A Provincia do Pará 02 de novembro de 1947

Domingo, 2 de novembro ~e 1947 O sorruo facll de Jobson Peck : ga.lã Introspectivo Colman : "nobl...e obllge•· Cooper e n a terna rudeza.. i\fodo britânico de Cotlen O per/li de John Barr)'more Falrbankl: Hnbor do chJcok LeaUe Reward, tipo utéalfe O IDEAL MASCULINO NO CINEMA Dlzem que C,a vantes escre– veu o Quixote com uma sátira nos costumes espanhóis da épo– ca, poderosamente Influencia– dos pela literatura cavalhei– resca. Sendo Isso verdade, • de ' concluir-se que o remédio che– gou demasiado tarde . O tra– balho dos best-ullers da é!)Oea tinha lnfluldo grandemente n06 costumes de uma nação recem-salda de oito •éculos de guerra: e foi aqui que a In ten– ção de caricatura veto a cun– -,eter-se em retrato, e tão !lei, que. ainda hoje, ao cabo c'.e 3 séculos e melo. o D Quixote e ,eu complemento, 6ancho. con– tinuam a 5er a medida perfei– ta do caráter espanhol . Qul6t!mos tomar esse p.:,nlo de partida para lntent,ir o mesmo anáJ.lge com referencia no usunto de que nos ocupa– mos mas tropeçamos em V3.– rlos obstáculos sérios. E' ver– dade que a. realidade norte– americana de hoje foi tão grandemente Influenciada pe– los caracterea clnematogr:lrl– c06 como o foi a Espanha. re– nucentlsta pelos auper-ho– mens da Imaginação gótica de Arlosto e de •eus Imitadores. M38, por outro lado, t.emos de notar que o panorama norte– americano, verdadeiro crlsol onde oe fundem todas 38 na– clonalldades do mundo, é mais heterogeneo que o da Espanha do século XVI, cuJoa principais elementos Já haviam alcança– do uma união sóltda pela rpo– ca de Cervantes. Esta clrcuns– tàncla, allada a uma lndole unJversal que se quis dar ao ci– nema desde seu• primórdios. dl1Jculta a tarefa de escolher um arquettpo Ideal que abar– que todo o tonel de tipos hu– manos de Hollywood. fundindo todos ele• em algo parecido com a Imortal parelha cervan- r~,t Bergman, vítima ci.~ ·iume Por Henri AGEL 1900: ~poca Iell,. descrita '"Le su por Paul Morand com reroei- CI 1 ence est d'Or", de ~•nc como a ...encla do genlo de dade. e por J•an Cocteau, c'>m ª r· René Clalr e a expressão mais ternura : época lndeo.Isa ora Os autores de "Couple I<léal" fiel do ••pirite sutil franc~s . nossa memória. que se esten- t ntregaram-se, com uma ad– d d · ltlm miravel Iantuta e humor ao me: :rlme~a ~éc°!d~od~éc~ estllo gesticulador e grandllo– Epoca d& "doçura de viver" e quente dos filmes recambolei– daa "toilette." antiquadas cos de 1900. Deco.raçõe,, aven– pauga edenJca às vésperas de luras, Jogos dos lntérpret" du38 guerras. em que a moda Ludo al é feito para colocu– p&recJa tão frlvo)a e super!!- nos em mblente diferente. ela!, m38 à qual não falta\Rm mergulhando-noo num mnndo entretanto os dramas de amor extravagante. rldlculo e dell- 1900: matéria Ideal para O ciosamente Insólito. O :irdor cJnema. que encontra na pias- extraordinário doa protaio::ls– Uca e no desuso deste tempo tas. em particular. de nR ·. tão próximo e Já tão longln: mond Rouleau, •e une &o ritmo quo. uma fonte lne-'l!otavel de deslumbrante do filme para l•– poesla, humor e aonbo. E' a var-noa numa ronda vertlgl– época dos pintores lmpres,lo- nosa através da fantasma~•.rla nista•, desprezados pelos olt- do cinema de então clala: Manel, Renoir, Slsle,. Multo diferente é o universo l'lsaarro, Cé7anne: do natura- de René Clalr: com "Le Sllcn– llsmo vigoroso de Zola e do de ce est d'Or ·. ele torna e en– Maupa&Sant. mals terno e ma.ts contra aquele mu.ndo chel'> de cheio de "nuances"'. E' o mo- graça llgelra , poéUca. ,:tr :!. mente em que convivem os origem remonta aos seuts ::1. amorosos do pa~:mdo, como mes mudOll: •·1..e Chapea11 dP. Anatole France. e 08 pioneiro.