O Liberal: jornal da amazônia. Edição n° 22.570. Domingo, 04 de fevereiro de 1990.

Melon Soares Jr., em palestra com o editor de NAVEGAÇÃO, quando de sua recente passagem por B•l~m " ~t~~y~~ lyrio Sabbá EDITOR GUARDE BOAS RECOROACOES OE UMA VIAGEM PELO RIO AMAZONAS É ILHA 00 MAR Meton: provável ministro dos Transportes no próximo Governo Novos boatos estão corrindo na beira do cais c.,,,.1o,,...,.dt...,,... ENASA --~:: .. - 8ElÉM:Avl'midor1tll>\JOl,4lllllC)!l02Z3Xlll -913:>&4t,/J/t/ MANALJS:RuoMol Oeodoro,6'Ttl,D9'2>2.343478..._92:264-, RIO:Ruo~,J9Sl\403Tel:I021)22291"9/Zl4721i9- Informações chegadas de Brasflia para NAVEGAÇÃO, dão o nome de Meton Soares Jr., como o mais provável pa– ra o Ministério dos Transpor- ~ot:~~enc~u~:a~ ~âf°J~etoi;:'~~~a~~i~~ Brasil. Meton Soares Jr., preside hoje o Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Ma– rítima (Syndarma) no Rio de Janeiro,e oConselho Especial dos Usuários do Porto, sendo um nome conhecido nacional– mente, inclusive em toda Ama– zônia, conhecendo também de ~~ ~~g~ç~~~~~rot_liga- Participação Em 1983, Meton Soares Jr., teve participaçãodestacada no li Simpósio de Navegação na ~~~~e';f;g[;~ ~:e i!~ niu na ocasião quatro ministros, e todos os governa– dores da bacia Amazônica, cu- tC::3a~~i~áf~::1ºJ:~º r~~ presas de Navegação Fluvial Em 1983, Meton Soares Jr., quan• do participava do II Simpósio de Navegaçlo na Ama~6nla. prom~ vldo pelo Slndarpa. no CJABA F.sfALEIROS BACIA AMAZÔNICA Aperfeiçoando tecnologias e secando uma qualidade incomparivel na coruttvçio naval da Amazónia_ Roei. Maracacueni, Km 05-lcoaracy Fone: 227--0111 Ao completar 15 anos, a Reicon lança, nos rios da Amazônia, um novo conceito de navegação. ,..._a,_,~~--. :-...~-~- ........ r.......-~c---– lhora~,-, .c.da- ft110,-- ·~·----""'-'ocad....,. -·- Ha;c.•~---sn...._ .,....... o Fen,-8- .,,_Hunlbmd', - ::-==.,-o...,._.,.. eom,...__..s-noX..,.o~ 8-"Jc-~t~dti,po, ·-•-'.....-do,-n ~ _ _..,lknu:t,,,_ .,..,.conlni-to,~lancb dtc...a....,_,,w,ça .;:~=== ,_,.tnlnlp!Wtf.,...... ~cfboftmui~ •a-.Íldll\ando•~-,.._.. ==~~"::~~ ·-- l-m.t..t:.lhando•~-•ndo,-p,0- pna~,q.w•R.rlmn•-•-hitol:lõn.t .~~ ..... ~ ·-- MOlORES M~RÍ1\M0S Ouvia! Roberto Seixas Simões. Apoio Marf'nt~st~~~~:eg;\~:gs~~ mais também de todas as en– tidades anexas, tantoempresa- Onda de boatos na beira do cais com relaçãoa sucessão na Companhia Docas do Pará, al- Uma das primeiras embarcações da Jonasa ~~3Jo~a~~odl~~a:;:r;~gr;~'. me de Melon Soares Jr., para o Ministério dos Transportes, que por certo será pela primei– ra vez um homem ligado aos transportes marilimos, mas que também está1c:;rfeitamen- ~!~t~;;?s1:;,~ºrgJi,;\f~?ob~e~ pais. Segurança_ Para a Amazônia, muito especialmente para osetor de navega§ão interior, o nome de :~onqu~r;i:/rêlú~~~~esi~~ completa segurança, conside– rando nãosó a sua ligaçãocom !~etã~er~~~g~~~n~~ª~;; 9~"~ a~~:!~~~1o;aJ~f~id3:::~ empresa. Saibam os nossos leilores, ~~:i~~! 