PARÁ, Governo do Estado. Decretos e decisões de 1903. Belém: Impressa Oficial, 1906. 257 p.
-100- drilateros.-Áreas em geral.-Noções geraes e elementares sobre os solidos.-Descnho á mão livre com reproducçrto no quadro preto. Geographici 1?-Repelição da rnàteria estudada.-0 Brazil; noções physica e politica tanto quanto possivel resumidas de cada um ele seus Esbdos.-0 P,1rá: sua geographia physica e po– litica desenvolviJa. 2?-Estrellas caclentes, cometas e aerolithos -O sol; seus movimentos e suas phases.-Eclipses. Historiei Recapitulaç/1.0 da materia precedcnte.-A familia real portugueza no Brazil.-Volta de D. João.-D. Pedro como la– gar- tenente de D. João e como imperador.-AdhesM do Pará á independenci::i.- Conego Baptista Campos.-Noticias da Cabanada; Eduardo Angelim e os irmMs Vinagres.-Noticias de D. Romualclo de Seixas e de D. H.omualdo Coelho. -En– trada da leg:ilidade no Pará; governo do gener::il Andréa - NotiL:ia dos Andradas, José Clemente Pereira, Pndre Feijó e Evaristo da Veiga, como principaes vultos da historia patria. -Reinado de D. Pedro II; sua menor idade e maiorirL1de .– Guerra do Paraguay; sua origem , batalhns mais imporbn{es e generaes que n'ellas tomaram parte.-Extincção da escravi– dão no Brazil; estadistas que a promoveram.--Abolicionismo no Pará.-Propaganda republicana no Pará: o club republi1:a– no .-Quéda da monarchia.-Proclamação da!Republica; adhe– são do Pará. · ÜBsERVAÇÕEs.-No ensino das malerias que constituem este programma dever-se-á obsftrvar o seguinte: 1. Nos lres primeiros annos do curso elementar, o en– sino terá por fim conseguir que o alumno leia correntemente e escreva com acerto. O ensino da escripta deve começar com o da leitura. No 4? anno do curso elementar e no curso complemen– tar, sendo a leitura o meio de dar aos alumnos as noções nc– cessarias de lições de cousas e de instrucção moral e ciYica, o professor fará sempre, depois da liçil.o, uma explicação clara e concisa, interrogando os alumnos sobre os principaes as– sumptos, tratados afim de certificar-se, se o que foi lido, ficou
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0