O Liberal: jornal da amazônia. Edição n° 22.572. Terça - feira, 06 de fevereiro de 1990.
O toque dos otoboques deu lnlclo ôJ danças em homenagem ô lemonjõ lemanjá novamente recebe homenagens de seus "filhos" no candomblé Muita gente não sabe, mas Iemanjá ganha duas ho– menagens em menos de dois meses. A primeira acontece sempre no dia 8de dezembro, data em que a comunidade católica comemora ossa Se– nhora da Conceição. A segun– da é realizada no dia 2 de fe– vereiro, que para os católicos é o dia de Nossa Senhora das Candeias. ' A casa foi enfeitada com flores naturais e artificiais Aprimeira homenagem é prestada pelos umbandistas. A segunda é realizada pelos adeptos do candomblé, culto de origem africana e conside– rado como a religião dos ne– gros ioruba, na Bahia. Neste sincretismo religioso, sobram as concepções dos rituais e cultos afro-brasileiros sobre a apresentação da figura de Ie– manjá. a umbanda, Ieman– já é uma mulher branca, cor– po escultural, longos cabelos negros, que aparece sobre as ondas do oceano. No candom– blé ela é Yemoja. A denomi– nação provém do dialeto afri– cano de Orubá e quer dizer "mãe dos peixes". mento com Olofim. Mesmo assim, mantinha um relacio– namento com Ogum. Revolta– do com a infidelidade da espo– sa, Olofim mandou persegui– la na região oeste da África , para onde fugiu depois de uma revolta com o marido. Conta a tradição do candom– blé que, antes disso, Yemoja recebeu das mãos do pai dela, Olookum, uma garrafa que ela deveria quebrar quando estivesse em perigo. Com me– do de ser encontrada pelo ma– rido, ela quebrou a garrafa. Para partkipar da festa, todos os "filhos" vestiram r;oupas brancas Neste momento, Yemoja se transformou num rio, por isso é considerada a deusa das águas. Diferente da concepção figurativa adotada pelos um– bandistas e mais conhecida pela população brasileira, Yemoja era uma mulher ne– gra, gorda e com seios fartos, por isso tornou-se o símbolo da maternidade. Em Belém re", onde a festa começou às 11h30. A comemoração não durou mais que uma hora. A preparação começou cedo. A casa foi decorada com ílores artificiais e naturais nas co– res branca e azul e banhada com água perfumada. O to– que dos atabaques deu início à dança do candomblé emba– lada com cantos em dialetos africanos. Depois da dança, o ritual terminou com a coloca– ção dos pratos de comida à base de milho, peixe, arroz e camarão. Para participarem da festa , os membros do tem– plo tiveram que vestir roupas brancas, seguindo o ritual do candomblé. Segundo a tradição do candomblé, Yemoja é filha de Olookum com Orumilá Lasé, nascida na região de Yorubá. Ela teve 10 filhos de um casa- ~ 6cua perlumodo nlo poderia faltar na homenacem ao orid feminino Poucos templos do can– domblé festejaram o dia 2 de fevereiro, em Belém. Um dos que comemoraram a data foi o babalorixá Hyder Moraes Lisboa, que coordena o tem– plo "Ylê Unzó Dy Babá Xi- m~:::1 -_::-= ~~1 !li E-•· tA~A ~ll~A ESTIVAS E MIUDEZAS EM GERAL BEBIDAS• LATICÍNIOS FUMOS ATACADO E VAREJO TEI..: 225 •2 93 Av. Bernardo Say~o, 14~6 - Belém - Pa, á CURSO TEOREMA · O único especializado na Qn>a de Ciências Exatas e Naturais. • Há S anos o maior mdice de aprovacão · D1recão e Coordenação: Prof- GUR{ÀO · Em 1990 tunnas para o vatibular, escolas militares (AFA e CIABA) ~ turma especial paro o 2!' ano. Rua dos Mundurucu5, 3824 - Fone: 229.3624 "AGAS Llmltad1ulmas. 1111--~~1 ~ecursos,, , 1/umonos trelnomen/o ~ Temos os mel/>ole,- pro-losionod--no-,-o-,eos-de_Admlnis __ rroç_ôo_de~ Ern,xe,o. Ps!cOIOQio. Soc'°"'Q,O. Medicino e 5egl.ronço do Troboiha Reallzamos para sua Empresa: --– Trabalho de recrutamento, SELEÇÃ::_JE TREINAMENTO DE PESSOAL. CONSULTE-NOS .-. -. -- '-__-_ ---.:....:::.::=========::=..J RHT · Av lit,1111 Bitttncourt, n• S60 • foot.; 114-1918
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