Estado do Pará 02 de Julho de 1935

CS..i.Yi2..:.EJCU .. x-= EZC S J.l io NOVO DIRJGIVEJ., "L, Z. 12\J", QIJE .EM úOOSTO f'ARA A SUA VIA'EM INAUGURAL PARA NEW-YOR-K. 1 REPRESENTA UM PROGESSO C·CM:lDERA\TP.L N.\ N,.\VEA.CAO DO "MAtS LBVE QUE 0 AR" .• •,-..'l!l';_,__-~~~~,. . ...._,.__ oq llERLIM, junho (A B:) - 'Em um será. tão esbelto na appuencia como o \ ti_::111· ,«la de contro!i, t11ll~ ! an~ o r:a_r;i , t.~ 11r~ ut., ". ;-al&- _socü•.L_ Fumar é. prnJu– dos gigantescos "hangars" que domi- "Graf .Z,ep,pelín ", r,orque foi verificad,'O tu.o e out.-~. l-arn- a navr1,riu;ao. A c1• b11.<J r1do ll:> • G·r:ti '·, füN1do o l ~ng-o C\ll nam a cidade, de Freidrichshaven, o ber• que um maior tamanho e -poder ascen• da n•clio ~t:rá P'Juir•ncl~ t:Om a~ :1,:•ls ;r 6 ,, e '.;Xl)lor,ãr, oi•iUJHlo do n~o õo lt•;. ço dos Zc:ppelins, estão sendo dados os sional podem ser obtidos mais vantajo- n10cler1rn11 facilidades 1,.,arn a commnni- dru,.t"enio ,;; do cl,,o c,Jmbustivel. ' , t1:':J0 8ella.t, ~,..;1.;eDsivci:i dh.:· h<{l.iitaçQó~ {ks 11a ~5age1.ro ~. :Bmuor,,. tU<to tosu, 1 eito i,ara muntc1· cs i:a~1tage1ro,, tão contortav3lmtmLb lJURllt.:r fOt.t;Í"~?el. todo;,; o. tn... xvs dcsu::.3' nssados 101:am sup-pr1uudo:o ,tiim ,ic ll!'i (, l rt judiu,u'elll () !'tOllUIICiado cara-– ·. t,,r technicc do dirlisivcl. A. illnmiJ.1,i c0c t clectüca.. eonic, o sli-o t.i.mbem t•J– âo~ o:s outro1-J ~-~rvii,:o!'; ::i. esta~ão de ror– l'il e~tã. lCC~lizedt. no llleÍI:) tla ;;eiOili.lV<,_ toques finaes no "L Z. 129", que está sarnente com o augmento do diametrlo ca~ã., de radio,. i1lcluni1C,; um apiMre- . .• _ 1ned1,lnismo está em construcção desde 1931 e r1ue pro- do que eom O do compirim€nto. Assim, 0 lho d1., :,C;h,n ~- direc1:iio. ,. est§. c'Olloco"· o '·L. z 17\l'' ,ffs;.,r., m1,i1.o ma1•.>· vaveJment.c ficará promptio pru1, o~ seus di::>.mrtro do nc,vlo dirigivel é cercii. de tb .,cbu do car.ro de i.;ontrole. cc·, ec11v(;nieucfo~. Elle t?rá 111n rcNt.Jn- .::iso stibmetlel-o a umil rigo~ ros.. limpeza. vôos do experiencia em fins de Julho 34, p€-s maior do que o do "·Gr:if'', em- ! r,,.,.ite- ct.uu~ ,,sf ;a.r.os :is ·'"las do e,sL,,r · Q d. · d tr d u 3 O HOTEL AE'REO 1 • 11ronmo. uan o, pois, en o e p·o c s IJ.Ua.nto a_ue ~omente cerca de 38 pós ro- 1 llma ~~-la de _iogo, sali1 ele !citm·., ,i C set, apparelho urinario é tão delici'ldo como o mechanismo ?e um relogio; deV'e ser, por 1s5,o, peri{.ltlrcamente limpo.Faç;; umd rigorosa clesinfecçào terna com os comprimidoi 1-iELMITOl. "emanas este novo gigante do ar dei- ~am 0 crõ•sc1·dos ao compr1·mento o vo " ' ' ~ = · · · · d ' · t 1 i 1 ·•1~•i. 110•.