A Provincia do Pará de 29 de julho de 1947

emaiaôn!co entregue a sua própria ~one. à mercê da concorrência. vlto– .·,osa. da produção asiática., e a In– dústria nacttmal sem a proteção ne-· c::e~sárla O produto da nossa indú:1 1945 571. 1946 708.8115 1947 (•) 8~-QOO 1948 e•> 1.o:io.000 trla extrativa nã.o resl.ste a eee& ·com– petência, um& vez que ao tra.bal'lo agricola corresponde sempre 11m ma.~ bs.\xr, custo de produção e dev!do n.esmo às condições peculiares erc, 4ue se real!zam :a.s atividades n& fln– r ~•ta, sem levar em conta as clrcu!1JS• 1:t 1 .:J.claa em que l!l.e encontra. a ,x– ploração da borracha no Oriente, •er– Yida de braços abundantes e baratõs Esta.vamos, assim, ante um dllem,.: e•> Programado :pelat .. ind'1atrta1. GU o amparo à produção amazônlc& por uma política de preços que per– mita o desenvolvimento d~sa produ• ção, da matéria prima e do produto manufaturado, ou a lnacão do :Esta– <'o em face do problema. lmportan • c'o na degrsdaçá,o dos preços, no dei– povoamento e abandono dos serln• gals, na. pa.ra.lização dos negocios, ;,a, retração do crédito, na depressão w. mercial e na. reprodução dos que.oiros que ma.rcam a decadencla ·de um.11, época que & história econômica d~ grande planleie equatorial rogllSt.ra, usslm como assinala a !alta de com– preensão dos grandes problemas na– cionais, como eeee do aprovettam"'l to e da recuperação do vale amazô– :c,eo, de parte dos homens que tinha~ " direção do pais. M&ls de ~llll mllbão de pne11D1t• tlcos: Essas per1pectlve,a de cr~lm•nt~ d& produof.o tnduatrlal de al'tlgos d11 borr&ch& 11lío tanto uieta juatlf1ca.ve :11 quando 110 1nt;enamca, a .1mportaçll:, de velculos quo rodem eôbre pneu– m6.ticos e ot.mariie de a: e tem de• cenvolvlmento C:e$Cente o J:!Of!l!O sl&te• ma. rodovl6.rto, comi, acentua o nobro rel&tor da. oomlulo de ,inançae da O& ma.ra dq,s Peputadot, em teu. pare– cer. A eettmatlva d& tabrt~çl!.o .:1., mais de um m~io de pnew:nâttcoe, em noeaas uatnaa, no próximo ano, segundo o programe, d~ m-e6.IUU, l)II• ra. atender às necMl!idades do me:– eado 1uterno, não é exagersc!a, ba•• tando considerar que se elevam a. cêr• ca de 50,000 011 vetculos, do gênero, & 1orem importados no corrente ,u;o. Temo, ainda como poµde;a,vel & POS• ~lb111dade do lpcrei,;,,f,11:1t&nnos .a n011- eaa exportações de :pneum6.t100, e ce,. maras de a, pua Oll palies v1zlnllC'J3, toda a vu que poe,am01 . competir com os pi;-eçoe dos merc11,d6s d& con– corfên~e., o que • eernpre P08111v~l se a.tendei;mos a que tambern pro~ duzlmbs ou'tta 1l')&téfle. Pflp'.)A _-en– clal, que é & loria, .à :tabrlcaçlo de p11eumátlcos e temos condições f&– voravets de preço de m,o de obr& Mnda em 1944 podemos vendér à, Ar· sentlns $. Q20 tonele,daa de câtiiaras de e.r. no vàlor de Cr$ 150. 436. 