Decretos e Decisões 1903

--101- bem comprehendido, e exigindo-se, sendo passivei, exercicio escripto. O ensino de portuguez no cu,·so el emenlar terá por fim con seguir qu e o alumr.o saiba appli ca r cm excrcici0s Caceis de redacção, cm trechos di ctl'l dos r,u em analyse phonologica e taxionomi ca , 0s conh ec imentos adquiridos pelo estudo de um comp E' ndio lão simpl es quanto pnss ivel. No curso complementa r o estudo ela gramrn ati ca lerá por obj ec to dar aos alt1mnos o co nh cciniento preciso para que possam folar e escre ver regularment e a língua materna . N'esse se ntido o trabalho do alumno desenvolv r. r -se-á em trechos dictados, crn excn.: icios graduad os de rcdac:çüo e cn1 composições semanaes de analyses quer lexi cologica quer syn– tacli r. a. li. No ensino de ;irilhrn eti ca o professor deverá ser o mai s reslricto passivei nos limites da materia, evitando assim excesso de exlensã.o e difficuldacl es . Alte11drrá especialm er1le o lado prati co da s O1J erações, de modo que o ensino se torn e util pelos exercicios e e2colhas de probl emas consoant es :í vida commum. O decorar no estudo de arithmeti ca el eve se r com esc ru– pulo regulado pelo profe ssor, qu e. antes de tuelo e de prcf•l– rencia, in cutirá no espírito do alumno a comprehensào das lições por meio el e exemplos e expli t:a ções no quaelro preto, ao alcance das tenras i11tellige ncia s. De aecôrdo co111 estes pre– eeitos, o professor evitará a fadi ga e co nfusão do alumno, aproveitando o qu e de mai s utilid;id c: julga r das rnaterias do programmu por· meio de comµ enrlios res umiJos e cla1os em suas defini ções. Uma vez por sema na deve rá o a lumno do curso compl e– menlar faze r nma composiça o th eorica e prali ca correspcn– rlente ás materias estudadas. III. O ensin o de geometri a deve l,1111b c1u , 11:1 pratica, ser· modelado pelo de arilhmcli ca, espec ializando-se o desenh o á mll o livre, o qua l, al ém el e superfi cial , será restri ctam (•nte pratico. · ro curso elern enlar versará ell e sobre algumas fi guras el e geometri a plana ou sirnpl 0smente combinações lineares . pod ndo o prnfossor dese nvolr cl-as µo r meio de :ilguns or– natos, se o µerm ettirem a vocaçn.o e o gos lu do alumno . Esse trabalho no curso compl ementar pod erá abrange r ornatos, fl ôrf's, fi guras , elc., fcitos em cad ernos e repr.oel uzi– dos depois, em m;iior escala, no quarlro preto cm prese nça do professor.

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