Decretos e Decisões 1903

-1 35- os •n odos el e organização escol ar e transmissão do ensino . Na µa rle rdert! nle á educa.çrio, os nlumnos receberão as noçõr.s in cl ispcnsaYeis sobre os rn eios riirectos e indirec los, tlisciµlin a e hygiene esco lnr d e. Trulanuo d1 i erln caçüo p hysica, intellec– !llnl e rnora l, como dese nvo lvin1cnlo d\•s ta ulli1na se exporao os prin cipi as rla ed ucação civica, isto é, os de ve res do cidadào para com a Pulrin . X.) O Dese nho li11 ea1· fará obj eclo d' est? cliscip li11a no l ? unno. O dese nho á mão livre, de orn atos, fl ôres, aves , ani-• maes domesti co;;, rn oveis, utr nsilios, co nstru cções, ílgurns, paysagens ele., se rá pral icn do no 2? anno, preferindo -se, na reprorlu cção das imagr. ns das cois.1s, as qu e fo rem ma is co – nh ec idns, ou mais pro prias a interessa r a altenção elos a lurn– nos. O ponto de vi s ta esthetico ce derá ao pedagugico e ao ulili ario, hab ilita nd o- se prin cipa lmente o a lumno mesl.re n ti – rar toda a va ntagr. 111 do Dl·S1 \11l 10, c111 110 meio erhll'ali vo, e como a uxili a r na Lransmi ssà.o, el11 cicl ação e fix ação <l as idéns . XI. ) No ensino ele Ca lli~r:iphi a deve o ponto de vist a nr– li co ceder ao pedagogicn, dl· so rl e qu e os alurnnos se ha bili– tem de preferencia nos ca rncte res ma is ap plica veis ao ensino esco lar, que r por sua simµli l:i darie, q t1 e1· por se rem .,riequa...: dos ás má.os peq uenas e pouco ari estracla s rios 111 eninos; fa.r– so-á nota r m, pos içõe:; de Lrah ,dh0 mais vn ntaj osa s em relação á hygienc in fa ntil; a pa rl e melhorl i1·a merecerá es pec ial cui – dado, tendo -se sempre em con sideração que o escôpo é me– nos r nsin ar calli grap hi a aos nli111rn os da Escoln Norma l, qu e habilita i- os a Pnsin :i l-a ;ic,s ~l' us tul.11 rns rli scipu los. XII. ) O ensin o ele prendas domes ti c:ll s , no 3? anno, será el e ni olde a ha i>ililar as :1l u11 1·1 :1s na costura . ass im como córle e fe ilin de rnt'.µ,1 brn nc,1 , <! oulrn s c-l ;1~sPs d,· obra~ simplPs, das de µri meira necrssirla de na famili a. O 4? anno se rá 1.:0 11 - sng r;Hlo aos tralJ;dh os de carar:le r deco ra ti vo , n rn s ent re ell es dar- se- á prefo rencia aos el e uso 1i1ais com111um. GAP~TULO IV D.-\ MATR ICU LA E ~c'\ NO LECT IVO Al'I . :l-l.-De 2 a 31 J e Jan eiro de cad a ann n esL,:·ão abe1· – las na E:scola urn1 a l as matri,· ul as µa r.1 os dir l' 1·sus a nnos do curso norn1(d. § Uni c: o. O Secrela1io de Estado cln lns trn cçil. o Publi ca

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