< palll• d'Italle" "Les Deux Tl– d.. taa descoberta.. proc:Ilglc,.•a., mldes·· Uma lanta.sla e,q•1lsl– o automovel. a aviação e 'J ta. em que se combinam a s.1- clnema. E. avançando no IU!- ltra cheia de "nuances·· d!! llr.1 culo. são os ültlmoa dias htlos universo de "m arton~tt,s.. e a de um verto encantador. PO· emoção ,· ela.da. que se tn, i;lr.1 tes do horror da guerra nos pequenos: dramas co•tdl'l-1 Se. por um lado. t eSI enr-!31 a nos parte do realkador na evoca- O tine.ma n.ucente. com si;:?.~ çio da atmos fera d e 1900. por leias pintadas. as decorar :es outro, nio se de.ve subestimar ::rtlflcla.1s, os enredos enfa ,– de forma alguma a contribui- cos. ao lado dos apar,lhos pro. çlo dos artista.\, dos quais o hlstórlcos e dos equlp:imen·– i;enero, a elegàncla e o papel extravagante... corutltue um~ correspondem Intimamente ao espécie de magia. um ballet e•tllo feminino deste mlJ0 amavelmente Irónico, num Mlchele Presle. pela flnesa mundo que Ja nos parece o das e graça de sua personalida de. lrndaa Entretanto. deste mun– encarnou mar:ivllho.saml: !nte do anUquado, destaca-se, cnr.10 est38 herolnu Além de ,ua em "Le Mllllon... uma verdade emocionante •Uhueta no ..Pa• Justa e Incisiva : o vigor de um radis Perdu", ela viveu uma "metteur en scêne" - evoca.n – "Féllcle Nanteull.. com um ta• do o genial e singular Mellc, lento lncomparavel E todo - . a graça continua de ur.,a mundo :sabe que fot ela e ~SCO· Jovem atriz. a candura Cesa– lhlda por Autant-Lara para ser Jeltada de um principiante • Marta do "Dlable au Corps" todas estas personageru per- 19~0 Inspirou dois dos llln,e., tentem bem aquela época, "'ª" a~. notâvels da produtii~ continuam verdadeiros por • ª t"ce a· ha. tempos. a obra uma sérte de pormenores tra- Por José Santos QUIJANO !"oram oo seguintes os fil– mes que obtiveram os premlos conferlcloo no último festival de Bnael38: Grande Premio do Festival do l'llme: "Le SUence eat d·or" IO silencio é de ouro) , de ?.ené Clalr. (l"ranchl . Grande PremJo à. melhor realização: "Olcl man ont" de Carol Reed . (Inglk). ' Grande Premio ao melhor cenário: "The best years of our llves" (Os 11\elhores anos de nossu vldaa). de William Wy– ler. (Americano) . Grande Premio à. melhor fo– tosrafla: "Enamorada". (Me– xicano) . Grande Premio à melhor ln– terpretaçio masculina: Gerard Philippe, na lnterpretaçio do tllme "Le Dlable au Corpa" (O dla~ no corpo). Cl"rancésl . Grande Premio à melhor In– terpretação feminina: Myrna Loy, Interpretando "The bNt years of our llves". (America– no) . Grande Premio para quall– dades excepcionais: "Pa•oa.., de Robert Rosaelllne, filme 1ltallano) . Grande Prernlo da Critica Clnematográilca lntern~clo– nal : "Les Dlable au Corps", de Claude Autant Lara. (P'ran– ~s). Grande Premio ao mt lbor desenho anlmado colorlclo : •·cat'a concert" (Concerto de gatos) . (Americano) . Grande Premio · ao melhor fllme documentário: "Nat..an– ce clu clnéma" (Nasclmen~ do cinema>. ele Roger Leenhardt. íFrancés) . uma boa doze de Yalores ver- dos em Charlea Soyer, • náculos a opõr: a bonhomla de faltai'', por excelencla, A cotsa penetra de&ta vez D'.al& Cary Grant, °" punhos e u Agora, nouo 6lllme profundamente na psicologia orelha& de Clark Gable, a cor• &rafo. Que mudançaa americana Ditadura, seria dlalldade simples e sincera de última guerra mundtal ne melhor nome para este tipo Spencer Tracy, ª energia ner- celto masculino de Ro ma.scullno que fez sua entrod:i ,osa de Humphrey Bogart, a 11 - Talvez oeJa demaalado no cinema com a palavra; e mld.,. tartamudeada de o-~ry para uerlgui-lo. O mm ali u manterá enquanto a tal.- Cooper e ª simpatia Infinita vavet 6 que os antigos norte-americana não se curar ele Jamea Stewart. Agora, se JII. não lmpreulonrt!l u 1 te b 1 de homem mundanos oe tra.