PARÁ, Governo do Estado. Decretos e decisões de 1903. Belém: Impressa Oficial, 1906. 257 p.

-181- 12.-Pedagogia. Seu objecto; sua impodancia; necessidade de seu estudo. 13.-Educação physica. J 4.-Educacão intellcctual. 15.-Educação moral. 16.-Educação profissional. 17.-Casas de escolas e seus requisitos. 18.-Mobilia escolar. 19.-Disciplina. Influencia da 'disciplina na educação. 20.-Recompensus. Punições. Exames. _ 21.-Melhodologia geral. Methodo, s11a divisilO e seus ele- mentos. ~2.0-Fórmas de ensino; sua divisão e subdivisão. 2:3.-Processos e suas divisões. , 24,-,-Modos e suas especies; vantagens e inconvenientes de cada f'specie. 25.- Hygiene da escola. Gymn:.islica. 26.-Org·rmização escolar; classificação dos alumnos; diviss.o do tempo e do trabalho. · 27.-Livros escolares; seus attributos. 28.-Bibliothecas escolares. 29.-Museos escolares. 30.-Mclhodologia especial. Didadica. Methorlos e processos no ensino da leitura e da cscriptura ou calligraphia. 31.-Methodos e processos para ensinar a grammatica. 32.-Methodos e processos para ensinar o calculo e a geo– metria. 33.-Methodos e processos para ensinar a historia e a geo– graphia. 3!.-Methodos e processos para ensinar elementos de scien– cias. Licões de cousas. Calkins. 35.-Qualid;des de um bom professor primario. BIBLJOGRAPHIA : O lente cathedratico, Elias Vianna. Tratado de pedagogia.-de Rousselot. Curso pratico de pedagogia.-de Daligualt. Historia da peclagogia.-de Jules Paros. Jiethodologia.-pelo professor Felisberto de Carvalho.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0