· .•d••."t''-um ,·a1,r10 d~ 1un1:t\". .xar O rn, J•ouso• ~•ara ,·i \riagmu Jnaug\l- 1 d d. , . d O 111ten~SSt J ,e·1ro n11. nra ,,,eu i> rt vc.- ~ Tal I!' New y.or · k 111·11 novo A"pJj;n,'o n.·1 ume o 1ng1va1, e 190.000 metros cn- p,1u~,t fü1,'. ;,cwmol.!a<.;ô~s uo~ P"·""ª'.Sei· :rxi?t.irã.,. al~m d1s::.o. 1,,,r., eiv, ro,u ,.,.. bicos é ontretanto quasi que dua~ ve- ... .1ir.ti.i!ltia •:<''f"'"·º· !lt1,; •}ntra;; .P•-Ltc:,; (b mc~rua,, e. conterá doi~ ge:ri~dól'e:-; elf, ctricr.1, crida -nu&! mt1vido r,or motore", OH ~d A~ b,úiit:u::ôcf· da eqniti:i.g ,ll.ti e,. rã.o ~Jtu.a,tln:1 uo "deck ,: lnfeT!!':'I'. 011tl,-; u:m. l'.·or1eclor 1-croon-e tO'.\ó e compn m,mto d.o tlirigivel E~ttl corredoi-, eh . O seu medico Ih~ confirm..rél este conselho. hietoria d2 conquii;ti;, l!O ar será. aber- zes· o 'de seu predecessor. o qual tem um. to, rorquo cstE> ultlt~o de mn:t longa volume de 105.000 metros cmbicos. :A série de Zeppeiins enéen,1. a somma to- v11lccid11.de maxima será de l'Prca de tal d6 experiencia, e hat,ilitl!l<le tachnl 84 milhar, ror hora; o raio de cruzefro ca. que li• companhia' Zeppelin 'tilm accu- não será, muito maior do que o do "Con– mulado no decurso de q_nas·i trinta· an de Zepp·elin. ", pois 11110 :!' us(I do .11e– nos de experiendae, tribulações e trium- lium occasiona uma reducção de cerc.9 phot.. de 10010 do poder ascencional, compa.. " O "L. Z. 129" ê Q:>nstfuido consoan- · rndo com um dirigiveI cheio de hydro– t"' as mesmaq linha.'! ge.ràes do veterrmo genio. Aquelle ga.z ~erá usacb na vi:i– 'G-ra.f, Zep:i;:clin", porem -possue tanta.:; gero de estréa para New-York, se a ne– innov?..,,,ões " a pel'féiçoa.mentós que o cc~saria quantidade de helium puder ~er velho dirildvel rarecnrã. quasi antiqu!\ obtida nos Estados Unidos tretanto. 11ã--. scrâ fi-anq_ueado :.or. pat> 1 , r,ag€·íros, ,1úe tctão l'lc, f'aier ,fü\lS e:x:e1;• (•irlo,i nos dois c.onve11P.s ,:upe.norer,. ._; Lembr~-ie de, qü..i SAUOE E VIGOR podem ~er faci!ment readouiriclos fazendo-se a dej~ infecção da-; vias urinarias. com do em comr,arar,;ão. Os 74 P•assae:eiros o material usado rara a, construoçâo que podem r.er :víomm<Jdados a bordo da do esqueleto do "L. z. 129 ", inteira– aeronave viajarão coni o mesmt1 confor•• mente feito tm c:mcordancia com o HP· to f, luxo o