Decreto 1.632 - Baixa Novo Regulamento para Escola Normal
_., -· 19 - / mento physico e mental será precisamente apreciado; molestias infantis- e sua prophylaxia. A seguir, como complemento de preservação do futuro da creança, o profes~or falará da hygiene escolar, a começar pelas escolas maternaes e jardins da infancia. Essa parte terá de abranger o seguinte : hygiene do edifício e mobiliaria escolares; cuidados com a leitura e com a escripta; desenvolvimento physico e psychico do esco– lar; normas a observar na educação physica e intelle– ctual da creança; educação na escola e formação de habitas sadios; escolar são e escolar anormal; educa– c;ão dos anormaes; doenças do período escolar e obras de preservação escolar. A terceira e ultima parte do curso finalizará com elementos geraes de epidemiologia e meios de prophy– laxia contra as doenças contagiosas. Passadas estas em revista, o professor insistirá mais detidamente no assumpto de combate e preservação de males, como verminoses , paJudismo, tuberculose, lepra, siphilis, cancer e outros. que constituem flagellos da humani- ,.dade e interessam ao nosso meio. Cumpre tambem não esquecer a prophylaxia das intoxicações produzi– das sobretudo peln alcoolismo, facto de degenerescen– cia a prejudicar fundamentalmente o futuro de qual– quer raça. Z) Psychologia Pedagogica, Didactica e Historia da Pedagogia. - Estudar-se-ão na psychologia noções geraes dessa disciplina applicadas á educação. Serã posto á evidencia o parallelismo psycho-physico, estu– dando-se os phenomenos da vida mental superior e o problema psychologico da vontade. Considerada cui– à~dosamente _a personalidade, intentar-se-á a pedago– gia das eI?oçoes, das inc1inações pessoaes, sociaes e moraes. visando-se, destarte, com afinco a educação do caracter individual. ' Na historia d~ pedag-ogia , o professor ministrará o estudo surnmano da educação na antiguidad d d d . d e. na e ~- e me ia e_n_a mo erna, salientando. neste ultimo ~~nod?, os ~ais im~ortan~es systemas e direcções. Na mdac t1ca, t1atar-se-a da sc1encia e pratica da educa - S d ,,,,, . . . , çao en o que 1 • " m:1mell'a "en e sera (lada a parte theori ' ca, que_compr~henderá, em svnthese, os princi io - educaçao phys1ca, intellectual e moral e na P s ela , segunda
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0