Diário Official 1894 - Setembro

-656 Domingo, 30 .:inconvenientes de ser; a séde da navegação em Itaituba e no.o em Santa.rem. Concluindo, diz o oradol· parecer-lhe ter provado a inconsequencia da emenda de que por ultimo falou e declara mais uma vez acceitar a incilusllo do Jogar Piranga no~ po_ntos de escala da navega<)ão e -espera que d proj ecto merecerá a approvação-da Casa, com e&~ alteravrw. O sr. B a rtholome u F e r– r e ira ( não devolveu o sim lliscurso ), diz que sente não poder satisfazer ao pedido de seu collega,' porque est.~ convencido de que, para a região do Tapaj ós, é de melhor vant:ageru a séde da navegação em Itaituba. S. exc. ru'io desco– nhece a va uta~cm que ha, sendo a séde em Santarém, mais considera que esta cidade é porto de escala de vapores que sobem o Amazonas, quer da · companhia do Amazonas, _quer da Bra-zileira e lngleza, entretanto que a villa de Itaituba está quasi qtLe abandonada e que, sendo [L séde da navegação, asJanchas poderlln ir até Goyanna, o que não acontecerá sendo a séde em S:mtarem. · O sr. J:->hile to .Bezerra (n {lo 1levolveu o seu discurso ) -diz que vhe apresen– tar uma emJnda que lhe parece justa : lunita -se clla a reduzir a importancia da subvenção. Diz. s. exc. que muitos collegas presentes sa– bem perfcitaruPnte que uma lãncha fret.ada em. Santareru póde ir á, Itaituba e voltar por . .. UM SR. DEPUTADO :-1}.gorn não tem nen- huma. • _U SR. Pmt ET0 1 continuando, diz parecer-lhe haver mais de uma. · ) · Cita, o orador, o facto de, ha pouco tempo, ter o Juiz de Direito de ~antarem, precisa ndo ir á I tait uba, fre~do n'aquelle porto uma lancha a vapor péla quaritia de trezentos mil réiil e en– tende qur , si conse!);Ue-se por essa quantia. uma lancha para fazer a viágem, sem dirl;}ito a outro frete ou passa~eus, 6 clar o que uma subven ça.o de sete coutos e duzentos annua es, para vinte e quatro viagens, é mais q_ue rasoavel, pois garante a dr, peza de combustível e tripolação, seudo lucro os fretes e passagens. - P or essa razfio manda s. exc. uma emenda, , reduzindo a subve nçllo de doze contos para sete coutos e duzentos annuaes. O sr. A dda no Míra nda (lufo devolveu o sett dt:scni·so)-diz que ouvio coru muita attenção o que, a proposito de freta– mento de lanchas cm Santarem, acaba de dizer o sr. deputado Philcto Bezerra e affirma que, em parte, é verdade Í!'So, porém que nctualmcnte ns condições são ditferentes. pois no tempo a que' se r efere o ill ustre deputa do ha via no porto d'essa cidade grande numero de lanchai>, o que boj e o.lo acont ece. Em apoio do que avan~a dccla1a que ha pcuco tempo, prcei.audô dr ullla lu nchn cm Santarem parn ir a logar proximo, só conseguio fretar por um conto de r tlis. u~c Sll, DEPUTADO :-Conforme a cpocha. ~m éjue epoch f1 foi isso ? O S Ll. A. MI RANDA :-Por occ.'diio da r l<•iç.10. Th r SR. m;ro'r AD0 :-Aprovefü ram-.sc da orc:asillo. () lt. W A1'RIN :-Servia até por dez contos! O sn. A . MmA:.D~ .-1\Jas freta quom qui– :zer so1' roubado, até por doze .contos. O . a . W A'l'RIN :- Eu j á. fretei po1· cento e <;fo coenta mil réiR, p11 rn levar correspondencia d e minha casa commcrcinl. - O PR-, A. MmAN 0A, respondendo ao apnrte J o Er. dop11 tado Watrin, diz que s. exc. pód c já. ter t'r tado nt(, de •rrnça, o que apenas prova ~ uo li 111uis 1:,Jjz fjU~ outrós 1 e por oonsequenoin DIARIO OFFICIAL ·entende qne, não só este argumento, como o apresentado pelo sr. deputado Phileto, nenhum valor têm para a quest:1.o. - L endo o projecto, o orador mostra que é grande ô numuo de pontos determinados para escala das lanchas, accrescendo que-~e exige tres viagens mensaes. Faz, s. exc., vêr que o combui;tivel actualmente é comprado por preços muito altos e que, sendo muito reduzida a sub– ven ção, impossível será encontrar quem queira se encarregar do serviço. Entende o orador que diminuir a subvenção marcada pelo projccto é o mesmo que nãe querer levar a effeito o melhorameuto projecta– do, pois-sete coutos e duzentos Fão insufficientes para garantir o bom exito da empreza. Concluindo, s. exc. compara o servi <)Oque se exige n 'esta linha com o exi.~ido em outras, tambem subvencionada;;, e manda á Mesa a seguinte , Eme:nda c,Ao art. 1. 