000.00, "4-~ tonell&c!aa de pneumi!,ttcoa, uo de Crt 11!5,851.000,!)0. Situação proill1'5sora: Se levarin011 em conta tod.011 esees tatba e elreunstanetas. que •e ajils– tâlxi para &l!tllnalar uma ldtu.aç6o ex. ce~c1on11,lmente promla.sora p&ra a sorte do produto ainazônlco, em !un- 940 dO!I tnterÓl!Bes nacionais. tereraoi; um regime de perfeita segur11,nça e C11tabllldac!e num dos r11,mos de ca– pital tmp0rta.ncia de nossa econom111,, a ealvo de desnlve11 e perturbações tão comuns em noeso país, ampara• do que fica o produtor primár'.o oon tra ae surpresas e oscilações ru1- n08&s d06 preç011 do proc!uto do ~eu trabalho e lnlii'.lstrla contra flutu~– ções que afetam & eua cap11,clda:1e de fabricação. No slstezna .do _pro- Importancia da borracha na· eco– nomia. nacion11.l A borracha repr~ent& hoje, corno repreGentou ontem, um !ator de CP.• pltal tmportancla na estrutura eco– nômica nacional. Durante vartoa de– cenlos foi o eegundo pr0<1uto de ex– i:;ortação do Bras!l e euetentãculo de Passou por Belelll o nosso cambio ao lado do c&!é. Cha• sr gou a ~epresentar mais de trlntll, e • r.inoo por cento dessa exPortação, fim Teotonio Pereira 11m ano só, constituindo-se elemt"n- to decisivo de noe11a balanç& comtlr• ela!. Atualmente ge verifica ver•fa. t'elro renascimPnto na. econom!llo 'ia borracha, embora em outro &ent!do Vai assumir as funções de embaixador de Portugal nos Estados Unidos J á não são os. mercados de export-d- ,;ão que absorvem a nossa produ~:!.r. Com c!estb;'lO aos Estados e a procuram, salvo no perlodo ,!a Unidos, p&~OU por Belém, on · guerra, em que essa procur& se de,- t em.baixa.dor d" Portu·gal t ir. ava a suprir as lnsutlclenclas ro- em, O "· !;ultante.s da. Invasão Japonesa nas junto ao govêrno de Washing– zon:is de produção asiática. A nossi- ton, sr. Pedro Teotonio Peret– r.,rodução passou a ser consumld11, pe-· la manufatura 'lac1onal ern PNJ'lt'l'• ra. ções que !azem prever um tot&l '1e Ourante muito temr,o o i:ir. ~b~orpçáo dentro de pouco tempo p d T oto 1·0 everceu junto quando ficaremos Inteiramente tnde. e ro e n ,. · · pendentes dOG mercados externo~ ao govêrno brasileiro o elevado :t-·ess& hora, que se aproxima teremng cargo de emba.ixador, do qual ::.tingido a um estado de autosn!I- b d t f 'd a c!enc!a, que nos livrará de quatsqu~r aca a e ser rans en O par preocupações sôbrf\ o destino dos ~x- os Estados Unidos. O avião em cedentes da borracha, à base de nossa que Viaja, 0 ilustre representan• atual produção, teremos e a~segur.,,do te diplomâtico, aterrissou ri.a o equ!llbrlo e a est&b!lidade à vtda, econômica da região produtora, ,tó Base de Val•de•Cans, prosse– que se processe a mob!lização da va- guindo viagem depois do tem- 1·1ada gama dos demals produtos t'e- • · b t gloni;!s, que ainda não tiveram apro- po necessar10 ao seu rea as e- ..,e!ta,mento à altura das sues p~ss\- cimento. Mesmo assim, O em• bil!dades, ao tempo em que ficará ba1xador Pedro Teotônio · 1·e• deson'!rada a União d&e reaponsao•.11- cebeu as homenagens da colo- dades que está de ampar&r aqueir. . prodtlção, pelo flnruiclamento. A ab- nJa portuguesa residente no sorpç~o Integral da matéria p1·1m;, Pará. Prestou ligeira declara• amazonlca pela nossa me,nuf&tur,, li ~,o ·à re"'orta••em de