como gosari:im em um "lin- rrovado svstema de r.onstruc~ào Zev– ner" ocf: :i.ni.co . A ma,iot vantagem do pdin, é, um duralmnínio espacial c•par– "L. Z. 129" é que elle ê pratica.mente ticularmente forte, ,n: erfeiçóa.do il/1d á. prova, de fogo, uma vez que O gaz he- fabricas Zeppelin. A r.obertnra e:x:tcriot lium não inflammavel será o swbstituto consiste em 11 m fabrico e'l'ne.cial, en•rer" do hydrogenio, {!o motores Diiesel ª olelO 11izado quatro ve·!'P,S e coberto cem pó dr: cm' tomarã.,o o lugar dos antigos mo- ah1minio, :rn1·a, diminuir o effeito do~ tores. Os pass 9 .,geiros s, beneficia.rã.o raio!'l do sol. O ir:iz-combustivpl está disso porque poderão íumar a bordo do novo 'clirigivel, emqna.nto que o fumo é cncrrrado em 16 cellulas espeefaP.~, nrn tegidas com envolucros á )1TOva de f.o,,.o. c~trirtamente prohibido no "Gra.f Zep-- Os qu,a,tro motores 1P.iesel desenvotv-erão :n~11n ". Um c~r,aco~o salão de f.umar é um ma.ximo de 4.400 H. P. e, como nos 1•m do!! o.tractivos do "L. Z. 129 ", alem ~l)pelins anteriore!.s, serãb installados dos muitos que existem. Todos os ap·o- sentos, por e:X:empi,. serã.o dctados de cm gondol2.s sepa,ra,das mspensas fóra do corpo do apnarelho. um ar.ran.fn aue av,no. corrente que11te e fri.2,, ventilação . ~rtfficial, aauecimento lu~ electrica e tem _demonstrado ser bastante sat1sfa- i d t H '. ., v i i, ctot'1,n.. Cada um.a dessa.,; gondolas con- a,;s m por ea.n e. avera ar os a- J t ,, t d ~ . i • nhcirofl bem como um certo numero de em, o os os acces.,or os necessar10s 1'!11.:,veirc,<1, um restaurante, salões, sala J1~t'a O'l1erar O 1:1otor f< , portant,:i. form~- d j m =~çoso "d=k" de s mo um corpo mder-endonte com suff1- " OIT•'!, e u Ca..•~ H• pa. . . ~ . seio. :r•m summa, o novo dirigivel será ciente espa,ço _nao somente vara o con- ll· realizacão dos fOnho~ qne os constru- trole da machma m_as _tambem p,ara. to– ctc,':€!1 vêm acalentando derde hll- long'O dos os r~p_a~os possivel.S · tempo. ,~ 7'1'1f,;r1 O dir1g1vel tra.n6portará, cerca do 135.000 libras de oleo J:esaél:'.> como com" QUAS.I DlTAS VEZES O TA:1-IANHO bustivel para o~ mot.c,res Diesel. oleo DO· '',GR,AF" Detalhes officiaes sobre o tamanho " o a,p:,;,arelhamento do novo dirigível 1,odem ser a.m,ra obtidos Seu cnmpri.