e doentias, que mal orientadas sonham sempre trocal -os pela capital. Creado e desenvolvido este amor pelo solo patrio, considerare- mos resolvido um dos nossos mais importantes problemas sociaes. Aos professores ruraes, seria de inteira justiça, se as condições financeiras assim o perrnittissem, assegurar vencimento3 equivalentes aos da capital. Infelizmente, com a nova regulamentação da Tucola Normal, foi necessario extinguir o Curso Normal Rural do Instituto Gentil Bitten– rourt, ficando a funccionar apenas o Curso Domestico do Orphanato Antonio Lemos, creado pelo Decreto n. 1.846, de 3 de Janeiro de 1936. Destina-se o alludido· curso a formar professoras ruraes, permittindo a~sim integrar a escola no ambiente proprio, nas zonas campestres. Crear apenas o curso não resolve o problema e necessario se torna am-
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