0 § Unico. A ;;éde d'esta navegaçao seri na cidade de Saatarem.ii 6 de Junho de Í 894. Adi·iano il'Hranda. A:::ioiada entra -em discussão. O Sr. Morae s Sar:1.ne nto: - ( nã..o devolven ó seu d1ºscurs,J) começ~ de• clarando que não acha rasão de ser na emenda apresentada pelo nobre dP.putado P.hileto Be, zerra, reduzindo a subven ça.o que se pretende dar á empreza; qutro tanto, porém, não acon– tece com a emenda do sr. dcpu,tado Watriu, que o orad-0r diz ser acceitavel e até muito conveniente. Tratando da séde da navegaç:10, diz o orador que, em consciencia, vota para que ella sej a em It,aituba, mas n:10 quer que se possa dizer que actualmente pugna mais pelos interesses da região do Alto Tapaj ós, do que pelos do ,Baixo Amazonas. A ~GUNH s&s. DEl'0TA1)0S :- Y. exc. n'isso não é s uspeito. O SR. M. SARMENTO ;-Porque ? UM SR. DEPU'l'AD0 :-Filho de Santarem, póde fa1l11r com imparcialidade. O SR. M. SARMENTO, continuando, diz que effectivamente a região do Alto Tapaj ós neces– sita de ter meios a':? communicaçllo constante com o Baixo '1.'apajós e d'ahi cbm a séde do E stado, ruas que, tendo escrnpulos na arrecia– ção do Jogar mais conveniente para a séde da navega-ç.ão , vai mandar á, i\'fcsa uma emendn, deixando ao criterio do sr. Governador do E stado a ·designaçáv de Santarem ou I t aituba par,t séde. TrntRndo da emenda apresentaâa pelo sr. deputado.Phileto,Bezerra, diz que ella não tem procedenr::ia, pois, as lanchas ter.lo de percoo:rer sc8senta e cinco Jeriuas, pois, ta ntas são as que medeiaru entre a ci dade J e Sa ntarem e o ultimo ponto d'e escala, accresceodo aiuda f!Ue, çom a inclusão do Joga r Pirn11ga, haverá mais um nug rucnto de quatorze h guas • a f!Ue eleva o 'total da distancia a porcorrer ' a setenta e nove leguns. Setembro-1894_ pois, o facto_· passou~se de modo muito <li-- verso. _ R ,-spondendo a nm aparte do sr. deputadQ: Phileto, appella para o te...<>temunho do sr~ deputado Augusto _Olympio, que tomou parte– na viagem em questão e conclue declarando– que vota pelo projecto, com as altera ções constantes das emendas do sr, W atrin e do proprio orador. Ü SR. .A Ú-GUST0 ÜLYAIPIO, apresenta uma. emenda, propondo para séde da navegação a povoação Brazilia Legal e promette sustcntal-a, caso seja impugnada. - o Slt. BARTHOLO;\IEU FERltEIRA, pede e obtem a retirada da sua emendn , por ficar a disposição n'ella contida perfeitamente atten– dida com a do sr. Augusto Olympio. - Encerrada a discussão, é approvado o pro– jecto, bem conin as emendas dos srs. Adriano-– Miranda e Watrin, ficando prejudicada3 as • out-ras excepto a do sr. Phileto Bezerra, que é-- rej eitaqa. - / O SR. WATRIN, declara que votou contra o• proj ecto. l~nvia-se este á. commissão rlo redacçllo afim de ser redigido definitivameute. - -. Nada mais havendo a tratar encerra-se a sesS!lo ás 2 l 12 horas da tarde, sendo marcada.. para a proxima sessllo a seguinte 0ltDEilI DO DIA l.• parte :-o que-occorrer. , 2.• parte :-L• discussão dos projectos: - n. 327, que autorisa a couressll~ J e 6 mezes de licença com ordenado a Gmlher,me de Siqueira Rodrigues, escripturario do the• SOUTO j -n. 3'28.. que autorisa a contraotar, por– espa ço de vinte e cinco- a nuos, a uavegaça.o em lanchas entre- esta ca pital e a villa. de Irituia, mediante a subvenção de 12:000$000. 2.• discussão dos proj ectos : , - n. 323, que autorisa o Governador a m'an• dar executar as obras u ecessarias para o servi ço geral de exgotto da capital ; -n. 324, que autoria~ o Governo a r egula – menilu a . marcha processual da1:1 acções de ipedição, divis:10 e demarcação de terras sob– competencia do .Poder J udiciario; - n. 97, do Senado, que eleva a trezentos contos de réis a Sllbvençllo offerecida. ~ nave– gação que se estabelecer entre esta cap~tal e os po1;tos do Mediterraneo até Genova; -o. 110, do Senado, que autorisa ª. proro– .g!lção, até um anuo, da licença em- CUJ O g~so se acha A ntonio R osa Wanderley de ArauJo, cheftJ da offi cina de machinas da Estrada de \ F erro de Bragança. Discu são especial do proj ecto: - n. 238, d'e. ta C:uuura, que trata da renovação do contracto para navegação de Soure e que foi devolvido do Senado com emendas. 3:_i di. cussilo dos proj ectos : - n. 308, qno cria escólas elcment.'lrCS em diversos municipios do interior ; . - o. 320, que oria dezeseis logarcs de medi– cos regionae . -----•►--4·------- H ygie11e Publica Faz ver, o orador, riue neuh uma das linhas votadas pela Ca a 1,1aro. navegação em lancha é tão extcnça como esta e nem proporcional – mente, tem menor ubvcnç1ío. P roseguiodo, s. exc. contesta a veracidade , EXPEDHJNTE DA S E MAN A FINDA do facto citado pelo sr. deputado Phileto, de , , • ter sido fretada uma b ocha para ir de Santa- 1 De 1 a 2 9 do cor rente, foram vaccmn-- rem á I taituba levar o juiz tle direito pela 1 <las n'estn repartiçao 28 pessoas, sendo quantia de trezentos mil réis e diz que n:iturnl- 14 do ,sexo masculino e 14 do sexo. fe– men te a. cxc. foi mal iuformndo n esse respeito, mino.

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