– w.'ntc, é de 815 pés, com um di~mentro maximo de 135 pés. Ainda que o ''L. z. ü:9" sej2-- "stream-line<1'", clle nilo :& .... que sP,rá acondicion;,tdo em ~,:ande nu– mero de compartimentos co-nstruidor; au longo do corredor do "deck" de servi– ~~o, S€ndo levado até os ml'ltores -por meio de um systema es11ecial de <.!ons– i-.wctores. O centro-nervo do dirü;ivcl e (.f•rrc de contro,le, estã. Iocalizad-o na gondola abaixo da aeronave. contendo CEB E!D OR IA ~ DE RE A <lJ(rf;1.:i'.!'l}i1:;.:.io ,Lii l{c•,1<.l" -<lo dia 1 . . . . , rzra, e total disr,onivel - pa.ra os pa,:;~a.- 1rni1•0;, no n:-,·vo '·1:. Z. 12>1", attinge il 2.BOO pf!'> q1rndrallos r.ontr!l. menos d.-. 1 noa pc:,s quadratlos' no '· Graf Zep1,1e · iin". 'A5 dccorn,õ-~s inte· ma.ii foram di; ;.eH1J.adas relo ,,rofP.SS01' Breuh:m~. de ,,rlim htii:, tamirnn, deilenlwn aR der.ora• . __ __ _ __ i;êes '11íte1:nas i Jl.'ll, ·,· ttaiisíitlanticr. o S pr-0fisi;ii,rna0, <ln .!.q--.ronom;~ 1 il Bl:<'lli€il °' l ,lo Lioy(\ N° on,, ,"\llPmãc.. . t •. l ex•fu u.1nri:01_i 1J r, p1·oic:.s:::i;n ,.11. 1.,~.:_,1 ..i. : O "L Z 12" roue J)erfeltamonie 8 ~- pc,ldü Pen.na '.L,n,·:.,rn 1:r,1·«111 hü•Ill•Aül' . ,,hamado um transr,t.la11tico aéreo d,1 · P ·,·.i>-,o. · , iÍ. sna l'PP.i.denf :,:, ]e,·n.:r~lhe exp-ress1F• luxo, .; ir,,lnbitavelment~ conc'Oneu ~a-ra. fa?:er J.esarr,o,re,·er Jr.finítivafüe:, rPstPmmibto de ·lli:J1t1e~o f. .sympathl,1, to r, de&c.renç, 9, ~era! do pt1i:>lico qu1,1t.o por motivo .-'J.p ~uri. po;;se 11!:0:· din'-cç;,0 .,_ 1w>"efe.çiii1 cte dirigi•1eis, que no;; nl- ,fo ll(H,ú de,prn,· rnmrr.to ,:1., .\.g-r1,:1.1. 1- :.tL"'lJ .,nnci foi :i.L>al:1J.a por alg1u;,, ll..J · rnrn . · ,..,. .ti'., , -:y Mst; .:s orcorrido;,; cm outrGs pa.izcs. M,w .A essa. manii'es-ta.cãu d,;, con~LJg-m, ,1 /i.llcma1111a <'!esdo?. ha 1ongo tcm,:.y pas• i, merecida b.01r,ena;-em ,l,, antigo, ;-,. t=~llll!r:1n1.) • n~ \r1t~/r ,"'_ lft· rJ(l1 1 11rdr r•.--:nl t; ~,)\~flrV•l dr, fi:~(;),!,"l rr·::o lv,P1·:1n, .-i.-.-.:~ ,· ~. /n:.diJ,; o ,JI') . ',,l. 1f1·•-tinn,ln :1 'lnlp,,r:ir ft índ•nst-n,1, :s,I, '"' t..Pg,•Iint,, t,:· ~~q: n ,n~f'ituf·,,.. ,n;..., 1 nr•,. ft fuu,~.rin– H f' ! d, f.. <t,' JuJJ,,., d·,11.., ·,nno em ,1,. \ ,,m, elo reri/n,,1o exrerimental da c,m;,- disc:ipiulo~ para O miestij'r> as>:i:J;<lii:uram:- 1 tru.:r,ii-c de dirigivds. .Tá nnte11 da gner• . ~re outros nirofi.s:::ionr.1l•l~ i..l!Q"1·-0nomüs1 ... 1niP: ~!-.!,,•,.,. ~ ••. ,,0n~4~.n1i~:'i,, , ..1 ... 8 .. ·. 1_ ,', º.pi' t.",' t:'i., enrn. 1910 e 191-l, dirigivefa com- · . . .t· . , • d •• ·' 0 ~,. G ,, ·• fnn, 0 ic~onani.;, <ln, .D1rE'rr~·· ,:!.:; . A.gr· i ,11: t. •'t1i1:1ir:n~nnn. "n-:, c~[.,1,l,eleeid,a " r.1uciat:s transr,o.