Decreto 1.632 - Baixa Novo Regulamento para Escola Normal
ti) Mathematica. - o ensino da mathematica · comprehenderá arithmetica, algebra e geometria. ? ensmo de Arithmetica será ministrado I\ªS tres pri– meu·as series do Curso Preparatorio. Começará pela pratka dos calculas mentaes, habituando-se, assim! o 8.lumno á segurança e ao desembaraço nas operaçoes numericas. Em seguida, virá o ensino das fracções que será feito , a principio, intuitivamente, pelo fracciona– mBnto de objectos ou de grandezas geometricas. Divi– c.; ibilidade, numeras primos, decomposição em factores. m. d. c., m. m. c. , serão explicados com o cuidado ne– cessario afim de evitai: a mecanização dos processos. Nu t erceira serie, o ensino de arithmetica será theorico, visando a justificação das regras praticas, estudadas Das series anteriores. O ensino de Algeb1~a será minis– t.raclo na 1 ª serie do Curso Especial e· começará pela noqão de numeros qualificados, dada sob o ponto de vi<:t a concreto. com a medida de segmentos dirigidos e de outras g~ndezas mensuraveis em sentidos oppos– tos. A esta noção seguirá o estudo das operações com numeres qualificados, antec-edida da respectiva regra de signaes. Da resolução de problemas simples de Ari– thmetica surgirá a noção de equação de primeiro grau, de uma incognita. No estudo de algebra, será adapta– do, de inicio, -0 uso das formulas para 'bem fazer com– prehender ao alumno que, pela linguagem algebrica, - podemos exprimir as relações existentes entre as grandezas . A seguir, far -se-á o estudo graphico das funcções, discussão das raízes das equações dos 1 ° e 2° graus, interpretação das soluc;ões negativas, etc. O en– sino da Geometria, na 2ª serie do Curso Especial, será, em comeco, intui.tiva e experimental, considerando so– bre tudo que se tem em vista familiarizar o alumno r.om as idéas fundamentaes deste ramo da mathema– t ;~a concreta. O professor guiará o alumno. no estudo ?e g~ometria , de manPira a ficar em condições de tirar 111 ~ ~0 2.s das relações descobertas, sentindo por si mes– ;o, a ,necessidade de demonst racão rigo;osa. Proce- Pr-se-a ao estudo rleduct ivo da d eometria fazendo-sP ~~ t,ir O aue Rignific8- urna demonstracão. {i~ axioma , tnPn:?<;tuJ ado, etc. No estudo dR geometria a tres di– - ces , a feição Jogic,a 00de ser ·menos accentuada que na geomet ria plana . Na ultim1:1 ph a;a:e, 0 professor
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