PARÁ. Governo do Estado. Decreto n° 821 de 10 de fevereiro de 1900 - Approva o Regimento Interno das Escolas Publicas do Estado e Programmas de Ensino . Belém: [S.n.], 1900. 29 p.

-28- Desenlzo Exercícios em cadernos e reproduzidos no quadro preto. Geograpkia Definição e divisão da Geographia. Idéa da terra e sua forma. Definições -., dos accidentes physicos em geral. Divisão dos oceanos. Idéa geral das cinco par- tes do mundo, especialisando a America do Sul, o Brazil, o Pará e a localidade da séde da escola. Pontos cardeaes e collateraes. Meios praticos de orientação, tomando como exemplo o predio do grupo escolar ou da escola-modelo. CURSO MEDIO PRIMEIRO ANNO Leitura Leitura interpretativa. Manuscriptos. Recitação de prosa e verso. -Os livros devem constar de assumptos uteis e ao alcance da intelligencia dos alumnos : narrações moraes, factos historicos, fabulas apropriadas em prosa e verso, escriptos sobre hygiene, economia, agricultura, sciencias naturaes, etc. Escripta 19 Desenho das maiusculas em ponto grande, sobre papel quadriculado. 29 Cursivo. Observações:-!'? O typo das maiusculas adaptado no ensino deste euros deve ser o mais simples possivel-2'? O objecto da licção será sempre exposto no quadro preto. O proprio professor procederá depois á correção individual dos ca– dernos. Arithmetica Recapitulação do ensino anterior. Reducção de fracções ao mesmo denominador. Simplificação de fracç9es. As quatro operações sobre fracções ordinarias. Minimo multiplo commum dos nume– ros. Transformação de fracções ordinarias em fracções decimaes e vice-versa. Princípios geraes sobre fracções decimaes. As quatro operações sobre fracções decimaes. Systema metrico decimal, definições geraes sobre as principaes medidas, seus multiplos e sub-multiplos. Conservação e comparação das medi·las do syste– ma metrico ás antigas ainda em uso. Exercícios praticas no quadro preto sobre as principaes medidas de systema metrico. Divisil:,ilidade dos numeros; principaes cara~teres da divisibilidade dos nu– meros,

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0