- como O r•--ram a" •·u 1 eonsc en ou au -consc ente- ta, ai eatá Adolphe Menlou ,""' .., - mente de oen complexo d~ ln- "boulevardler" de Pltt.burgh ao no a.,rclto. A paleol()lb f ferlorldade . Ronald Colman • com suu mil peçu de veatuá- mlnlna deu outro grande Leslle Howard são algo mais rto e tudo O mala que só! !ta- adiante (o primeiro ~f>I que os prototlpos do herol ro- soclar-.. ao tipo perfeito do ~-merraanelp~d. ª• paa-ra "',•~ . manttco que com Igual dcsen- c lhe! d 1 dústrl cl ...,... ..., voltura maneja a espada ou .!i"lc, ro ª n a ou O guna estúdl01 procun rwm ft bengala . São o slmbolo do · zer voltarem u collu ao q •gentleman", a Imagem de Ainda hi mala mal&? Sim. eram, o cuo de "Acont« uma Inglaterra que o norte- Nunca deaapar~ a moda cc,,n- naquela Nolt•" é pouco americano reverencia no fun- pletamente. E como 38 d"'n- oue oe repita. do; como sucede com certu re- çu, que por melhor curndu M38, como ae explica en llgtões cuja necessidade espl:1- que tenham sido, sempre '1el- a popularlclade de Van John tua! esgotou-se, deixando o ri- xam algum vestlglo mais ou son. de Frank Slnatra, de 0ft tua! e a liturgia exterior. O menos percepUvel de aua pre- gory Peck ou de Jooeph Cot– lneludlvel bigode latino de sença anterior. O herol que ten? perguntareis. Bem; Ronald Colman, ~ o topete' !ou- demos por clesaparecldo entre queremos mo.trar-nos psi ro e Impecavelmente penteado u ruln38 do cinema mudo nio logos, porém acham01 quf! de Leslie Howard. tbn hoje o foi tanto que não o volti!mos do último, nlo é aenlo o o ,eu equivalente feminino no a encontrar na época falada, ceaao multo adiantado de •·aplomb" lnalteravel de 1r, ne UIJI pouco mata aclimatado ao matacio do "Jeito" brttl Dunne ou a testa alta e oon- gosto norte-americano, no tra- enquanto que os ontros c!escente de Greer Garson . Me- buquetro de ''boudolrº à Ceor- pondem por aua Jtwmtude, na nos mal que o manetrl5mo hrl- ge Brent, ou o corairlo de ba- frag!Jldade, e aua oculta ~• tánlco, o norte-americano tem nhelra, à. William PoTtll. adlvtnhada lntenaldacle romt.n. Oeorae Raft IIÓ poude herdar tlca, e u suu condlç&. es~ de Valentino a qualldaM de cJa15 da mulher de ontem P "vllloº que o Italiano realçou umpre, de aqui e de t/ldo, no papel de Jullo Desnoyera; Jugarea, ou seJam: o lnatln mu, em troca. Tyrone Power da maternidade e a. neceulda nio foi mll.u subatltuto do orl- de de uma dose mlnlma de gtnal na veralo falada de mance. Com preendeis. 11!1 "Sangue e Areia" e Marta An• raa. que e.te mundo nlo tonleta poderta oer um perfcl- habltavel de outra lll&ll8lra Roma, cidade aberta Bordando um uaunto Inter u.n~ e hwnano, onde aio focall· zadu de pungem aa CC>llRIQ\Wl· clu da guerra mund!al, aem IUU atrocidades. " Roma. cidade aber- 1.a" que a R<p ubllc vai apreoent&r nos mostra.ri nm tema atnuro e rep leto de ep l.ódloo sensaclonalo, onde 01 "partJS&Jll 11 aio os Snte· grant<a n• li~ ele sua cld•• de. quando persecúJdol pela poll– cl• lnlmlga, aofrendo brut.alldadea sem conta, ,e:n Jamaà esmorece• rem em rua t6 tnquebrantil"el, aU a. vltórta final. ºRoma, cidade aberta'', conta c.oth um elenco de clesl,aque na clnematosratla !IA· llana, l&ls como Aldo J!"abrul, Arua. Macn.,,,. M&rcelo Parllero e muJtoa outroa Mademoiselle Bonaparte o d-.io IJnplacl.YeJ l'MOlveu re– dr-lho & &!nu,. arnnc,.,,clo-lhe o ..u maJor amõr I Um e&J)et~ prodUZ!do como a6 o clnema. fran .. e& ube fue:r, e um grande elen. co de utr011 doe mala renomados na Pran,;& : Ebt1ge Plulllúe, R.&r mond RouJ,au, Alml Clarlond Monlaus Jc,yce, Simone Romant' tooos conduzJdoo pela mio do c11: retor Ma urtu., Tournrur OUÇAM: A RADIO TUPl 1.280 Kilociclos PARIS, (B. F. J.) - zam-H, atualmente, na pa, !numeres featlvata eln tográ!!cos, em Bnurelu, Local' to par para Monsler Beauc!llre. Não se precisa de multa !ma– gtna.