0 ~::1illir~:f~~rr~i~~ é correta, sem possibilidades de qualquer desmentido, pelo menos até agora, poderá até haver alguma modificação, ~';:J~;,,~'rs f~~fro 1 ~Mcf1.pos- Sabemos que outros candi- ~;r.- in;!'::/;:t'rnc~~'.'5 ~~fi".; entrando no circuito com obje– tivo de também disputar a pre– sidência dessa controlada da Portobrás. Antes da implantação do sistema ro– ro/caboclo na Amazônia, trafegavam na re• giãoos mais variados tipos de embarcações, ~~~~!r~ar.~~~~'tl'~e~~;~~:ss g~~nt~ :1~ varengas,uma de bombordoeoutra de bore– te. realizando via~ns para os altos rios da ::~~7~~ ~~i~~n e !o?~~ õ~et::t:: c~i.:;:i~ dos como "gaiolas·: Upicos da região, também movimentavam cargas em seus porões, além de passageiros em terceira e primeira classe. Existiam também oulros tipos, como o ~~~!t3:~bNtJXt~tN{~ªd~~~~i:g~~~;~: lares para os allos rios, essa, casco de ~!~uej~~e~r~~cl~~~~e~~!uc~~~~~o~~: cessárlo serrar parle da borda da mesma. Hoje a navegação íluvial ,está moderni– zada, e suas operações tornam-se mais eco– nômica através do sistema de comboio Integrado, porsinal hoje mais operadoem to– das as direções da Amazônia. pela sua capacidade profissio– nal, que por certo vai marcar o seu trabalho no ministério ~~~n~~~sw;;_t~:du:ac~flgrGJ; Mello. --MAROLAS--- Um dos prcsidcnciávcis da COP-Companhia Docas do Pa– râ, era visto na última sexta-feira na loja Visão, comprando lerno novo. ººººººººº Mesmo com a passivei privatização da Enasa, já tem gente lrabalhando 1>ara assumir a prcsidl!ncia dessa empresa entre os candldalos um conhecido oíicial da re– serva da Marinha. 00000000 Uma equipe técnica da STA– Secretaria dos Transportes Aquaviários,está implantando na delegacia local desse órgão, um moderno complexo de com– putadores, informatizando todo serviçoda mesma. 00000000 Pa– rece que não. mas causou um verdadeiro rebu no!!. meios pollticos de Belém, o nome do armador Luiz Hebelo Neto, co– rno candidato a Governador do Pará. 00000000 Muito solicita– do onosso prezado amigo Meton Soares Jr., forte candidato ao ministério dos Transportes,que veio a Belém exclusivamente ll1111ail Uma nova política para financiamento de embarcações, está sendo esperada no próximo Governo Espera-se no próximo Gover– ·no uma nova política relacionada ao financiamento de embarcações com recur.;os do Fundo de Mari– nha Mercante, oferecendo melho– res condições para os armadores, muitos deles já desiludidos com as exigências impostas pelo BNDES, inviabilizando a renovação da fro– ta, especialmente na região Ama– zônica. Conforme já noticiamos por diversas vezes, tem empresas de renome na região, queaté hojees– tão com seus pedidos rolando por diversas carteiras,sem urna solu– ção, enquanto isto já se podeobser– varalgumas,atéde pequeno porte, com financiamentos de elevada importância devidamenteaprova– dos. Um verdadeiro mistério. BªJtfoª~~cmr:e?r~ªb1!'