A PR0- 8 solução ótima do problema q,ue ~· ~ "' , tanto virá fortalecer a unic!ade eco. VINCIA DO PAR,\, tendo l'e~ nõmica do país. corda.do a, sua estada no Bra• ne,envolvtmento da tnddstria., 1111 onde sempre gozou da es• O projeto vis&, pois. eatabel•~•r • medidas que permitam a translçll.o tima das autorldad.es e da co~ da situação em que vtvlli,mos, na ac~ lonia portuguesa do Rio de Ja-, :aomia da borracha, rte produtores o.o neiro Revelou que iniciou u matéria prima de exportacão, ?&~ • · · . um perlodo de consolide.cão de:!ln't'.• construção de um grande ed1• va dessa economia,· em coordenaçã,, ticio, na Capital Federal, para e<:m a indústria nacional d& !abrir-"'• a e,.,..baixada de :Portu.,al Ess~ çao de artefatos. Temos, al!âs, con- •!• "' · ~ções excepcionalmente favorav,,.le ed1f1cio é de 12 andares e a sua construção já está plane– jada. Manifestou o seu desejo ele voltar ao Brasil, possiv<'l• mente quando aqueJe edificio f:stiver concluido e, antes de despedir-se, dirigiu por nosso intermédio, uma saudação a todos os portugueses residen•• tes na Amazônia, especlalrnen– ta à laboriosa colonia lusa no Pará. Ataque terrorista contra a "Reuters" JERUSALEM, 28 (R.) - Dois rnen-,– broa do pessoal da agencia "ReutPrs" t,m Tel-a-v\v, foritm atac&dos ~~i,a noite, amarndos e amordaçl\dos com au&a próprlu caml~a.s por trê~ h,>– menii armados, no segundo ata1,ue terrorista, Judeu contra a "Reuter~" em sela ~mana•. Os terrorlstag q 1 '.,. braram un1 armário n& red,11,ção E roubq,ram 01! estenee!s fugindo 11, ~.:– gulr num taxi, levando outross!rr: um mimeógrafo e um& máquina de t;screver. O teletipo felizmente !IC·lU navio Inglês. -------------·- Oucam a RADIO TUPI 1280 Kilociclos da parada dos trens na .l!l• .r • ue Dftlgau~a até então ali existente A diretoria da Estrada de Fer– ro de Bragança suprimiu, desde o dia 19 do mês corrente, a para– da de Cupú-açú, situada no qui– lometro 34 da :ferrovia bragan• tina. ta a sua utilização como tambem acarretaria o encarecimento dos produtos. IMPOSSIBILITADOS DE ,I\DQUIRIR GENEROS aqui em prtnCtptÕs de setembro para I t..•VCN..J~ .1111./0.l:aa u,...._"'"0.t - ~ ................ ...... li:' ... B Europa. Araujo e Erotlldes Calr.do, NAVl!:GAÇAO D1' M. L. ALBU• De Gurupá, - AI).tonlo Alberto .iu3 . '1Ut:RQUB Santos, Angellea d& Silva Martlns, "Anatolio" - Saiu a 23 à, llolte par 11 Manuel dos Santos Filho, R•lmundo Chav&L Pinto S&, Eduardo Gomes Pereln1, NAVEGAÇÃO PERUANA Walter V. Medeiros e Antlloqulo e,,,. O "Artas" E' esperado até O 'm Pes Pereira. do mês C!e Iqu!tos. De Brevos - Dolor~ Tava.res, JoA•- 0 "Santa Monlca" -· De Iqultot é Azevedo Luea1, Antonio Ralml,lJld!L l. espera.do em agosto. Filha., Sebastião Sousa, Manuel .Ro• DEN NORSKE SYDAMl!:RICA drlgues Silva, Antonio Berns.rdes S. eents., por llbrà:··-··~------ ll•Je Anterior Março •• •• •• 27,31 J#G lo •• •• •• 215. 1, Julho .••• •• 25.31 Outubro •• ••• : 14.ll Setembro . . •. 