Actos e decisões de 1910

.. - 1 53 - DesenlJo.-Descoho. a lapis, de objectos. plantas copiados do n:uural. Desenho~ <lecor,1ti\·os si mpk,,. de .1ppl ic.1çào inclustri.tl . Trahalhos rnaunacs t' de a!Julha ( l' ,1rn ,, s,,x,i / emi11i110). - Costura branca: toalhas, fro nhas, lenços ~ a\'l'ntaes. Remendos di\·ersos. Pomos russos e <le ornamentos. Pontos de marca , h:tras e nomes . . . G~m uitsti ,a cscular.-1.·• p,trtc :- Rt.:capitula,;ào do programma anterior. Exc-rdcios de distensão dum braço verticalmente, emquanto o outro fica pendente. (Variar este exercício altérando as posições anteriores). Movimeu/o de cabeça : 1 . 0 rotação da cabeç:. á direita e á esquerda (mãos ás ancas); 2. 0 fléxão da cabeça para tras; 3. 0 fléxão da cabeça para tras (com resistência e sobre o apoio das mãos). 2.• parte :-Exercícios para tornar o tronco flexível. Marchas graciosas. CURSO COMPLEMENTAR PIUMJ:mo :\!-<~O l.i11!111a p111·ln!Jn!·za. -l .<> parte: - Revisào do progra rnma anterior. Leitura muito .:!xprcssiva de verso e prosa de bons autores contcmpo– ritneos, em que o :ilumno deve primar pela gradação nos valores da pontua– c;iio e rigorpsn clareza na dicção. 2.• pane: - Ex,.,-ririt, ornl.-Est udo ,1brl'vi:1do J as principaes figuras de metaplasmo. Da composição da , palavras;-radicaô e alti xos. Noçõe~ sobre as yozes activa e passiva dos \'erbos;- conjugaçào peri– phrásrica. Noção de grammátic,i: ou exposição 111ethóc/i.;n dos fac tos dn linguagem. Explicações sobre a divisão da grammática : phonologia ou tratado dos sons; mo1phologia ou tratado das fórma s, e syntnxe ou tratado da frase. Estudo particu lar da s_,·ntaxe. Proposição composta, seus elementos e sua classificaç:io. Emprego, das preposições: 11 . dr, rm, p()r, pnrn, co111, nas suas funci;,ões \\· ntátic,1 s. · 3.• pane: -Das pa rticu laridades de syntaxe relativas a diversas partes do discurso: adject1vos, pronomes, ~,erbos, advfrbios. ,t.• p~rte:-Dictados de trechos suffici entemente longos de bons e. cri- ptores. C0mposição para formação do estylo: pequenas narrativas. Desenvolvimento do sentido de trechos lidos etc. 5.• p~rte:-Recitação de poesias e scenas dramáticas de bons autores . • • •

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0