ção para dar uma volta a Crl8ttna d& Suécla e v~-la de re,-és, com a meama Greta Garbo nos braços do aucessor de John Gllbert, dlafarçado cle&ta vez em Armand Duval. !!! por pouco que exercitemos a memória., oo nomea de Theda Bara, Nlta Nalde, Marlene Dle- no, Vmesa, Cannea. trlch e até o aotaque estranho Não se pode, COII e a voz grave de Greta Garbo, menoeprezar certu manlf que foram toda uma modall- ções locab, que embora nlo dacle vamplresca do cinema nham a mesma. lmpon norte-americano, eneontri-105- du Internacionais, tam emos perfeitamente alntettu.- contribuem para o preaUsto dlfuaio da oetlma arte A&!lm, acaba de H em Arcachnn (França) W11 regional, H111ldo doa" te temaef me". Foi xi I dia um filme, em trea 1ea111f, que permitia ao publleo lher a hora mata con para v~-lo. Foram ~ camente pellculu de p qualldacle, entre u quala pie conforme" e "Lo dl aoulfle" IF'rança 1, "Ca Bali" e "Cancfon dei reea (Estados Unldosl " da" (Málco). "Vlvere ln !IWlaJ e· "Odd man out" ( Bretanha>. Novidades do cinema PARIS - O maior lnteresae Brumea" 6, neaaa pellcula au– que oferece "Le Mlrolr" 6 pro- batltuldo pelo "amol<Jng"' e o porclonar ·a Jean Gabln, um colarinho branco. Jean Oabln doo melhores atorea trtglcoc repreoenta o papel dum homtm francesea, um papel à aua me- de negócios, grande bUl'i\l~•· dlda . O c~lebre chap6u de "Pó- Mas nlo percle Mil ar ele "bas– pe le Moko" e cio "Qual des tonel" e seu hábito de mettr u mlol nos bolaos do filme efti dlrlglclo L&my e 6 a sua·prtm du,10. A principal femlnJna é Martlne O sr. Pierre Bourdan, tro d.a Juventude, Artes • tru, acaba de aprovar a ç1o doe fllmea fran– aeriQ apreoent,.dos no P de Vene,a 8ãn quatro flJmp-5 de metragem: "Qual dee vrea", de G. H. Clouzot: Frérea Bouqulnquant", ele Daquln; "MDnsleur Vln de Maurtce Cloche; "Le au corpo", de Claude Autan L&ra, e quatro filmee de metragem: "Payaa~e du ce", ele Couateau; •·1.& ROM le Rqáda", de Wchtl; Vampiro", de Jean Pai • Eacalacle de Parta", d' l'ot. PARIS - Por ocaalio do tlval do Cinema em Cann que oe realizou de 12 a 2!I mée de oetembro. reuni oa aegulntea CongreMOS. Congresao Internacional Clubes ele Cinema: IX 00llá greaso cio Filme ClentJilco Técnico, sob a direção do Jean Palnlev6, diretor do tltuto Francea de Cinema fia Cientifica e Técnica, nada Internacional do ct para a Mocidade: Conifesao da Federação In nacional da Impreru<a Cln tográllca 1 Por último foi reallzad Festival Internacional do me Amador e um Congr temaclonal dos Produtore1 nematogrl1flcos. O Brull fez-a• representar Congr ..., do Filme Cfen>l e Tknlco com a• segutn produções do Iru<tltuto na! cio Cinema Eclucath~ Rio de Janeiro· P ca~el!te burlesca "Lo Cou çados com dellcadaa. Waurl– p1e Ideal . ele Bernard Rolnnd ce Chevalier que pertence tan– • Raymond Rouleau: hoje, no to à época de 1900 como ó..,,,._ terreno da com~la esptn 1~:il, sa, é aqui o centro do ftlree aorrldente, ternamente lrón!ca, 1 apar~ ndo ao mesmo tempo L\f LIRIO NA CRUZ reiit>la a , nnrn,e- lutllldade do t~mpc ram~nto arti!Uco de Ray 'hlhri"' romo allat Ji f J • bllcado em no!sa pagina O "bebedo" ln\•eterado de "F.urapc, Humana·· 0 zventurelrÕ de , -~i""Ur•,rnfa'' e O anaºd a.crn ~!ª~º rm brilhante t~abalh,, ("IH• de Fr&AII: Bonaruc, dir1(14a pelo reande dlrJlor • rcaUuda pela Paramow,t. Com & y c,IA Barbara BrW- or.,ll• lm ~lrlo na (;rui, proJe,~u FlslologJa Geral f EpfJ experlmentall; O Crbtal. 09CI lador o Puraque; Convw,o rapla l!:létrlca; •· IOV!men """º uma utrellDJia' GUI é um 11.ncMto dos V etata; o Coragr,1t f d• ~ Lwc.:4.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0