~~~e~~::/~f'ci~g~n:.:?i,s.e,::ad~iff.~~~ ting/89 pela ADVB. 0000000 ° Confirmada para o próximo dia 9, a cerimônia de passagem de Comando no Grupamento de Fuzileiros I avais de Belém. 00000000 Três navios estarão até o final deste semestre na linha Macapá/Belém/Macapá,sen– do dois mistos da Senava, e um da Souzamar, será que existe mercado para todos eles? 00000000 Oarmador Luiz Ivan. "cap" da Linave, não esconde sua satisfação com o grande desem– penho de sua empresa, tambim no sistema ro.ro/caboclo na rota de Manaus. 00000000 Estamos muito bem informado de todo processocom relação à nova diretoria da CDP para oprô– ximo Governo, mas um grande amigo do colunista vai entrar no páreo, ºººººººº O engenheiro Victório Egashira. que colo– cou a CNA lá em cima. é sem dúvida alguma um dos mais bem informados do setor. 0000000 ° Centenas de telegramas chega– ram dos mais distantes pontos do Brasil, cumprimentando IJ.Jiz Otáviode Oliveira Campos, pela sua escolha como Homem de Marketing/89. 00000000 Na última quinta-feira por volta das 14 :00 horas, logo no inicio da Presidente Vargas um casal de ~~~•~ 5 ~!f/~i ~~~~~t~:is~loeo~!!~o~i~=~o~i~it~~~~~i~~d~ vontade de seu titular nada poderá fazer, porque ali está fal– tando ludo,segundo informaçõeschegadas ao editor de Nave– gação. 00000000 Tudo certo. Oarmador Eduardo Carvalho,será Üf !::ii:~~1:r~e;:~nei!~ ~j~~º~~~~ck'1;~Z:d~J~frc!~ ~ feliz domingo. (ASJ. TRANSPORTE SUAS CARRETAS COM QUEM ENTENDE DO ASSUNTO PELA INVIRA SUAS CARGAS CHEGAM SEMPRE NA FRENTE Três saídas semanais cara Manaus no Siste.roa RO-RO/CABOCLO Empresa de Navegação Envira S/A Av. P9d,o Álnrn C.bf• I. 1323 •Fon.s:224-1000 ,R•mal55-224-8834-Teln·I09112023-CP.270 End. Tt'-g, BELAUTO · Bei.m-PA. P1vilhlo AOM. da C.au BR-319 · KM, 05 1/nf'. CEP.: 159,0CN) · Telu: (092) 2816 . Fon.: 23MM84 Mal'\Mn•AM. RECO HECIMENTO Usufr~~nJi'Bgrfosg:~!\f ~~ que tem na presidência o ar– mador Luiz Otávio de Olivei- ~mCa~~slhd°eâ~n~;~ldg ~~Fa~~![rjg~:r~~g::1/fl: dando com , recursos limitados, tem buscado ga– rantir pelo menos que o por– lo lenha condições de continuar em operações. Aliás esse politico santareno :gio~~r1:,1~\;i~:~:re"cfe ci~ ~!tm~~ni~~t.°~~~t:nre~â~ deixar ao seu próximo subs– tituto uma empresa sem com~romissos financeiros. OR AMEN TO Portobrás, que no do– mingo passado comemorou os 182 anos da Abertura dos Portos às Nações Amigas - escolhendo o porto de Ma- g~iirn~i;~u~!t~~~ ~§su,] bilhão, sendo que cerca de US$ 300 milhões,destinam-se à instalação de novos lermi- 3~!sjgo~ti~~i~;t!ª~~~e:r~~ ção e balisamento de hidro– vias. No bojo de tudo isto, está a construção de um ler– minai hidroviário de passa– geiros no porto de Santarém, trabalho muito grande de Ro– naldo Campos. EMPRESA Um dos jornais de nosso ca– pital anunciou a vendo da Em- ~ÍÂ'.do dGru~ia:riJ,~~ eh~;!