24.00 :M.:tl --o mercado fcehou e2tave!, ülta de JO pontos, ,:otaudo-ae - cents , por llb·a: A medida está causando i,rejui– zos e sacrificios aos hàbitantes daquela local!dade, visto como era esse o unico meio de que d~pu– nllam para fazer transportar os generos que ali são produzidos. A unica case. comercial exis- LINJE Fllllo. Marta Dllma Vale, Barbam Hoje aat. tente em Cupú-açú, na. qual os O "Bandeirante" - Esperado a 15 Vale Gomes, Manuel Tavares de AI- Março 27.40 27.38 colonos adquirem os seus generoli de agosto, carregará para H&vre, A.11- meid&, Ma.nuel Tavares de Almeldl\ e Maio . • •• •• •. 26,21 21.1, de primeira necessidade, está, em tuerp!a, Rotterdam, Oslo, Gotenbm-- Eugenio Tavares Ferreira.. .mlho . • •• •• •• . IS.te 21.3, face da medida. que a diretoria go e Copenhaguo e talvez Portu:i:a1.. De Curral!nhó - Francisco Negrei• setembro ••• .. 2t.41l 2-1.30 d E F 'D b d t O "Car!na" - Carregará aqui, r,a ros de Sales e Gecln!l. Monteiro Sa- Outubro .. •• .. 2-1.~ 2,1,.15 ·• ,. a · · µ, aca e. e omar, a- primeira quinzena de setembro para les. Vendas na n-, 1.aa, 710 aMae. meaçada de fechar as portas, vis• i n Europa. · De l3ôa Vista - J3tanor M. Costa, ORR JtNC~ClUl.lAM OS Pltôi>UTbS to como não poderá. impr1r o seu Agencia - Fretheim & Cia. Ltda,. Erlvaldo Barbosa Costa, Glmolita Fe 1·-, 8 ACHA e!toque per outro meio cl,e trans- WESTFAL LARSEN co.· LINE reira Bori:es, Vald!ra F . Borges e Nova Iorque, 26 de 29 de Julho. porte senão o da Estada de Fer. o "Biranger" - Carregará aqui ... NU~on Borges. Vigoraram hoJe ur ser;u1niea ..-. A outra via de que poderiam va– ler•se aqueles colonos seria a es– trada de rodagem, que passa a cerca de 3 quilometres de distan– cia. Isao, porem, não só di!icul- ro d.e Bragança. ra a Costa em princlplos de aet,m,- De Jararaca - Manuel Martins Si!- ções en: cents.. por libra: t f ·t rbo va, Matilde Martins Guimarães, 'SQ- Retração dos negocios das companhias de seguros Esse auprlmen º• a ser ei O pe- Agencia - J. Dia.s Paes & c1~ zllda Guimarães Siqueira, Maria tr.<:>- Ia, e:strada. de rodagem onera de• Limltad'.l.. • cencla Soares e Antonio Corréa l!'er- masiadamente os generos, deter- VAPORES DA No&TJ!DIIKN P.1.M• reira minando o seu encarecimento. AMRRICAN um: SIAi MOVIMENYO DO PORTO "Rio Ve1·de" - Carregará neste DEVE SER ESTABELECIDA porto para Nova Iorque cerc& de .•O Ontem entn.ram: A PARADA de a!!osto. Aviões NC-88894 e TC.86905, de Seria conveµlente que a dire– toria da Estrada de Feno de Bra– gança, considerando a medida em relação aos interesses dos colo– nos que trabalham naquela loca• Agencia - Frcthelm & Ola. Ltda Buenos Aires; motor "Ararlzlnho", cto VAPOKSli GA ! !NA.PP Guamá; "Coronel Sampaio", de lga- 0 "Terezlna" - A 25, às 8 horas. rapé Mirí; "Mira.mar", de Tucurul; 11,trac&do em Irunapé. "Santo Afonso", de Chaves: lancha O "Tupí" ·- Sairá a 30, para Ma- "Olgs.", de, Guamá; ca,noa Dn.llla ', naus e Juruá, e Sol!mões, com a al- "Susel!na" e "São Sebastião" de varenga "Marreca" a reboque. CJururupú; motor "Javari". do Mn- As comnanhias de se,."'lll'os estão !idade, restabelecesse a parada de ..