A Provincia do Pará de 09 de março de 1947

o 1ovem aamm1srraaor im– pulsionou importantes se– tores da atividade gover– namental, batalhando em pr61 do saneamento e aproveitamento da região, educação do povo e pro– gresso das vastas áreas, que eonstituem uma das mais preciosas riquezas da Amazônia. A vontade férrea e a de– c1K10 do governante do Arriapô tornou possível su– perar todos os obstáculos e, dia a dia, surgem me– lhoramentos, como os re– centemente introduzidos nos setores da Educação e da Saúde Pública. Haja visto o construção de no– vos Grupos Escolares e Postos Médicos nas cida– des do interior do Territ6- do, inestimáveis melhora– mentos com os quais mui– to lucrarão os suas popu– lações, que outrora viviam mercê do inflLJência ne– fasta do onolfobetismo e dos adversidades do meio. Nõo é só, portanto, a copito! do Território que , tem merecido a otençoo l do capitão Jonory Gentil Nunes e de seus a uxiliares rnos, principalmente, o in– terior, desde Oiapoque, . M - t ' l Amapá e ozagao a e a 1 mais longínqua vila, onde l lutando com as tremendas i di.ficuldadas de toda a or~ ! dem existen1·es 1 os gover nontes do Território Fede- ' rol do Amapá vêm empre– gcmdo os seus maiores es– forços afim de levar o con– forto e a assistência de que !onto carecem as popula– c.ões. ESTRADAS EM CONSTRU– ÇÃO NO AMAPA' A condição precípuo pa– , a o desenvolvimento do Te,··; :tório Federal do Amo– pá, res1.H•t1e; ·s~ I\O trons- - dram-se até as necessida- to e abaulo o leito; des militares além dos co- Os boeiros e pontes vêm merciais, como de maior sendo construidos com tu- importância. bos de concreto armado Portanto, a concepção para as precipitações plu– do plano rodoviário, as- viométricas normais. Uns sente nesta base é a per- têm 80 centímetros de diâ– feita solução do problema. metro trabalhado a 80 por Uma rodovia tronco ligan- cento de secção, quando do Macapá, à capital, no das grondes chuvas de in– rio Amazonas, centro bó- verno sobre o igarapé do sico donde se irradia o Atalho, é feita também ~ progresso e Clevelândia tubulões e aterro sólido. · no extremo norte do Brasil, E' obra definitiva. O seu junto às Guianas, no Oia- custo, assim como dos poque, Desta rodovia boeiros, é reduzido. tronco entõo partirão os Além dos estudos e pro– ramais que qual sistema jetos que se realizam, irradiante, levarão vida e acham-se em construção m a,s poss1ve1 suas rique-1 rapitõo Janary Gentil Nu– zas. Exaustivo trabalho es- nes fa_cilitava a todos 1 progresso a todas O$ re- os trechos entre a cidade 1 giões do Território. de Oiapoque e Base Aérea • A estrada tronco, ter6 de Oiapoque, estenden– o.proximadamente 555 do-se até o Porto. São 8 quilômetros de extE'nsão, mil e 100 metros, tendo ; ~endo que o primeiro tre- como obras darte uma '. cho Macapá-Porto Grande ponte de madeira sobre o : tem 120 quil6metros que igarapé "Patauâ", ponti- estão sendo construidos lhões e boeiros. Estes es– ! com inúmeras obrai; darte tão sendo construidos. A : c:onsistindo em boeiros e . estrada ficará concluida ? 1 · poni'i!hões, todos em con- em breve. ! rre to armado. A ligação entre a cidade ! ,e\!. condições técnicas do do Amapá e Base Aéreo ! estroda, soo de alto pa- do Amapá, também vem 1 drõo. Rompas máximas sendo executada, estando ! de 6 por cento e raios de concluido o trecho de mata ! :::urva oscilando entre 300 entre a cidade e o campo. ~ .