A Instituição publica sob a administração do Exm. Sr. Dr. José Paes de Carvalho - Governador do Estado

,-8- e por judiciosa escolha de problem"as graduados da vida commum. De ac– cordo com taes preceitos o respecti,·o docente fari, uo primeiro anno. o esl udo da arithmetica abranger o systema decimal de numeraçao, as operações sobre uumeros inteiros e fracções, as tr,rnsformações que estas comportam, até as di zi mas periodicas, fazendo durante o curso uso habitual do calculo mental e do me1hodo de reducção á unidade; no segunr\o anno, tralar:í. das proporções e suas applicações, progressões e logarithmos; o esUdo da algebra deverá ser ahi !e,•ado • até as equações do r• gráo; no terceiro anno cumpletará o estudu da algebra ele– mentar, e o outro docente dará a geometria com o desenvolvim_ento u~ual rela– tivo á igualdade, á semelh1nça, á recti ficaçao da circumferenc1a, ava\Jaçao das areas e dos volumes, com abundantes applicações praticas e fa rá alternadarr:ente o estudo da trigonometria; no quarto anno, encarregar-se-á do desenvolvim~nto da algebra no estudo do binomio de Newton, princípios gemes da cumpos1ção <las equaçõeSII! sna resolução numerica pelos rnethodos mais si mples, e, portanto, mais praticos; levará o estudo da geometria a abranger o das secções conicas, com o lraçado e 1,rincipaes propriedades das curvas correspondentes, e fará o estudo da trigonometria rectilinea, sempre com o escrupuloso cuidado de tornar frequen– tes as applicações e a pratica dos log:irithmos, iniciada no segundo a nno e desen – volvida no terceiro. V.) Com os recursos da mathematica até então estudada, na meca ' Íca sa lientar-se hão as leis geraes e regras fundamentaes que constituem a doutrina elementar desta sciencia. \'!.) A astronomia limitar-se-á á apreciação do espectarnlo _diario do céo, suas variações fundamentaes, meios geraes de observações e pnnc,paes factos do dominio da geometria celeste, expostos de morlo verdadeiramente elementar e tanto quanto possível intuitivo. VII,) A physica e a chi mica se redusirão ás modestas proporções de um curso secundario, realizavel em limitado período de tempo, em que se salientarão apenas os phenomenos mais correntes dos d iversos ramos da physica, inclusive da a1eteorologia, suas leis, e a; fundamentaes Ja chimica, com o estudo dos principaes me~alloides_, dos metaes , e dos compostos ms.is vulgares e ele maior emprego na v1d'l pratica e noções perfunctorias de chi mica organi ca. VIII. ) A historia natural, semelhantemente se!':i. circumscripta, na botanica e !;ª zoologia, ao e~tudo geral dos orgàos e app;relhos, ao estudo da vida vege – tativa e da v1da_a111mil, seus phenom~nos e propried i<les fundamentae,, e ~one– q~en_te sy~tema:1s~çao de su?.s grandes leis, a tra~os geraes. Na mineralogia es– tn_ng1_r se-a o respectivo d Jcente aos principaes systemas crystallographicos , aos pnnc1pae~ processos de analyse e suas applicações aos mineraes mais vulgarmen– te conhecidos. Ptlra cada reino só será dado um typo de classi~caçi'IO, limitada ás grandes divisões. I_X.) No ensino da geographia o intuito fundamental será a descripção me– thodica e racional da superficie da T erra, por meio de (k senhos, na pedra e no papel, copiados mas nunca trasfoleados, e de memoria, da cinco partes do mun– do, dos paizes da Arneri ca, especialmente do Brazil, e dos da Europa, com a accentuada preoccupação de se evitar minucias, momenclaluras extensas, dados estatísti cos ex agerados e tudo quanto possa sobrecarreg~r a memoria do alumno ou nào exercitai-a com real proveito, quer no estudo ela geogr, phia phy– sica, quer no estudo da geogrnphi , política e do ramo economico. No 1° anno fa r-se-á o estudo da geographia physica, particularmente d ~ Brazil; no 2• da geographia política em geral e em particular do Brazil; no 3• da chorographia do Brazil propriamente rlita. X . ) Na hi toria mencionar-se-hão, com rigoroso cuidado• de jamais descer a mi nudencias, os acontecimentos políticos, scientifrcos, litterarios e artísticos de ca·Ja época memo:avel ; sera.o expostas as causas que determinaram o progresso

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0