A Provincia do Pará 09 de março de 1947
frAiGAHOO A IURADA-TRONtO DO AMAPA' parado com A esquerda, auto-pa"ol terminando um tre<ho de cf=rca de 1.SOO metros. No centro, ne<ho de mata de 150 metros ele extensão elestec4Hlo, •Mtille e IIM– ouxilio de "treedezers" em openCK 8 hora, ele 1erviço. À direita, uma ponte em concreto armado re<ente l!l'!nte construida. • Notave p o rodovia rio em plena . ' n • ,..,, execuçao Território do Amapd • A estrada tronco. de Macapá a Clevelaridia. ·terá 555. quilo- • • metros de extensão -- Já está sendo atacado o 0r1me1ro trecho Resultado da capacidade· de iniciativa e do dina1nis1no do governador O dinamismo e a a~o .~ficiente do capitão Jana– ry Gentil Nunes, à frente dos destinos do Território Federal do Amap6, têpi se feito sentir através obras de grande alcance poro o desenvolvimento e progresso daquela rico região . . Como primeiro gover– nador daquele Território. o jovem administrador im– pulsionou importantes se– tores da atividade gover– namental, batalhando em pr61 do saneamento e aproveitamento da região, educação do povo e pro– gresso das vastas 6reos, que oonstituem uma das mais preciosas riquezas da Amaz6nia. A vontade férrea e o de– cltõo do governante do Amapá tornou possível su– perar todos os obstáculos e, dia a dia, surgem me– lhoramentos, como os re– centemente introduzidos nos setores da Educação e da Saúde Público. Haja visto o construção de no– vos Grupos Escolares e Postos Médicos nos cida– des do interior do Territ6- rio, inestimáveis melhora– mentos com os quais mui– to lucrarão as suas popu• loçbes. que outrora viviam à mercê da influência ne– fasto do analfabetismo e das adversidades do meio. Não é ,6, portanto, a capital do Território que tem merecido o atenção do capitão Jonory Gentil Nunes e de seus auxiliares mos, principalmente, o In– terior, desde Oiopoque. Amopó e Mazagão olé o mais longínquo vila, onde lutando com os tremendos dificuldades de toda o or- 1 dem existentes, os gover– nantes do Território Fede– ral do Amapá vfim empre– gando os seus maiores es– forços afim de levar o c'bn• farta e o assistência de que tonto carecem os populo– ,;ães . ISTRADAS EM CONSTRU– ÇÃO NO AMAPA' A condição precípuo po· ,a O desenvolvimento do T!n"ório Federal do Ama– pá, resume;-sto 110 trons- e Capitão Janary Gentil Nunes porte fluvlal e terrestre. O Ição, do Governo omopo• fluvial francamente enco- ense, com suo equipe de rodo pelo SERTTA Navego- borc.os e motores; o !erres- REALIZAÇôES DO GOVERNO DO AMAPA' - Em cimo, visto de um conjunto de casas em alve– naria que serve de residencia para diretores de Divisões e chefes de Serviços recentemente cons– truido; no centro, pavilhão de sanitários públi– co1 para homens e mulheres em bairro pobre e frequentado por operários; em baixo, trecho da e~trada Macapá-Clevedandia entre Macapá e Farto Grande, vendo-se a maior rampa do trecho com aterros e cortes já concluídos. Ire em execução e estudos. gradas para os talwegs pá-Clevelândia "será a es- Temos que fazer uma naturais . pinha dorsal do desenvol- perfeíto separação entre A estrada está sendo vimento econ6mico do Ter- as duas espécies de trens- coNtruida com máquinas ritório . porte pelo seguinte moti- pesadas e mecanizados. GRANDE FONTE DE vo. A rfide fluvial principal de grande rendimento . RIQUEZA do Territ6ria é no sentido Dois possantes bulldozers Estendeu o çapitão Ja- transversal W-E quando fazem o serviço de com- nary Gentil N_unes suas a – as maiores necessidades pensação do movimento tençães ao vasto interior para o progresso da região de terras . A palrai em ser- do Território que governa resume-se no sentido S-N; viço, que se vil na foto- no sentido de explorar o nestas últimas enqua- grafia, abre o valetamen- mais passivei suas rlque– dram-se até as necessida- to e abaula o leito . zas. Exaustivo trabalho es– des militares a lém das co- Os baeiros e pontes vém merciais, como de maior sendo construidos com tu– importâncio. bas de concreto armado Portanto, a concepção poro as precipitações plu– do plano rodoviário, as- viométricas normais . Uns >ente nesta base é a per- 16m 80 centímetros de d i6- feita solução do problema. metro trabalhado o 80 por Uma rodovia tronco ligan- cento de secção, quando do Macapá, à capital, no das grandes chuvas de in– rio Amazonas, centro bá- verno sobre o igarapé do sico donde se irradia o Atalho, é feito também de progresso e Clevel6ndia !ubulões e aterro sólido . no extremo norte do Brasil, E' obra definitiva. O seu junto -às Guianas, no O ia- custo, auim como dos peque . Desta rodovia boeiros, é reduzido . tronco então partirão os Além dos estudos e pro– ramais que qual sistema jetos que se realizam, irradiante, levarão vida e acham-se em construção progresso a todas as re- os trechos entre a cidade