A Instituição publica sob a administração do Exm. Sr. Dr. José Paes de Carvalho - Governador do Estado
até as dizimas periodicas, fazendo durante o curso uso habitual do calculo mental e do methodo de reducção á unidade; tratará das proporções e suas applicações, progressões e logarithmos ; o estudo da algebra elementar deverá ser condu– zido até as equações do 2. 0 gráo a uma incognita; o estudo da geometria será dado com o desenvolvimento usual relativo á igualdade, á semelhança, á rectifica– ção da circumforencia, avaliação das areas e dos volumes, com abundantes appli – cações praticas, das secções conicas, com o traçado e princi paes propriedades das curvas correspondentes. V.) A physica e a chimica se reduzirão ás modestas proporções de um curso elementar reali savel em limitado periodo de tempo, em que se salientarão apenas os pbenomenos mais correntes dos diversos ramos da physica, e a; leis fun– damentaes da chimica, com o estudo dos principaes metalloides, dos met11es, e dos compostos mais vulgares e de maior emprego na vida pratica e noções per– functorias de chimica organica. VI. ) A historia natural, semelbantemente, será circumscripta, na botanica e ~a zoologia, ao estudo geral dos orgãos e apparelhos, ao estudo da vida vege– tntiva e da vida animal, seus phenomfoos e propriedades fundamentaes, e conse – quente systematisação de suas grandes leis, a traços geraes. N a mineralogia res– tringir-se-á o respectivo docente aos principaes systemas crystallograpbicos, aos principaes processos de analyse e suas applicações aos mineraes mais vulgarmen– te conhecidos. Para cada reino só será dado um typo de classificação, limitada ás grandes divisões. VII. ) No ensino da geographia o intuito fundamental será a descripção me– thodica e racion al da superficie da Terra, por meio de desenhos, na pedra e no papel, copiados mas nunca trasfoleados, e de memoria, das cinco partes do mun – do, dos paizes da America, espei:ialmente do Brazil, com a accentuada preoccu– pação de se evitar minucias, momenclaturas extensas, dados estatisticos exage• rados e tudo quanto possa sobrecarregar a memoria do alumno ou não exercitai-a com real proveito, quer no estudo da geographia physica, quer no estudo da geographia politica e do ramo economico. No 1. 0 anno for-se-á o estudo da ge?graphia em geral; no 2 . 0 da chorographia do Brazil; e no 3. 0 da cosmogra– ph1a. VIII.) O estudo da cosmographia limitar-se-á á exposição das suas leis fun – damentaes de modo verdadeiramente elementar e tanto quanto possível intuitivo. IX. ) Na historia mencionar-se-hão, com rigoroso cuidado de jamais descer a miaudencias, os acontecimentos políticos, scientificos, litterarios e artísticos de cada época memoravel; serão expostas as causas que determinaram o progresso ou o estacionamento da civilisação nos grandes períodos historicos, apreciados os homens extraordinarios que concorreram para as revoluções beneficas ou perni– ciosas da humanidade, mormente os da Arnerica e sobretudo os do Brazil, agru– pando-se em torno desses vultos os factos característicos elas phases em que do– minaram o espírito publico, devendo ser principal preoccupação do programma e do ensino, na historia patria particularmente, instituir-se a historia verdadeira– mente educativa e vivificadora do sentimento nacional. . X.) O desenho, no plano geral de estudos, deverá figurar como perfeita linguagem descr'ptiva, de sorte a ser utilisado corno instrumento prestadio de c?mmum trans_missa.o de concepções e idéas concretas. O curso, começando por simples combinações lineares deverá proseg·• ir mediante a mais rigorosa grn – d~çi\o. Todo o ensino , tendo por fim educa; no alumno lance de visto ra– p_ido e seguro, desenvolver nelle o sentimento das formas e das proporções, deve– ra ter J)Or base a morphologia geometrica. As fo1mas convencionaes, attenta sua regulan?ade, hão de preceder ás naturaes, que a.o irregulares. As fórmas natur?es, que se tiverem de desenhar, hão de ser primeiramente reduzida!, ás geometricas em ~ue se basearem. A percepção ha de .:ireceder á execução, sendo vétlado que .
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