Decretos e Decisões 1903

-134- trasfoleados, e de memoria, das cin co partes do mun rlo, dos paizes da America, especia lmente do Brazil, com a acce ntuada preoccupação de se evitar rr'iinu cias, nomenclaturas extensas. dados estatisticos exagerado; e ludu quando µos;; a sobrecar– regar a memoria do alumno ou não exer citai -a com real pro– veito, quer no estudo da ge og raphia phy:;;i ca, qu er no es tudo ela geographia politica e do ramo economi co. No 2? anno far-se-á o estudo da geographia em ge ral; no 3? da chorogra– phia do Brazil; e no 4° da cosmog raphia. V.) O estudo da cosmogra phi a limitar-se-á á exposição das suas leis fundamentaes de modc ve rdadeiramente e le– mentar e tanto quanto possivel intuitivo. VI.) Na historia men cionar-se-ito, com rigoro:;o cuid;trlo de jamais descer a minudencias, os acontecimento~ polilicos, litterarios e artislicos de cada époc:a mem::i ravel; se rfl.o expos– tas as causas que deterntinaram o progresso ou o e.,; ta ciona– mento da civilização nos grandes períodos hislor icos, npre ciu– dos os homens extraordinarios que con correram para as r u . voluções beneficas ou perniciosas da humanidad e, sobretudo os do Brazil, agrupando-se em torno desses vultos os fa ctos característicos el as phasus em que dominaram o espirito pu– blico, devendo ser principal preoccupação do progra mma e do ensino, na his toria pntria pa rti cul a rm ente, instituil'-se a historia verdadeiramente educativa e vivificadora do senti– mento naciona l. VII.) A physicae a chimica reduzir se -ão ás mod es tas pro– porções de urr. curso elementar realizavel em limitado pe riodo de tempo, em que se sali entarão aµ enas os phe no111 enos mai s correntes dos dive rsos ramos de ·phys ica, e as leis fnnrlamen– taes da chimica, com o estudo dos µrin cipaes rn eL; lloid es r: metaes, e dos c:ompostos mais \'ulga res ele maior empreO'o na vida pratica. 0 VIII.) A historia natural, similhanlemente, será circums– cripla, na botanica e na zoologia, ao es tudo ge ral dos orgãos e apparelhos e ao estudo ria vida vegetativa e animal, seus phenomenos e propri edades fund a mentnes, e consequ entes syslematização ele suas grandes leis, a traços ge raes. Para cada reino só SE'l'á dado o typo de classificação, limitado á~ grandes divisões . · IX.) O curso de P edagogia é des tinado a habililat· os alumnos a empregar vantajosam ente lodos os meios inslructi– vo.s e educativos de que puderem di s pôr, quando esti ve rem na regencia de uma escola primaria . a pa rte rela tiva á i w,ll'u/J– ção, merecerá cuidado espec ial a Melhodologia, ass im ('orn o

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0