Homenagem a Graciliano Ramos

car-se à realidade, de ajustar os fatos ·às suas reações e as reações aos fatos . • Ao ler-se São Bernardo, logo ressalta que é Mada..Iena quem vai criar literariamente P au– lo Honório. E, em Angústia, Marina que ati– ça a catástrofe. (Marina, que, com suas for– ·mas marcadas, seus braços sardentos, seus ca- belos artificialmente loiros, acende a fraca e desregrada sexual idade de Luiz da Silva.) Cada uma é vista e sentida somente através do homem q'ue a ama; talvez fossem até dife– rentes de como são mostradas. Figuras de segundo plano, deixadas em uma semipenum– bra, como misteriosa ameaça, são o fator prc– ponderante do drama, porquanto são fontes de compreensão e provocadoras das desgraças. (Graciliano escolhe de propósito, - ao que pa– rece, - as figuras amadas para forjar o sofri– mento. Em Vidas secas, onde não há amor nem problemas sentimentais, o homem e a mulher ocupam o mesmo plano, estão como que confundidos, mal se disti'nguindo um do outro.) 87

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