O Liberal: jornal da amazônia. Edição n° 22.570. Domingo, 04 de fevereiro de 1990.
.-----------,1 automóvel O UBERAL . PEÇAS E ACESSÓRIOS ~ origmldo~a 1 ~ i1 1 M Mtfil!J NCz$ 1.000,00 /n/MTM<Íiório originalp/Manza SikncioJO originalpK},Mfte NCz$ 1.200,00 . NCz$ 1.000,00 cJ/16/lf AUTO ESCAPAMENTO LTDA. MATRlt: Ru• CHpa, Yl,i,ui, 514 · T•l.1 22J.J717 •m trente ao MW.t,rto d• fuenda Mercadão Peças ePneus IRMÃOS TEIXEIRA LTDA "ONOME JA DIZ TUDO" AV. SENADOR LEMO 1541 PONE: 224-5044 • PEÇAS, ACESSÓRIOS, ESCAPAMENTOS E LAVA.JATO PRECOS DE INAUGURAÇAO R. dos :\fundurucu.s. próximo é 14 de Março CAPOTAS DE FIBRA ----BELFlBER---- • CAPITTAS PARA PICK UP • CAIXAS D'ÁGUA • MÓVEIS PARA P ISClNA • CO SERTOS EM GERAL • TEC OLOGIA! QUALIDADE! PONTUALIDADE PRONTA ENTREGAI UMA FIRMA, DE FIBRA! FABRICA E ESCRITÓRIO: 1 AV. 0: 3 ;~:~:!• 764 IIINP MIL TINTAS IVE JÚNIOR • 1udo ,m tintas autumotfras,~IÃ- • , VW., Ford, G.M., Fiar, ,k6nla, ,,,,. • ..._ Mll/J r stus compltmtntos. "'- - • Oflcina para autos - pintura p,rsonall::.ada. mtcânlca, rl,tdc/sta. ,mborracham,nto d, __ , ----·" carrocrrla. -;-o-.- \ - J ii 111-fl1·1-i li◄l!I·- AUTO PEÇAS LTDA. , llliUlWtil00t<I Borg & Beck, NGK. m,p. l',ça.r para autom6v,1$ , sa, Cofap, Mttal/t,•t, camlnhõts, tintas auro– TRW, Albaros, Filtros "!otfras: luxford Po- Mann, JM. ltdura 'lhivesso do, Merds. 228 Fone: 226-3456 Geral: 224-2734 • Telex: (0911 0880 Av Sen Lemos, 1277 - Belém • Pará PAULINO AUTO PB~!S LTDA. @ Posto Paraense Ltda, COf • Venda de 61,os lubriftcanta. 1ndustnau. ~ e ferraii,,u em geral; malttial para limpeza e para ~'I\SV.. embarcações. AV. DR. FREITAS. 1122 AV TAVARES BASTOS. 245 - MARAMBAIA FONE. 231-0004 _____J TEIHONE ÚNICO. BUSCA AI/IOMÁTICA • • 233-0420 • • Presidente da Ford Brasil e os clientes O dr. Luiz Carlos B. MeUo, presidente da Ford Brasil SA, falando ao Editor de Veículos de O LIBERAL, há dois dias atrás em São Paulo, comentou sobre o Sistema QCP que aquela montadora está lançando. Declarou o presidente da Ford Brasil: prestados pelos Distribuido– res Ford. O sucesso desse programa depende do seu perfeito entendimento pelo cliente, bem como dos bene• íicios que ele terá ao preen• cher,com regularidade e exatidão, os questionários ' que lhe serão enviados via correio, da seguinte forma : O primeiro chegará âs mãos do cliente 45 dias após a venda, visando colher opi-. niões sobre oatendimento & a. revisão de enlrega. O segundo será remeti– do 10 meses após a venda, buscando as impressões do cliente sobre os serviços de um modo geral. Candidata ao "carro do ano" "Dando continuidade ao Programa "Qualidade Integrada" e ampliando suas metas, estamos lan• çando, a partir de agora, o Sistema "QCP · Qualidade, Compromisso e Participa– ção". J;; um compromisso que a Ford assume com seus clientes, garantindo a qualidade de seus produtos e serviços a 'partir da entre– ga de cada veículo. Para que o objetivo maiorseja totalmente atin• gido, ou seja, a satisfação plena do cliente, a Ford vem investindo continuamente em instalações, desenvolvi– mento de projetos e produ• los com tacnologia a nível internacional, sofisticados equipamentos e desenvolvi• mento de pessoal, num es– forço que, pretendemos, também seja amplamente continuado pelos nossos Distribuidores, através da prestação deserviços de al– ta qualidade. A participação do Dis– tribuidor Ford nesse proces– so é escencial, no sentido de atuar junto aos seus vende– dores e recepcionistas, a fim de que os mesmos,além de alertarem os clientes a efetuarem as revisões de seus veículos no tempo cer– to, como já o fazem, tam– bém orientá-los quanto a apresentação e objetivos do Sístema ' 1 QCP • Qualidade, Compromisso e Parti– cipação". Eis o fao.de -wle Faus Q.oào com o seu Ol'alÇOdo "desg,• Farus Quadro-outro fora-de-série Sem dúvida que a in– dústria brasileira de car– ros fora-de.série amplia as suas atividades. São dfrigidas ~r empresá– nos com mwws recursos financeiros e 9ue gostam de carros, a phcando con– siderá veís somâs para tornar realidade projews que eles próprios idealizam. Por isso temos o Pu– ma, oMiura,o