·,. _ j e 500 metrot,. A estrada é Em todo o plano rodo- ,, il'Wii;f:f ' de l;ito de ter_ra encasca- v,ano, foram feitos ot~ ::;e,~ ~m~· ; !ncioo e comprido. No ve- agora, cerca de 366 qu1- Rt:ALIZAÇÔES DO GOVERNO DO AMAPAi - Em cima, visto de um conjunto de cc:s<:\s em a lve– naria que serve de residencia paro diretores de Divisões e chefes de Servi~os recentemente cons– truido; no centro, pavilhão de sanitárioi públi– cof para homens e mulheres em bc:drro pobre e frequentado por operários; em baixo, trecho d-t1 estrada Ma1:apá-Clevedandia entre Macapá e Porto GrGnde, vendo-se a m~ iea tampa de t recho com aterros e c:ortes 'é1 cc.nc !u:dos. l rà o haverá possibilidade lômetros de reconhecimen- 1 d .. olcançar velocidade de tos, -418 quilômetros de es– ; l 00 quilômetros horários, tudos e projetos, além da l r, os suos tangentes de qui- parte jó construido acima ' iômetros de extensão. As mencionada . suas curvas permitirão Este ·ano deverá ser con– também grandes veloci- duido e entregue ao trá– dodes devido aos seus fego intenso o trecho Ma– grandes raios. O leito do capá-Porto Grande. Até o estrada é de 9 metros de modos do ano vindouro, extensão sendo perfeito- possivelmente, chegar-se~á mente abaulado afim de o Amapá, e,,quonto se evitar o erosão do leito e ataca também as ligações ! o acúmulo de água sobre] mais urgentes. Na opi– i o mesmo. De trecho em ,-,ião do Estado Maior do l trecho, as valetas são san .xército a estrada Maca- O REALIZADOR - Flagrante do capitão Janary Gentil Nunes, o dinâmico governador do Territ6- tio do Amapá quando usava da palavra por oco– siõo do lan~amento de A PROVINCIA DO PARA'. Ao Hu lado, o c•ronel José Fau,tino, interventor neste Er.odo. se, coroado finalmente de quantos se interessassem êxito com as descobertas .pelo jozido e extração do de jazidas, que, neste mo- manganês, meios de trans– rnento, proporcionam tra- porte e localização. Poro bolho a centenas de bra- comprovar a importância ços e movimentam moqui- da descoberta foram fei– nas, extraindo da terra ri- tas analises em amostras quezas que, dentro em colhidas sem a preocupa– breve, tornarão Amapá ção da escolha e cujos re• um centro adiantadissimo, sultados atestaram o se– onde o progresso já $e in- guinte quanto ao teor do filtrou e começo a desen- manganês metólico: volver-se com extraordTn6- ria rapidez. O manganês , por e?(em– plo, descoberto no Rio Amaparí, e que está sen– do extraido ~ aproveita– do, toma um lugar de des- • ' 2 3 4 .. 5 6 .. • • . . 42,6 51,5 .. 47,5 . . 54, 1 43,5 .. 42,2 extraido e constitue uma• fabulosa fonte de renda para o Território Fedei-ai do Amapá. PROGRIDE 0 TERRITORIO Quem visita o ca,=,itol do hrritório do Amapá e conheceu há alguns anos atrás, não poderá sufócar seu entusiasmo perante o– surto de progresso que; rapidamente, transformou Macapá. E pelos · seus me– lhoramentos podem ava– liar-se perfeitamente as obras que, per determina• ~o do capitão Jenar.y Gentil Nunes, estão sende realizadas. O povo -m•r•• ce toda a atenção de s.u governador, que lhe pre.. poreiona a neeeeeéria ea sist6ncia afim de que e prodU1ào não sofra, tAe um momento pera eutre, uma queda. Amapá está proeu~n– do e eis a racéto de seu de– senvolvimento. Tornou-,e, agorci, nõo somente um lugar de trabalho cena.. tante mas tambem um ponto visitado por turi1• tos. Um magnifico hotel foi erguido, · resicleneias para os auxiliares dca êâ.. ministraçóo do capitáe :Je– nary Gentil Nunes feram construidos, e, para refor– çar o interesse que a po– pulação merece do gov6r– no, o capitão Jçsnary Gen– til Nunes fez erguer um moderno hospital onde é prestada toda assistincia médica CIOS habitantes, a• Macapó. Deste modo, o Território do Amapá, numa fase de pleno ressurgimento, tor– na-se, dentro do Brasil. uma forço de nossa ffilU.– za, e desperta o interesse de outros poises o que mois amplia.ró suas imen– sas possibilidades econ6- micas.

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