Diário Official 1894-Março

~ - Se.xta-feira, r6 DIARlÓ _OFFlCIAL fy'Iarço-rs 94 ~~~~~~~~~~~~~ --~__,~................._ _;.;:__;_.....,___~~~~~~•-~-~~~-...:.. ""!r-. ~. ~~- In..4iiõtru c~ão · Pablica ~ma dPspomos dó conmrso_tie diversas . ~tk3~entranda do sexo fe111ini1104eJla cajnlal .....,. i.. -.. : M forma do.art. g6 do R'eg: Geral dá . Instrucção Pnblic:.a " u ,·igor, e para conhecimento dos interessa– jos ~a o sr. <lr. director geral fazer publico o se ~~ -;>?-'gr:•mma dos ponlns organisados pela com– ~ j-aij;auora do coacurso da 3a escola do 20 dis– trictn" 5~ e 7~ do 49 d'esta capitã!, a rea)jsar 5e em dr, ::11d:ime ás 8 horas em ponto da manhã, no salão ne llc,Dr'- ria Escola Normal para que ,ão convidados ~aor!i.latas inscriptas. I P&lagogi-a: · Kvofuçãn- pedagogi~ das sociedades laaan3s "J:!l:geral: solidariedade entre as_evoluções ~ e memalj em g_erab, e o_. desenvolvimento peda– ~ phase--que serve ele ponto de partida a este ~imenío; -phase·qu-e rende a attiagir, caracter u am1 e de- ontra phru;e. , _. ?ilrl'Kgue= Definição, ·dnizão antiga e modff'lia da qammatica portug_ueza. •Phonologia. Prorodia. ~-- &IIJ:rDphia: Dese11f10, dos· contornos · do Estado dá Pazã._<las suas .montanhas e illias maiores e_. deter– aaiiaç:,o· das posÍÇ}es das cidades .com os seus res- - nomes.. Cabos da Europa e estreitos da Azia. Jilânna, dimensões, movimentos e posição astronomica d:l:laJt.. Bisf»z:ii,,.- Guerra ·do Brazil com o Paraguay. Pro– dama,ç/ll, da Re;mblica brazileira e suas causas. ~rill,metica: l.ogarithmos; suas propriedades. Pro- relati."06. . ~'a: Theoria dos parallelas. Problemas gra– - - rorrespondentes. II .Pah,t;ogia: Evolução pedagogica na antiguidade ~ evolução pedagogica no periodo classico:' os ~ dori<:o ~ atheniensP: papel pedagogico de Socra– llS r õr- Aristoteles; os romanos. .P""111gtm.: Morphologia. Taxinomia. Definição de .-la - das partes da oração. Cnçrapkia: Desenho dos - contornos do Estado à -•~~nas,. das su"5.. mgntanhas _.e posição das àhdcs com as respectrvas denominaço1ês. Cabos· da · ~ r estreitos da Azia. ComJ>Qsição da atmos– ~ terrestre; formação e classificação das ouvens. Llislma: Factos ruais importantes que se def:!!m - l'ná de;sdit a· alldic~ de Pedro 19 até 1837. A mlmage.m, Atil~tfca: Progressão arithmetica. Problemas. &.mtria: Quadril'atero em geral. Problemas gra- TII .P,di,gugia.· Evolução pedagogica na idade mc~ia; 1'ear,,lx,& que n'esta phase inAuiram na vida social e _,...,._ P,>Tfflguto: Estudo das fle xões; flexúes genericas, amieriras e. gradativas do substantivo. «ngr,rphia:· Desenho dos contornos da Região &inaz.oniC!I, dos seus rios mais importantes e detem1i– l!IIÇ:M),dns l?o:,,çües das suas villas w m os seus nomes. ~ ..ã Europa e penínsulas da Azia. Correntes ~he1ícas e differentes maneiras de orientação. J:/i,üria: Maioridade de Pedro 2. 