A Instituição publica sob a administração do Exm. Sr. Dr. José Paes de Carvalho - Governador do Estado
- 29 - Par btg2tez Divisões e difin icões geraes da Grammatica. Estudo desenvolvido da phonologia e da taxeon~mia. Analyses phonolog1ca e taxeonomica, nos limites dos conhecimentos dados ao alumno. Geographia Recapilulaça.o d~ maleria ensinada no 2 <;> anno do curso elementar, em es– tudo mais desenvolvido. Geonietr ia Definições. Corpo3, superfície, linha e ponto. Linhas em geral. Posição da linhas. Angulos. Representação graphicn. Desenho a mt\o livre , em cadernos, com reproducçt\o no quadro preto. .lnstrurção moral e c1v1ca h1slru c(/Jo 111orol. -Desenvolvimento da materin abaixo referida po1· meio de historietas, lidas pelo menino 0 11 relatadas pelo me,tre e commentadas por ambos, de ob. ervações de factos passados, de qualquer assumpto que se pr~ste ao fim do programma , no e tudo das demais disciplinas, de modo que os menmo e compenetrem devidamente das lições bebidas na escola : . Familia.-Amor de pae.-Amor de màe. -Papel de ambos no se10 da fatti – lia.-Deveres dos paes para com os fi lhos e vice-versa.-Deveitos dos pais sobre os filhos e vice-vtrsa.-Amor fraternal.- Deveres de irml!.os.-Parentcs e ami – gos.-Deveres para com os famulos.- Protecção aos animaes.- Sociedade ::iro – tectora de animaes.- Relações entre a fam ilia e 11. sociedade.-Vicios e virlu – des.-0 alcoolismo e seus efleitc s moraes.-Exemplos sobre o alcoolismo, ao al– cance da comprehensão dos meninos, de modo a incutir no seu espirito o horror por esse vicio. Jnstr ucção riv ica .- Socit:dade.-Patria.- Patriotismo.-Abnegaçl!.o c1v1ca. - Bandeira, armas e hymno nacional. -Datas nacionaes. - Os grandes homens da nossa historit .-Estrangeiros e uacionaes: deveres mutuos.-Egunldade.– Liberdade.- Fratern idnde.- ccesidnde de governo, exemplificando-se com a direcçl!.o da casa d~ escola, da cidade, etc.-Governo republicano, sua ascen– dencia sobre as demais fórmas de governo.- Governo do Brazil.-Ligeira noticia sobre as bases do nosso systema de governo. O pofessor no desenvolvimento que der a este programma procurará sempre exemplos na h istoria p~tria, dando ligeira noticia sobre os protagonistas dos fac– tos a que fizer referencia e Mo perderá. o ensejo para despertar o patriotismo do menino incitando o amor õ. Patria e á Republica.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0