Decreto 1.632 - Baixa Novo Regulamento para Escola Normal

entará o ns in o le modo n clal' ao al umn o a synopse da littcra tura d a lingua . d) Mathematica.-O onsino da mathcma– tica, do primeiro anno do Curso Preparatorio ao s egundo do Curso E special , compreende1·á arithmetica, algebra e geo metria, e será mini s – trado simultan eamente , afi m de o a lumno per– ceber a connexão ex istente entre essas tres di sciplina s • Afim ele ess a correlação ser bem compre· endida, adoptar-~e -á , como idéa ce ntenl. a no– ção de funcção, ap r esentada, nos dois primei– ros annos do curso, de mod o intuitivo e des– envolvido, graclativa m.ento nos dema is a nno s, j á sob a form a geome trica , j{i sob a a nalytica. No 1. 0 a nno e no 2. 0 • a expos ição ela materia deve subordina r -se ás e x igencias ela Pedag og ia, de préfe1·encin aos p r in ?ipios pm·amente log icos , tendo-se sempre em vist a o gráo d e des envo l– vimento mental do alumno , ele quem se procu– rará fazer um descobridor e não um receptor passivo dos conhecimentos exJJostos . A memo– rização sem raciocínio, o enunciado abusivo de - definições e regras, o estud o sy tomatico das demons trações jü fo it ns , tudo isso deve set· abolido para que o estudo <'la math e111atica seja racional e proYe itoso. O ens ino de ar ithm e ti ca será minis trado nos tres primeiros annos do Curso . Começa r á pela pratica dc,s calculos mentaes, h abituand o-se, assim, o alumno á segurança e desembaraço n as oper a ções nume, ricas. Em seguida, virá o ensino das fracções, que será fe ito, a prin cipio, intui tivamente, peb fraccionarnento d e objectos ou de gL"an • dezas grometriras . Divisibilidade, numeros primos, decomposição cm factores, 1!1 . d. c., m. m. c., serão exp licados com o cui dado ne– cessario afim do evitar ~ mecanização dos pro– cessos. No 3. 0 anno,o ens1110 de ar ithmetica será theorico, visando á justificação das reg ras praticas es tudadas nos annos ante riores . O ensino de algebra começará pela noção de nu– meros qualificados! dada sob o ponto ele vi$ta concreto, com a medida de segmentos dirio-idos e de outras g randezas mensurave is em sentidos oppostos . A- es ta noção segui r á o estudo da&

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0