0 Evolução da .;. abolicionista no Brazil. , Arillrmrh°ca: Quadraoo e raiz quadrada. Medidas 4r ~cie fio systema metrice decimal. P~blemas. C-rtria· Parallelogrammo e soas propnedades. ~emas, g_raphicos. IV Palogogia:.. Evolução dos systemas educativos no ~dlli rena.s,cença. _Çoncepç,~es mcntaes d 'esse ipodo. .PKhlglitz: . Etymologia. Elementos morphicos, ~ daema, affixos, suffixos e prefixos. ~1a: Desenho dos contornos dos •~s • lbr.mhão e Piauhy, das suas. montanhas e nos, e lldemúnação da.:; pn,ições -das ctdades com as suas +no,einaçõe~. l'eainsulas da E~ e mar~s da ibiL. J>osições da esphera. Longitudes e latitudes emt:;tres. . Di,m:iir. Primeiras• ideias de independencia no lbm. C'oospiração c,q Mi!las (1789) e e?1 Pemam- liKS {.Ab7. . . . . .Arir,h,tfica: Proporção anthmeüca; equi.d11fu~n- qa ...anua. Multiplicação de complexos. Problemas. w,Mrdn·a: Tmpezio, suas especies, sua eq~iva– tr.cia a. nm triaagulo e sua area. Probler:DaS grapb1cos. y Pedagogia:. Pmagpgjsta.<; celebres, (Rabellais, Luthero, Commenius, Rousseau, Condillac) papel que desempenh!'-1'3• 001 his\OO'Ía das ideias pedauo– gjcas, COIJ10 inAuenà.ti <ledzi.vas na el,1boração das novas Lheorias. . .~-- Pórtu~uez: M.e'tap!bsmas-. Q\mntidadê ·das syllabas. Geograplria: Desenho dos- coutornos do Estádo do Ceará, com as suas, montaAh-as e estradas de ferro, e determinação das pos,ições- da5 cidades dando os respectivos nomes:· Lag!,>& da Europ& e Montanhas da Azia. Composição da agua; esrados que esta· pode aff~ctar. Correntes oceanãras. Histdria: lndependenciio. do Bmúl e seus antece– dentes historicos. Arillunetír_a: Progressü& geometria. Dh·izão de complexos. Problemas. . . . . . Ccomctria: Triangulos- em·-geral, etÍuivalencia de seus angulos internos. l'roble-mas grnphicos. VI • .Peda.,"";,ria· Pestalozzic ooncepção ele sua acção pedagogica; sua inAoencia,na escola popular. Frebel: .eara<;1er pedagogico de sm concepção: .Parnllelo entre ~o~a~ e Commenill6, e entre- ·Pestalozzi e Frebe!,, ,Inconv_enientes do, methodo Frebel; corrente de idei:is que se levantam,eontra e~-te methodo. P_orh1g 11ez: Substanti\<Os-, SGas esp~ gráos., (;cog-raph1a: Desenho. d"6- contornos dos Estados ~ ltio:firande-do Norte- e Pltrnl!Yhecom os rios mais ,mportames, cabos .e -oosig;ã,o _das cidades com os sens 110ff1e5. Moólanbas dâ tll"."P(\ e lagos da A:zia. ·For– mação da terra. Zonas e est:ições ten-esu-es. · Ilist1Jr_ia: Acclamaçlle•e-roroação do 'lº --imperador do B1:121I. ~ssemblea co~tuinte. José Bonifal'io. Anthmehw: Cubo e- ra,z cubica. Medida de ,·o– lume do systema metrieo Elecirnal. Problemas. Geo111etria: Ideia de- corpo, superficie, linha e pento geometrico. P-rob>Emas graphicos. VII /Jri(hmetica_: _Quadrado e raiz qnndmda dos nu-· meros fraccionarios. Prohlemns> · ·. Geometria: Medida dos :mguJo,, inscriptos. Pro– blemas graphicos. X l'edagogia: Caracterizar as tendencia" que •se devem desem·ol.ver ou corrio-ir nas crianças· meios a empregar ·para estes -fin s. 0 ' Portugm c: Grãos nos aJjectivos; sua forn1al;.'lo synthetica