Decreto 1.632 - Baixa Novo Regulamento para Escola Normal
1 li l - 17 - methodo experimental, iniciando-se intuitivamente pelo estudo dos conhecimentos ~a chimic~ geral e_ suas leis notacões chimicas e doutrma atom1ca, segumdo– se ~m estudo mais particularizado de metaes e metal- 1oides e seus compostos, até as noções geraes ou ele– mentares de chinüca organica. Os exercicios praticos no laborator io da Escola ·serão constantes e feitos sem– pre em correlação continua com os assumptos theori– cos tratados em aula. Nessa pratica o professor apre– ciará o escrupulo nas observações dos seus alumnos, frisando sempre ~ue a probidade é o requisito essen- cial das investigações scientificas. j) Historia Natural. - O ensino desta disciplina objectiva transmittir aos a1umnos o conhecimento dos séres animados· e inanimados através das suas cons– tantes transformac;ões e em face das intimas relações que mántêm entre si. Para corresponder. 1>orém. á fi – nalidade é indisoensave1 se faça em contacto directo com o mundo objectivo, de modo que á observação dos escolares se desenvolva de accôrdo com o prpprio ra– c·ocinio perante a harmonia da natureza. O ensino será desdobrado na t erceira serie do Cur– so Preparatorio e Nimeira serie do curso Especial, abrangendo em ambos uma parte de zoologia. outra de botanica, e uma t erceira de mineralogia e J:)'eologia. Se– rão dadas nocões de biologia : cellula . tecidos vegetaes e animaes. Morphologia e physiologfa dos vegetaes. Physiologia animal : funcções de nutrição, de relação e de reprodução. Complementarmente, noções de clas– sificação zoologica, com estudo mais particulariza<1o dos vertebrados, especialmente mammiferos. Na clas– sificação bot:3-nica serão estudadas as especies mals communs e interessantes da flora sul-ame:ricana bra– sil.e~ra_ especialme;1te; de~tacando-se as especie; que mais mteressam a h istoria economica da Amazoma t~es como ~ castan~a , seringueira, <:_acau , guaraná: f1~Jras. arvores oleagm?sas..:. etc. Noçoes de mineralo– gia , estudo da crystahzaçao; desig-nação das espec· · 1 ·f· - · 1es mmer~es, e e ass11caçao. Sem subtilezas, o professor t~atara, opportunamente, da anatomia e da physiolo. g~a humana. fa_zendo um ~studo summario da osteolo– g-1a, da myolog1a, dos orgaos locomotores e assi apparelhos respiratorio, circulatorio e ctin-estivo Nm ~os 0 . oçoe
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0