Decreto 1.632 - Baixa Novo Regulamento para Escola Normal

- 18 - exposição dos assumptos aó aspecto restricto _a qualquer dessas sciencias, porquanto é mais aconselhavel que elles sejam desenvolvidos e concatenados pel as suas correlações in timas ~ pelas associ ações logicas que despertam. Te1:a assim o caracter ed uca ti vo, como o exige a fi– nalid ade do curso secundario fund amen ta l, compreendendo mais os aspectos de conjuncto do que os de minucia que serão r eservados aos estupos technicos o profi ssion aes. O ensino será sempr e fe ito pela ap resen– tação directa dos factos, pela inducção e d~– mons tração experimen tal das leis e p e la ver1 · fi cação das propriedades e dos r e~ultados p r e– v iamente descri ptos e ass ignalados, em aul a, pelo professor e, nos exer cici os pr atica s, pelos alumnos. Os exercíci os individu aes são impres– cind iy-e is ao conhecimento dos phenome_nos phys1cos e naturaes, mas convém n ão seJam e1:11 numero excessivo, nem dependam de me– did as, que cor respondam a uma idade 111 en ta l mais aya_nçada; devem an tes r estringir-se . a factos t1p1_cos e adequados a verificações face1s, que perm1ttam uma apreciação ger al do as– sumpto, ou se relacionem com phenomenos j á vis tos e experimentados . A exposição dos topicos do prog r amma e a escolha dós exemp los deverão atLender ao criterio da appl icação immediata das q uestões á vida commum, porque são essas as que ma is despertam o interesse dos alumnos. O profes– sor começará expli cando a mate1'ia da lição em li nhas geraes , do modo mais concreto e v isual passivei, servindo- se, pa1·a isso, de gra– v ur as , _di agrnmmas, q uadros muraes , model_os apropriados e qua esquer outros meios de obJe• ctiv~ção do onsino . A exposição será sempr e em linguagem usua l e accessivel com caracter <'\es_criptivo mai s pi tto rosco do que for_mal a lurntado o Yocabulario teclrnico e scientif1co ao e~trictamen te necessa ri o á acqui sição do conhe • cimento a mini strar . O professo1' nassar á, em seguid a , á c~e~11ons t ração expe~' iment a l, se passive~ . no :~so, roco n endo a appardhos e cli spos1t1vos 1111 Pl e • as mais das vezes improvisados na

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0