giães do Território . de Oiapoque e Base Aérea A estrada tronco, terá de Oiapoque, estenden– aproximadamente 555 do-se olé o Porto . São 8 qu il6metros de extensão, mil e 100 metros, tendo ~endo que o prime iro Ire• como obras dorte uma , cho Mocapá-Porto Grande ponte de madeiro sobre o 1 tem 120 quilômetros que igarapé " Patauá", ponti- taque na produção do Ter– ritório pela sua posição no com é r c i o internacional. Técnicos de capacidade re conhecida visitaram, que logo após anunciada o descoberta, o reg ião man– ganifera, não esconderam seu entusiasmo diante da abundóncia daquele mi• nério. Ao mesmo tempo, o rapitão Janary Gentil Nu– nes fqcilitava a todas 1 estão sendo construidos lhães e boeiros. Estes ·es– com inúmeros obras dane tão sendo construidos . A consistindo em boeiros e estrada ficará concluída pontilhões, todos e., con- em breve . 1 creio armado . A ligação entre a cidade 1 As condições técnicas da do Amapá e Base Aérea estrada, são de alto pa- do Amapá, também vem drão . Rompas máximas sendo executada, estando 1 de 6 por cento e raios de concluido-o trecho de mata curva oscilando entre 300 entre a cidade e o campo . O REALIZADOR - Flagrante cio capitão Jan.,y Gentil Nunes, o din6mico governador do Territó– ,io do Amap6 quando usava cio palavra por-· sião do lançamento de A PltOVINCIA DO ltAltA'. Ao Mu laclo, o 1eronel José Faustine, interventer 1 e 500 metros . A estrada é Em todo o plano rodo- de leito de terra encasca- viário, foram feitos até 1 lhado e comprido . No ve- agora, cerca de 366 qui- 1 roo haverá possibilidade lõmetros de reconhecimen– d_ alcançar velocidade de tos, -418 qu il6metros de es- 100 quil6metros horários, tudos e projeto~, além da roos suas tangentes de qui- porte já construida acima i6metros de extensão. As mencionada. suas curvas permitirão Este-ano deverá ser con– também grandes veloci- cluido • entregue ao trá– dades devido aos seus fogo intenso o trecho Ma– grandes raios. O leito da capá-Parto Grande . Até o estrada é de 9 metros de modos do ano vindouro. extensão sendo perfeita- possivelmente, chegar-se-á mente abaulado afim de a Amapá, etlquanto se evitar a erosão do leito e ataca também as ligações o acúmulo de água sobre mais urgentes . Na opi- o mesmo . De trecho em .,jão do Estado Maior do trecho, as valetas são san .xército a estrada Maca- n.. t• htaele, se, coroado finalmente de êxito com os descobertas de jazidas, que, neste mo• menta, proporcionam tra– balho o centenas de bro• ços e movimentam maqui– nas, extraindo da terra ri– quezas que, dentro em breve, !ornarão Amapá um centro adiantadissimo, onde o progresso já se in• filtrou e começo o desen– volver-se com extraordtnó– ria rapidez. O manganês, por exem– plo, descoberto no Rio Amaparí, e que está sen– do extraido e aproveita– do, toma um lugar de des- quantos ,e intereuossem pelo jazido e extração do mangan61, meios de trans– porte e locolizaçõa. Para comprovar a import6ncia da de,coberta foram fel• tos analises em amostro, colhidas sem a preocupa• ção do escolha • cujos re• sultados atestar<Un o se• guinte quanto ao teor do mongon6s metálica, 2 3 " 5 6 .C2,6 51.,5 -47,5 5-4,1 43,5 -42,2 7.. -tr,2 A.. 57,1 a.. 55,5 O ferro existe tombem ~m quantidade assombro– sa em varias pontas cio território. Regiões riquiui– mas, de facil acesso, eate~– dem-se a perder de v ta. Hoje, apó1 a vi1ita de K• nicos, o ferro ••tá ~ extraido • constitue uma fabuloso fonte de rende para o Terrlt6rlo Pederal do Amapá. PIOOltlOE 0 TIIIITOIIO Quem visita a capital do Território do Amapá • conheceu há alguns anos atrás, nãa poderá sufocar Hu entusiasmo perante • · surto de progresao que, rapidamente, tranaformou Macapá. E pelos HUI me• lharamentol póelem ave liar•H perf.itllmente 01 obra, que, pw cletermiMl– s6a cio capitão .ltilltlfY Gentil Nunes, e116o NnA realizaclo1. O povo- mere- · ce todcr a atens6o • NU geverna-'ar, que lhe ,,.. porciona a n__.rla - slattncla afim • que • produf6o n6o 1efra, ele um momento pera outra, uma quedo. Amapá .. tá protlv1111• do • els a ramo ele Nu ._. Hnvolvlmento. Tornov-N, a;ar•, nllo somente u . luear ~ tr•ltalho eén.. tanta mas tamltem um ponta visilaclo por turl1• tas. Um magnifica hotel foi erguido, reslCNncloa paro 01 auxiliam ela N• miniatração do capltie :Je. nary Gentil NunH ferem construida,, e, para re~– çar 'o lnteresae que a po– pulação merece do goytr• no, o capitão JaMry Chft. til NunH fez erguer u111 moderno hospital OflCN • prestada toda a11l1ttnci• m6dica 001 habitantes • Macapá, Deste macio, o Territérie do Amapá, numa faN • pleno re11urglmento, to,. na•••• dentro do •••li• uma força ele no110 """-" za, • desperta o intere... de outros palae• o que mais ampliar6 suas imen• $as possibilidades eeon6- micas.
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