PARÁ, Governo do Estado. Decretos e decisões de 1903. Belém: Impressa Oficial, 1906. 257 p.

--133- I.)-0 ensino de Portuguez na 1 ~ codei ra terá por objecto es pecial a Gmmmatiw, isto é, o mecanis1110 da linguogem: o J? anno será todo consagrado á Lexicologia e o 2? á Syntaxe; haverá exercicios constantes de allalyse phonologica, taxino– rnica, morphologica e logica. N:t 2." cadeira (3~ e 4! annos) a Lingua será estudada em .mas vicissitudes. em sens nwnumen– tos, em sua ctpplicação; depois de uma vista ger:=tl sobre a his– toria e a littemtura da Lingua Portugueza, especializando a p:-irte relativa a0 Br::izil, seguir-sr-ão estudos pr(J.ticos ele versi– ficação, cornposiçüo, redacç.:-w, estylo, expressiva ~ bôa pro– nuncia, bem como a inclicaçüo elos vícios e erros mais com– muns em nossa linguagem falada e eséripta, e os n1eios pra - ticos de os evitar. II.)-0 estudo de F'rancez terá por fim habiiitar r,s ::tlum– nos não sómente a ler, entender e traduzir com facilidadr as obras escriptas em francez, corno Lambem a fazer d'elle uso correcto, quer falando quer escrevendo. III.)-No curso ele malhemalica Plementar o lente con– siderará as disciplinas a seu c.irgo não só como um complexo de theorias uteis em si mesmas, d.e que os alurnnos deverüo ter conhecimento paro. applico.1-as ás necessidades ela vilLi, sinão tambem como poderoso meio de cultura mental, ten– dente a vivificar e desenvolver a faculdade do raciocinio. o. programrna, além de se crmservar nos convenientes limites, a ltenderá acuradarnent.c ao lado pratico dr. maneira que o ensino se torne ulilitario por numerosos exercícios cle appli– caçrt0 e por juc1iciosa escolha de problenrns grarluaJo_;; da viela comnt 1 m. De ::iccêrrlo com ta es prcceilos o respectivo cln– cente f;1rá o estudo cornpleto cfa arithmelica :tbranger os diversos systemas de nllm craç::to i11r;l11sive o decimal, as ope– racões subre nurneros inlf'irns 0 fraccões, as -transformacões q1.i'e estas comportam até as dizimas,' fozendo durante o c~rso uso habitual do calculo mental; tratará ria:; proporções e suas applicações, progressões, logarilbmos, co-logarithmos, systc– ma mdrico decimal, e clifferentes regras usuaes: ele tres, sim– ples e composta, de juros, simples e composta, de cambio, etc. O estudo da algebra elementar deverá ser conduzido até ás equações do J '! gráo e o da geometria será completo qllando considerada no plano e constará dr noções indispensaveis ao calculo pratico elas árras e rnlumes quando considerada no espaço. IV.) No ensino da geogr::tphia o intuito funlbt11ental será n descripçrw rnethoclica e racional ela supcrficie ela Terra, por meio tle desenhos , na pedra e no papel , copiados mas nunca

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0