-taram 31.0,'.Vi pasJ:•- culfturo. P um-~~•H ,i,, "' l'enna 'Í'''-'' ,.. I,• r,'·'1,)() ·.r-n-:- 1 vivb i!n ,,ie ~n I e-.:- ge1ros. Mm p<:rd(l de vidag, O;; '· re- . . , ; Q-1~.;;, coTdsH dú "Graf ZePr•elin". qur,. irt~ TP1.xeira.. .-.. ,f; .a :. : ,i ~.rdii,~, \~(·r:.nl~-~Hln e1n cnd:1 duem un, vôo :,.-. rerlor .:1,, mundo. UlN' Ein vn-rios automlY\'P."JS ,.,,. esjaJ,ur,'" l xc , i,; ·. • ,,. ,.,,,,"i .. ,,,,,n~ ,ie j 111 ·,s rlr o novo ":t,ei dos Ares" r,, Z. 120 eYU co,nstiuc:ção: a arc:a,bouçp est". s:,hciu cv viagem âs re.;i-r.·fr- Jnla.res. e cei:r 8 d!} no,, d.-, d1. T-eixHirn s•i ,c11;rig-i.r-am :\ ,b<J<1.-i,,, ,: 1x.rto por uma ·P.f"' e&p\:Cial 1mpex:u11,~ VLJ. Ct,J .. duw.biUJade pvdl! ser cJllL ,nna, <•Emt,na, de vô~s. l;rinwail1t11ticJ:;, resi,h:nl'ÍD <](> ,, ". :i,, !J ho,.-a.;; rl.n •ni•d·•·, .,,,) 8 ª 11 •.p ' 10 Bi·a~il · , ·- li ! , i • • l ., 1 H· 1 .Jh;, .. .. Ji .1 .: i ;·:,., ·unu 1•::in.t~11·; 1 <li· 1il-.<'acta " !O l'1, 't) •erro !'lrUeCo\l1' l•lllH 1,rcv~ ·,•nt"ficil'lltP ,i.., .i.ll · 1w.1l.e ,al)J 1JlTl)l'1)'1"f'\ànt () l lt'--' ,, ~•.ll ,.,,:i,;., •:lh:~rutRd~ ~-U!f.{!rio.ridit,-lc t:!i1 A.ll .;111,11;h;1 tir II flf•\.- 1 n,_,. ,tr. l.ean-.i.l•t f·"i,J1ei.n,, .._·:i·; r 1 ''"' 1 ' 1'· ro~-:, R-~ ttlt:'e~ r'êalmeute 1uostran1 nn, :.,1Pncit:r-: j;:,urJlas que 1iro1---orcifln,,ns tlln•• n 1 nny~~~ição elo •·nirti::s )t'Ve 1 ,,-u' r, ;.,~ •· • I if1le .u 1 ~,e •ln"' trltJi" _i\·v:"I •d;:·:'ft:tdf: 1 :-•, ,.. 1 t~JU: 1 "•,-i·. ,,. ·· ,,., .... :i.rj, 1 . .-i,-11, -a~.::•11•i~i ~l11'-. rr.-a.nd.e t11c1norainento ~01,re af acco 1 n°· v;, té"t co1ni;leta. de panorama. As 37 ca- 'l!í:-~11<iidade. b;·,~t:a.\l;;. ?.!H t,n1ij ~...-,u.;._111~ pre~~ii.:., d, ~ ~at•l· 11 1 1~,, ,a 11 ,iz:rit~. ª'' qup ~ ·, j,., ,. l 1 1 t, ,... ,... <.···· •11·•:r,1, ,l da-~ê:t)S do~ antigos ··Z~ppelin~·•. E!=q:,;•{;,; 1Ji ,léi1, r:acia ti.nl.n { :·ntendo do:iB he!iche8 rlc e:rr~1:r:ic11cü~- da <_,ual ncn.1iu1u ontr:J i i•:_,,S:J"lt.,Jld.,·li J-·"'•t'un"i?duP!;. i~'- \·õJu.!lut1 q· ,,, :, , .. í,, , J._~;,._.1 r·•• r•·t: 1 -:i 1 1 <' ; :m,, ''l'illúipal l•,ira.cteristica. Não t,~ · -tao disi;o 0 t:i.r- em rlr.is "dec~: ,.. qendo ,,1i1. póde ~e ,1 • pn,xinrn.:r. •O '• r . Z. t29" 1 • ..J · • 1 ' 111 ~ 11 M l r;- • - - , \ l!Jn. U J•• i:;.. W.!'C'"<.lt •J-. ll'... ;., 1 n~gar ,, t:.e·to d,i •,1ne o~ apcsenl.u.; .;ã,} L: lltl CºllVP,~ ólll)edo,, cuule e,·tã.o si- • si·•'\ · frlll::, 1,iell,01· e. 1 ui L))do ,. ! ,•rii tn·; , '" -t' ., 1 .. , 1 , . , . n f'. :, . · • 1 , C.J'--:....,a P:".:i.,:f ! 