Decreto 1.632 - Baixa Novo Regulamento para Escola Normal
- 22 - talidade e mortalidade infan lil; hygiene do re~em· nascido e do lactante: noções anatomo-phys10] 0 • gicas da creança; cuidados com. a alimen taçao, dentição e ludo que se relacione aos bons hahilos hygienicos da creauça, cujo !esenvol– vimenlo physico e mental serâ prec1same1:tc apreciaJo; moleslias infan ti s e sua prophylaxrn . A seguir, como complemento de preserva– ção do fulu ro da crcança , o professo r falará d_a hygicne escolar, a começar pelas esco las ma_tei– naes e jardins da infancia . hssa parle lera de abranger o seguinte : h ·p;iene do dificio e mo– biliari o e ·colares ; cuidados com a lei lura e c<;>m .a cscripta; desenvokimen lo phvsico e psycht: 0 do ,escolar; normas a observàr na educaçao physica e inlcll cclna l cta creanç-a; educação 11 ~ escola e formação de hahilos sadios; escolar são e escolar anorma l ; educação dos anormaes; doenças do pcrioúo l'Scola r e obras de preser– vaçào escolar. . ler •eira e ultima parle do curso fina!iza• ra ~om elementos geraes de rpidcmiologw e rr_1c1~s d\ prophyl.:ixia cont rn a docrn~as conla·_ ~10~a~ .. l as~adas . estas e111 rcYisla, 0 professoi ins1sl1ra .mais de~1damente 110 assumplo d~ com– bale ~ p1escrvaçao de males, como vermmos s, paludismo, tuberculose, lepra , sYphilis, canccr e outros, que const ituem Jlarrellos· da humanidade . b e !nlcres am ao nosso mei o. Cumpre tam~c~t nao es_qnecer a prophylaxia da s intoxica~ocs, produzidas so~reludo pelo alcoolismo, factor de dc~encrescenc1a a prejudicar fundamcntalmcnle o 1ul~1ro de gualquer raça. . J) ?~ 1 !Jsica.-o ensino de Physica lem por fi~ 1 1. 1 ~n 1 slrar aos alumnos O conhecimento sc1en l1ft co dos _pbenomenos physicos, facullan· do-lhe~ os cns111_amentos indispensaveis á con~– preensao das leis naturaes, por meio da pral1 · ca do melhodo experimental. O professor iniciará o curso mostrando an· t~ d~ ludo como se observam os phenomenos 1 iysicos, como se consegue reproduzil-os sepa· radarnent · · duze e ou s1mu1taneamcnte, como nos in– cc rn 3 formar do mundo objcclivo uma con· u~~,,~ 1?r 1 loni_ca. Ta l ensino, além de mar~ar n ro( ucçao neccssaria ao de .'ciencias
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0