~~ do até a surgir interessados no mesmo. Acontece que pelo me– nos até encerrarmos o nosso tra– balho no último sexto-feira, nado de positivo existia, ao con- trório, um porta-voz daquela empresa informava diretom~nte ao edilor de NAVEGACAO, que a notícia carecio de f~nda– mento, a ENVIRA continuaria o ~~:o:ªf'n~Í~s~~;1 n~ 0 ~~~j,~::~~ futuramente de novos embor– cações. EI\IBARCAÇÕES A CNA-Companhia de Navegação da Amazônia, ho– je com 32 anos de efetivo Lra- ~!~fv~disºdet~rr~~i~'io ?; da a área amazônica, agora ~~~ ~rcetrfo ~~~frt~~~ troem breve estará incorpo– rando mais cinco novas ~::;,~t~~rJ:;\S~ªt~~ta~:l:~ Bacia-Amazônica S/A, e um pelo MICOM, com ecursos ~yg~~~d~ g:rr!ta~ii~t~c;t:; cante. Hoje na Amazônia, a CNA detém a maior frota es- ~;IJ~?:a~~~ad~ ~;~~~-- As ::Jon~~Jtles mais ilustres do setor aquaviário ~i~r:;~}g~~ra~~j!~~%~ vem armador r!::iz Otávio âe g~v~XR~'k~sG/~~~: lhido que foi pela ADVB, en– tre elas o futuro ministro dos Transportes Meton Soares ~hoAFt1r~';..5J,1~~i~ealo ~~ cional das Empresas de a- v;f~~!gteMcfJ1 l).~~ciaeçãg trasileira dos Armadores de Cabotagem, armador Sérgio Salomão, que também é direlor-superinlendenle da CONAN-Companhia de Na– vegaão do orte. Novo Ajudante da ompanhi~de Navegaçao aAmazônia Capitania dos Portos . Oçomandante Lauro Ferreira Jr., transmi– tiu na última sexta-feira as funções de Ajudante da Capitania dos Portos do Pará, devendo se- ~~~~ ~~:;~~~i~~~~ã~ª·:t~t tg~àia~~ ra. Esse ilustre oficial da nossa Marinha que &:>;~~ 1 e~~i;,,~eca°~~ed~ 0 ~~i~=~~~~{ ~;:, ~~:~eº~~aei:i~;;ou a sua passagem com Pioneiro no Regiõo, onde vem atuando hó 32 anos, a Companhio de Navegação do Amaz6ni; conquistou uma reputação de eficiAncia e confiabi– lidade, através de um excelente desempenho no tron'.,l'ó~:added~\~ç1°o' j~ ~~1 1 ,ºt;d~l~~~cio Amazõnio, atingindo os mai1 distantes pontos, in- clusive os territórios peruano e colombiano 01, o porto de !quilos e Letícia. Dispondo de potentes navios-tanques e nume- :~fa~0~~~~:6~5bos,~ ;r.ji~ º~:•dee~~;~c~J:d~d: carga, a CNA vem prestando um serviçoque se des– loco pelo segurança e pontualidade. Manau11 Getúlio Vargas, 366 -Cenlr~ -Manaus -AM . CEP 69000. Fones (092) 234•7941 -234-71 t4 _Telex: (092) 2760CNAA BR ••,,Rl~~~t:~~~[:0! 1.~; ~~~: ~ _r~:~;~r~ Ã:~:~;~:,,~~z. ~;~n~F~~:~ 6f~~i)T:~~\~;t k~i~~f BR Porto Velho (R0)1 E,trada do Belmont, S/Nº - Bovel - Te!. 221-0122 Oseusubstituto efetivo será ocomandan-• le lrlncu Martins de Oliveira. oficial também de grandes méritos e conhecedor de todos os problemas ligados a navegação interior da Amazônia, já lendo também servido na área do 4' Distrito Naval, no comandode um aPla– Flu, cobrindo os altos rios da Amazônia Oci– dental. UMA DAS VIRTUDES MAIS NOBRES DA RAÇA HUMA A É A GRATIDÃO, JÁ DIZIA UM SÁBIO DA IDADE MÉDIA .0 BELEM DIESs_i Uma empresa do Grupo Verdi Conc!uionório Mercedes-Benz e Toyoto no Porá • Av. Almirante Barroso, 1ÕS7. Fone: 228-0211.

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