1.a .... \111)'••~ t •l 11J , 11 ,1 ... \•d• ' ,:-::.~·,no {lLle !;~,1,.-remido:-- nn hurra. • Oll(,~ f,tuvlo..: l11P1t,~,r:, do~ S3108!, '°SOC12~S. e 25 Hl \101: ü•:-:gt:1.l) '-'te 8eRll.!..ftlJ.(.q Jo l(re l I' ' 1 . ·1 ,. l 1 . i • tt,•>1'ore·· <"ll~ .... • t ' t b - 1 r~a11,...:11J1-tL ~f"H( •I tl t(:1n11 J.; t étlt' .j '' ,1~ 1 ·•1• t 1, 111,·- • .(.1 ·, . .-1r1i,- ,t.., l.t..1 _,, :.u:. g·a.1iut.: ::ão t1gr. ra1x1en ...c "'·""""° i) •t •. "ir: 1. C?\VP .... 111 q.r1or 4ne a.n1 ent conten1 e, .1s 1 .:,,~r:1ccetisorcs f' 11 5. 0 h, ., ~n.óuor . . . 4 • ..· 1' t,ri tlonuito.iob ew uw. rrn.,i: el!!qtrnnv, ,. ;e:::riptorio_ do commis,·ari<'. o salão cl\' d w;,1,, oi, tint elle 1 ,,,d, lllll<t provJ c:e- .h"1s.-n•, t),.'/'lr;;,l · 1 '.!•·ilt,il,-,•.:,- ' 1 t" l J.ll , .i , ··LL1,, ,, ,.,.,:,,. ,!,, -,d; u Hllc sci.aiH1tc ,.-1n ~•r;·f.:jento d: b:0111 t,i, i f11Hlcn:. él, to31nl1t , l~ , .. .., &-:.-,oa~11tos par.a,, /·:·taiti 1 _.t: 1 óa.,'i. v,,nt=.t'!a'C!l.'-' dol'-i dh·i. ~i.rt •l:::- d ,l:-- ,) ... 1Jlt.::--.P-t1l~·:-,. 1!•11)rJ ,.l ...,.! 1 .... ,-.:·n .. 1 :fn.-t,ntH11 . ma.ullú rxiste <.:?mo l11~a_r rle rernü?.!:1 j tt1p,1laçãc. A ccd! l.lw 'este, aposentos , . ~obr.i ur. ~eropl:iuos, no, vôo~~ ~T~nd.,, _ _ _ ___.,_,_______ 1 -,.,,. , 1 ,. ,_:,,_. '·, • T"'i1- n,., ~J,..:, ;~:.t.;~ .-,~.- 1~,~~~-;~•~1ro ....... , .. i·,~1'r!d0 -..-r,tno ).·r-:--·1 ,rt1t1t-.-ti 1 oto. t"-'t~ ·· tVllou~ao.,- ã .t;.lmte.\Ltü:fD;•c1~1 Í . . · · Tra,ns:ferf.ncfas :10 qua.dro 1 .,, ": •.···'- ._;'.,.ui,;,..,.___ . .;!!!!!!!~~~~!!!!!!!!!! 1 !!~~!!!!!~!!'1!!!~~1111!!!!!!!11!!!!!!!!!!'!!!'!!!!!~!! ela fisca.lizacão munie1<_pal i ,,,.i,,,..,,. ,, '-c,c·• ,, I!>\.[< í[,· t>i- r~;) ..... l, _l~J , "t 'J " l.!. 1 • •• tl• .... , ··-:pui-(:t·t,, .·.•••1 ! . J•ll l r •11 ,. ,. •. 'fl!I' a.:_:,·\. :::r!! l.if: , <.: () ,,.. ,,rcfoit .. u.:,r.i,·i.r.;.l ,•.. ]:,,. L.h ·:·. •. i.'u ,.·, •• ·-,--\,, ._ ' 1.«wd1;i[:t1u• 1tlf· ( de· t~. 1 -,fúrti'i.> ·•\.~Ili a :[H·111L,,ciT-;, a.- 1 _.-r-1-•.:;<'t' ·- '.,,.- ,J 1.! \ ,, ~, •••Í·.• ·•:J , t ;-: .. \i ,..,;_i .... lfi. H111 ,t~ l;;,.'.10 .... 1 •~r- 1 ·ctúT ~- r:.d d~."} j ..,,~tifz;Jr.,::.i! tL, { ln.kl! l ri(, Ítl· M"l.l';ll:pjirr...tl l·('~ 1tÍVt· 1:1/t-f :~,..._ .::,t\;,!113.ntn,,~ i,"J ___.... ~- ;1.·• .,...Q._.I.;,

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