A Instituição publica sob a administração do Exm. Sr. Dr. José Paes de Carvalho - Governador do Estado

,.. ,, \ J on o estacionamento da civilisação nos grandes periodos historicos, apreciados os homens exlraordinarios qne concorreram para as revoluções beneficas ou perni– ciosas da humanidade , mormente os da America e sobretudo os do Brazil, agru– pando-se em torno desses vultos os factos caracteristicos das phases em que do– minaram o espírito publico, devendo ser principal preoccupação do programma e do ensino, na historia patria particularmente, instituir-se a historia verdadeira– mente educativa e vivificadora do sentimento nacional. X I. ) A logica, no seu domínio real e formal, restringir se-á ao estudo ele– mentar da marcha effecti va ~a intelligencia humana no descobrimento, demons– tração e transmissã0 da verdade, e ás leis in va riaveis que regem os phenomenos intell ecl uaes; comprehendendo : meditação inductiva, medi tação dednctiva, clas – sificação <las scienci ns e methodos correlntivos. XII. ) O desenh , no plano geral de estudos, deverá fignrar como perfeita linguagem descr ptiva, de sorte a ser utilis/\do como instrumente prestadio de commnm transmissão ele concepções e idéas concretas. O curso, começandr> por si mpl es combinações lineares, de verá passar, mediante a mais rigorosa gradação, á copi, expressiva , á mão livre, de desenhos executados na pedra pelo profossor á execução do desenho dictado, d<! desenhos de memoria e de invenção, ao de– senho de modelos naturaes ou em relevo. Todo o ensino, tendo par fim educar no al umno lance de vist I rapido e seguro, desenvolver nelle o sentimento das fonnas e das proporções, deverá ter por base a morphologia geometrica. As formas conven :ion3es, ntte nta sua regularidade, hão ele ·preceder ás na– turaes, que são irregulares. As fórmas naturaes, que se ti verem d~ desenhar, hão de sl!r prim eiramente redu lirla, á; geomctri cas em que se b1se:1rem. A per– c epção h.1 de prece-ler á execução, sendo védado que o a lumno comece a clesenh.ir qua lquer objecto ou modelo, antes els o ter estudado em sua totalida – d e e nas su as partes compnrnndo-as en trn ~i. O en, ino ela perspectiva deverá en– trar a proposito, ele modo elementar e intuitivo e em uma escala rigorosamente gr.iduada. O curso deverá finalisar pela pratica cio desenho projectivo, precedida da resolução graphyca cios mais simples problemas de geometria descriptiva. Assim, o primeiro anno deverá comprehender : desenho ·á mão lí vre com ar plicação especial ao ornato g~ometrico plano; o segundo: estudo dos solidas geometricos acompanhado dos princípios praticas da execução das sombras e or– natos em relevo; o terceiro : desenho linear geometrico, elementos de prespecti– va prati ca á vista; o quarto: elementos de desenho geometral ou da representa – ção real dos corpo,. Xll l.) As aulas ele revi,ã0 da rnath~matica, (pelo lente de rnecanica e as– tronomia) , da grngraphia e de phy-ica ~ cbirnica uo 6° anno versarão sempre sobre as~nmptos, e principalmente questões praticas correlativas, iocluidos nos programmas dos annos ar..tcriores. CAPITULO II DOS EXAMES, TITULOS, PREMIOS E REGALIAS Art. 9- Encerradas as aulas do Lyceu em 1° de Outubro, começarão Oi exames do curso, que serão ele promoções successiTn. e <le madureza. SECÇAO I EXAMES DE PROMOÇÕES Art. 1o.- Os exames de p romoções se realisarão perante commissões consti· tµid as dos lentes de cada anno, sob a presidencia do mais antigo._ •

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