PARÁ. Governo do Estado. Decreto n° 821 de 10 de fevereiro de 1900 - Approva o Regimento Interno das Escolas Publicas do Estado e Programmas de Ensino . Belém: [S.n.], 1900. 29 p.

-29- Partuguez Divisões e difinicões geraes da Grammatica. Estudo desenvolvido da phonologia e da taxeonomia. Analyses phonologica e taxeonomica, nos limites dos conhecimentos dados ao alumno. Geographia Recapitulação da materia ensinada no 2'? anno do curso elementar, em es– tudo mais desenvolvido. Geometria Definições. Corpo.;, superficie, linha e ponto. Linhas em geral. Posição das linhas. Angulos. Representação graphica. Desenho a mão livre, em cadernos, com reproducção no quadro preto. lnstrucção niora! e czv1ca Instrucção moral.-Desenvolvimento da materia abaixo referida por meio de historietas, lidas pelo menino on relatadas pelo me,tre e commentadas por ambos, de observações de factos passados, de qualquer assumpto que se preste ao fim do programma, no estudo das demais disciplinas, de modo que os meninos se compenetrem devidamente das lições bebidas na escola : Familia.-Amor de pae.-Amor de mãe.-Papel de ambos no seio da farui• lia.-Deveres dos paes para com os filhos e vice-versa.-Deveitos dos pais sobre os filhos e vice-versa,-Amor fraternal.-Deveres de irmãos.-Parentes e ami– gos,-Deveres para com os famulos.-Protecção aos animaes.-Sociedade :oro• tectora de animaes.-Relações entre a familia e a sociedade.-Vicios e virlu– des.-0 alcoolismo e seus effeitcs moraes.-Exemplos sobre o alcoolismo, ao al– cance da comprehensão dos meninos, de modo a incutir no seu espírito o horror por esse vicio. Instrucção dvica.- Sociedade.-Patria.-Patriotismo.-Abnegação cívica. -Bandeira, armas e hymno n.1cional.-Datas nacionaes.-Os grandes homens da nossa historit .-Estrangeiros e nacionaes: deveres mutuos.-Egualdade.– Liberdade.-Fraternidade.-Necesidade de governo, exemplificando-se com a direcção da casa da escola, da cidade, etc.-Governo republicano, sua ascen– dencia sobre as demais fórmas de governo.-Governo do Brazil.-Ligeira noticia sobre as bases do nosso systema de governo. O pofessor no desenvolvimento que der a este programma procurará sempre exemplos na historia patria, dando ligeira noticia sobre os protagonistas dos fac– tos a que fizer referencia e n1lo perderá o ensejo para despertar o patriotismo do menino incitando o amor á Patria e á Republica,

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