laSaUe, o Ecetis, BM Foster, Farus e tantos outros. São car– ros com tecnologia avan– fllda e que despertam tnleresse até no exterior. Nesta mini- reportagem apresento o fora-de-série e por isso :!esmih~~~m QUADRO. Leis & motoristas ·Pode-se admitir que a legislação bra– sileira sobre trânsito é completa. Tonto no t~:sei;;~~~ ~~~rn~:at:~to Jai:on;~~ se nota na rotina do trânsito é que deze- ~i~~~:~~~::s~~b~;~ da segurança de todos. A título de conscientização, relaciona– mos a seguir algumas práticas que con– frontam as leís de trânsito e para as quaís, embora não aplicadas, estão prevístas pu– nições que vão de multas até a apreensão da carteira de habilitação. Uso de faróis O uso de faróis baixos, durante a noi– te, nas cidades, é um ato comumente re– pelido por motoristas e até mesmo por guardas de trânsito. No entanto, resolução do Contran de 1968 estabelece, em seu ar– tigo 83, inciso XXI, exatamente oseguin– te, como obrigação do motorísta : ''Manter acesas as luzes externas do veiculo, desde o por-do-sol até oamanhe– cer, utilizando farol baixo quando o veículo estiver em movimento." A regulamentação da lei ainda é maís explícita nesse sentido, quando enfatiza: "Quando tramitar nas vias providas de iluminação pública, manter acesas as luzes externas do veículo e utilizar o fa. rol baixo, desde opor-<lo-sol até oamanhe– cer." Forma de dirigir Entre as proibições impostas pelo ar– tigo 89 da lei, no que se refere ã forma de dirigir, se incluem: "a) fora da posição correta." "b) usandoapenas uma das mãos,ex– ceto quando deva fazer sinais de braços ou mudar a marcha de câmbio". "c) com o braço pendente para fora do veiculo." "d) calçado inadequadamente." . qlJ!lnto ao uso~ buzina, a legislação é mcIS1va nos segwntes casos: "e) quando,sem necessidade e como advertAncia prévia, possa seu uso assus– tar ou causar males a pedestres ou a con– dutores de outros veículos." vess;!' J':~T/gs:~.? pedestre na tra- "g) a pretexto de chamar alguém..." Entre tantas outras irregularidades previstas em lei e nAo coibidas, destaca– se uma bastante comum nas grandes ci– dades, prevista no inciso XVlJ do artigo 89, que proíbe: Por isso, a participação do Distribuidor Ford e a de seus clientes são tão impor– tantes. Através do "QCP - Qualidade, Compromisso e Participação", ocliente terá oportunidade de se comuni– car diretamente com a Fá· brica, revelando suas im– pressões e opiniões sobre a qualidade dos serviços Lembramos ainda que esse sistema também se in– sere na conceituação do já consagrado Programa Dis– tinção Empresarial, que. realizamos anualmente jun– to a toda a Rede de Distri– buidores Ford. Ao integrar-se decidida• mente nesse sistema o dis– tribuidor Ford, estará contribuindo para a satisfa• ção do cliente Ford, e con– seqüentemente, para a melhoria permanente dos seus próprios serviços Outras informações sobre leis e motoristas No artigo 83, que trata dos deveres e proibições aos motoristas, vale desta– car os seguintes incisos, que comumente não são obedecidos e também não são coibidos: "XI - Dar preferência de passagem aos pedestres que estiverem atravessan– do a via transversal na qual vai entrar, aos que ainda não hajam concluído a tra– vessia, quando houver mu– dança de sinal, e aos que se encontrem nas faixas a eles destinadas, onde não hou• ver sinalização". "XVI - Prestar SOCOr• roa vítimas de acidentes". "XX - Manter as pla– cas de identificação do veí– culo em bom estado de legibilidade e visibilidade, iluminando a placa trasei– ra ã noite PARA TÁXI Aos motoristas de tá– xis, o artigo 85 acrescenta os seguintes deveres: "a ) tratar com polidez os passageiros e o público". "b) trajar-se adequa– damente". O artigo "c" só admit.e ~~:i,i:i~~ati~i~: ou quando embriagados. P,)RA MOTO O artigo lr7 trata dos de– veres dos condutores de motocicletas, estabe– lecendo': ''a) conduzir seus veJ.. · culos pela direita da pista junto â guia da calçada; mant.endo-se em fiJa unica, quando em grupo, sempre que não houver faixa espe:. cial a eles destinada", :':; .. ~ r
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