e analytka. · · Ct'og rrrpl,in. Desenho dos contornos dos Estados ~o Espi_rit_o Santo e Rio de Janei ro, corr, as ,;uas ilhnsJ nos ~ms importante · e estradas de ferro, e posiçáo das cidades. Ilhas da Europa e golfos ela Ar.ia. Orbi – tas plon etarias: tempo que os planetas gastam cm percorrei-a . Leis das ar<!as e sua:- d emonslraç0es. IIistr.ria Çolonia de ·acramento, sua fundação e tsuas ~vicissitudes. .. . .., · ,1rithmeticà: Regras de juro. si~Jlés e cÕinposto·· indicando n'estés apena~ a marcha, a seguir e a n.--s'. pecti\•a formula . l'rohlemas. · Gcometrir,: Problemas graphicos-sobre perpendicu– lares e parali:el-as. _ X[ Pedag~sfrr. Duplo hm da crluca.ç;io e da Peda"O· gia. Objectt> da Pedagogia geraL. Caracter que _a_:vc tei' o pedagogista moderno. J mportancia da -Pedago- • 'gia na ecooomia do mundo menralt Po,-tu6 -ruz: Pronon e-: ,ua cl. -:'ifica("lo. Emprego do pronome _sr,:. . . . Ge~t;raplpa: Desenh.o cio, ,;01ú.ornos do Estado de S. Paulo com os seus rios ,, estradas de ferro; pcsi– ção-das Sll:IS cidades. Mare· d.'l A=ica e cabos da Africa. Diversa~ especies de Jwr;iwntes. Meridiana de um logar qualquer e modos de :ichal-a. H istoria: l'o,·os que habita,·am o Brasil na epoca · do seu clescobrim1;11to; sua r.:ligiào e familia. Arit'i-11,rlira: Razão e propon;ào g~-ometrica, pro– porção continua. "l'roblcliJnS. G10111etn"a: Problema;; graphicoi;. sobre triacgulos.. XH Prdfl_,:ogia: Bazes- fimdamentnes dn noção de edu– cação. lclade de apiender se generalidades e a cin que se podem aprenb.t- especialidades. Mostrar como Pllda o-1J~ia: DifTerenciaç0es entre os varios metho- - a .Opt"ração educatiiv:a é uma extensão da operação dos até hoje empregados na edu.cação <la iofancia. natural que modifict 06 seres. Po,·h~f{" ez: \"erbo e suas especies. · Portf4g-1r.::,·SyS111tm?S,de,orthographia. Emprego do . Gu1,yraphia : Desenho J os contornos dos Estados. maiosculo. , · • -db Paraná e Santa Catharina com as suas ilhas, riot;, Geog-r -·phi,,,. Desenho cios ccnlomos do Estado de e posição das suas cidades com os nomes. Cabos da, Pernambuco Cllm as suas montanhas e estradas de America e golfos da Afdca. Precessão cio, equinoxios. ferro, e posiçito das cidades- com os seus nomes. e sua expli cação: divis.10 do tempo. Rios da Europa e desertos da Azia. Temperaturas Hi:.toria : Cj utrras civis dos Mascates e Emboa, terrestres; climas e suas variedades, causas que os bas. modificam. A rithm~tica: :--o,;:0cs sohre numero,; di visibilidit, Hút01 ia, Alxlicação de Pedro 1.º Governos re· de; simplificação de fracçucs ordinarias pelos di,,ii;o..