PARÁ, Governo do Estado. Decretos e decisões de 1903. Belém: Impressa Oficial, 1906. 257 p.
--101- bem comprehendido, e exiginrio -se, sendo possivel, exercicio escripto. O ensino de portuguez no curso elementar terá por fim conseguir que o alumno saiba applicar cm exercici0s faceis de redacção, em trechos dicbJdos (lll em analyse phonologica e taxionomica, os conhecimentos adquiridos pelo estudo de um compE>ndio tão simples quanto possivel. No curso complementar o estudo ela grammatica terá por objecto dar aos alumnos o conhecimento preciso para que possam falar e escrever regularmente a língua materna. N'esse sentido o trabalho do alumno desenvolver se-á em trechos dictados, cm exen:icios graduados ele reclacção e c•1;1 composições semanaes rle analyses quer lexicologica quer syn– tactica. II. No ensino ele arilhrnetica o professor deverá ser o mais restricto possivel nos limites ela materia, evitanrlo assim excesso de extensilo e difficuldaeles. Attenclcrá especialmente o lado pratico das operações, de modo que o ensino se torne util pelos exercicios e e2colhas de problemas consoantes á vida commum. O decorar no estudo de arithmeticn deve ::er com escru– pulo regulado pelo professor, que, antes de tuclo e de pref,._ rencia, incutirá no espirita do alumno a cornprehensa.o das lições por meio de exemplos e explicações no quaclro preto, ao alcance elas temas intelligencias. De ar:côrdo com estes pre– eeitos, o professor evitará a fadiga e confusão do alumno, aproveitando o que de mais utilidade julgar das rnaterias do programrna por meio de compendios resumidos e claros em sLrns definições. Urna vez por semana deverá o alumno do curso comple– mentar fazer uma composição throrica e pratica correspcn– dente ás materias estudadas. III. O ensino de geometria de1'e lambem , na pratica, ser modelado pelo de arithmetica, especializando-se o desenho á mão livre, o qual, além de superficial, será rc.striclamc•11le pratico. No curso elernenl.ar versará elle sobre ulg·umas figuras de geometria plana ou simplesmente combinações lineares, podendo o professor dcsenvoll·el-as por meio de :ilguns or– natos, se o permettirern a vocação e o gosto do alumno. Esse trabalho no curso complementar poderá abranger ornatos, flôres, figuras, etc., feitos em cadernos e repró<lur.i– dos depois, em maior escala, no quadro preto em presença do profrssor.
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