· genciaes. res primos. Prohll'm.'l . , A:nfl1111etira: Desconto por dentro e por fora. Pro- Gt•tJ11utrin: Angulos formndo~ por parall~las <!or• priedadcs da multiplicação de inteiro . Problemas. lados por seccante. Problemas graphicos. Geome!ria: Area do triangulo, sua equivalcncia á XIII metarle do parallelogrammo. Problemas graphicos. VIII P,·d,,e,,;:-ifl: Elementos fundamentaes contido · na noção da educaçao (o ag1,nte, o objecto da educação, o inslrumento e o fi10.) Caracter geral da civilizaçãp a que convem adaptar-se actualmente a educação. Porll~,rues: Pontuaçáo e seu emprego. (;eogrophia: Desenho dos contorno~ .:los Estados de Alagoas e Sergipe, com os s.eus lagos, rios mais importan_tes e posição das s~1as cidades com ~eu,; nomes. Vul~ da E ropa e rios <la Azia. Formação do nosso systerua plnnetario; .denominação, distancia, clas.,ificação e movimentos planetarios. llistona: Desenvolvimento e- progresso do .J3razil no reinado de D. J~ V. Arith111rtica: Sistema metrico decilU81. Problemas.– Gr{)me/ria: Circumferencia e suas relaç,1es com a Pedagog ia : Discutir um systc111a .r ,cional de-1•e11a,;. e recompensas escolares. Convenieocia de di ciplinar moralmente o alunmo por meio das conseqpenci,1> dos sens acto:;. P o,·tuguez : \"ariaçoes accidentacs cln ,·er~. Geograbltin : Desenho cios contornos do, Est::vlo, do Rio Grand ~ elo . ui com os sen; lagos, 1i0s e po,;i– ção das cidade;. Momnnhas da America e rio;. da. Africa. Breve descripção ·do sol; seus IBOVÍIUMIOOS • sua grandeza e distancia ÍI terra. • Historia: Sy tema de colonisação do llrazil empre– gado por D. João 69 As capitanias hei-editarias. A'rit/1.metit-a : C,• bo e raiz cubica elos numeros froc-– cioniirios. Propriedades da divisão dos .numeros ü~– teiro..s. Problemas. Crome/ria:· Polygonos rle mais de quatro L'ld~ suas areas, -Problemas graphicos. XIV linha recta. ·Problemas graphicos. . ,, .. Ped_ago!{in_ :. 1>leios ~e ~1u_e s_e dev,e lançar rnào par.i o cult1\'o Bo JWW e ràc1001mo mf:+11t1, ., Mi:is-5 pratiéal!t IX de educa.Çllo (.Phy– technologica) ·ua Pcdago,l{ia: Diflerentes e:pecies sica, intellectual, moral, e thetica, importnncia relativa. I'o,·fl~f{'"-'t: Adjectívos e snas e,;pecies. Geographia: Desenho dos contornos do Estado da Bahia com os rios mais importantes e estradas de f~rro, e determi11açaQ das posiç))_es ~ns ,cidiides, dando os nomes. Golfos diEuropa e ihas•·-da Azia. G,-avi– tação, grá"iêlade, attracção e repulsr1.0; leis respectivas. Historia: Qs jesuitas no Brnzil, seus ser'<'iços; cansas da s11n expulsão. Os jesúitas na capitania do P1u--á e '.\faranhão; <> marquez d!: Powbal. de calti,·ar o oundo, a vista e o olfàto. " .Rur-b.tpt~ : Verbos irregulares, -s'iia formação. Geng,aphia : Di!senho dos contornos do Estado de Minas-Geraes com as ~uas montanhas e estradas de ferro; posição das syas cidades com os respectivos no– mes. Rios da Amçrica e montanhas da Africa. Breve descripção da h1n; seus moyimenlos e phases. Hi'sto:i" ! _D,ua;te da Costa, 2° governador gerai do Braz1I. Prime1ràli luctas ' entre colonos e jesuítas. Aritkmdü·a : Dizimas periodicas simples ti '·t:t,m.. post111;. -Medida dQ_tempo e do nngulo.- Problemas. , . Geom<'ln't1 : 1gualctade dos angulo~. Problemas gl'a- phicos. '

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0