- Cupú-açú. 0 "Sapucaia" - A's 9 horas de 28, Jú. passava pelo porto Tapurú. · Ontem salra.m: O rebocador "Maria" - De V)lta . Aviões NC-88905 e NC-8S894, pars restringindo O seguro sôbre pré- Não deve haver intransigencla dios em Belém, dada a anormal!- quando o interesse público está em dade verifica.da, frequentemente, jogo, sobretudo tratando.se de la– no fornecimento <1e energia elé- vradores pobres, que vendem os trlca, pela Companhia de Eletri- seus produtos para transformar o cidade Paraense. dinheiro em mercadorias e utili- do Madeira é esperado a 1. Nova Iorque; PP-AVJ, .para o Rl·J; O "Laguna. - Chegado ontem dl'! I'P-AVU, p&r& :t.4i&mi; NC-88896, NC– Chaval, e escalas. sairá novamente 88919, PP-AVS, PP-NAL, PP-PBS, pa1a em principio de agosto, o Rio; NC-88905, para Nova Iorque; 0 estado precário em que se dades essenciais ao lar e à fa– encontram as instalações elétri• milia. O "Tenente Portela" - A 28, às lancha "Olga.", J>ara Guamt: ,ar,c-r r horas navegava frente à praia cte 'New Rochelle Victory", para N<1va São Salvador, 69 milhas para ,Ta- Iorque; motor "Unlversa,l". pa.ra Ac~~ burú. r6.; "Soc!pe", para. l\{anaus; ·'S&nt" O "Vitoria" - Salrã a 20, às 9 ho- Afonso", plj,ra Cha.,·es. "S~c, Clnuct\o", cas na maioria dos edificios da ------------ -– cidade e a agravação dos riscos / Grave crise ameaça resultantes do UBO de tramstor• mador~ll· e outros apa,relhos, com a Grã-Bretanha o intuito de remediar a deficiên- 1·as para Manaus e escalas. para. Abaetetuba: rebocador "Pacre'- 0 "Tt~. Jansen de Melo'· - Com a r11,s Horta", par& Camnctm: ~apor &lv. Rio Negro, a reboque sairá a 10 ''Acre", para Itacoat!ara. para Porto Velho e escalas. Mercado de gene·1•1)~ cin. do fornecimento de energia, estão determinando certas pro– vidências das companhias de se– guros quanto ao desenvolvimen– to de seus negócios em nossa ca– pital. MAIOR CUIDADO NA ACEITAÇAO DOS RISCOS Por outro lado, o Conselho Téc– nico do :rnstituto de Resseguros recomendou às sociedades o maior cuidado na aceitação dos riscos, procurando as mesmas incutir no espírito de seus representantes na cidade de Belém a necessida– de de conseguirem dos segurados a substituição das instalações elé• tricas defeituosas ou que se apre– sentem em estado precário. SITUÂ.ÇAO LAMENTAVEL Ob.serva~se, através das reco– mendações das co!llpanhias ele se– guros, quanto às restrições dos negócios relativamente a seguros de prédios, urna stiuação lamen• tavelmente criada pelas condições em que se encontram os serviços de luz e energia de nossa capital. \'APOJtll:!I PA&ncULAJUl:11 u 0 "Timbopó II" - Das Ilh811 é BORRACHA LOND ""S 28 (A p esperado a 27. M d ti I d R= . . , . ) - Todo3 os ó motor "Zéluiz" - Para as II"'•.• aberºtrucrªa ~oªfevcoho". an ma o, desdl' a Jornais londrinos publicam manc,he~ "º· ~ tes de advertenc!a ao lideres poí!tl- sairá ª primeiro. CASTANHA eos Ingleses sobre a grave crise <Jll$ O "Sobral" - A sair para Manau, Cont!nna c.ntmado e eom bó:> ij('.,;. ameaça o pa.ís, ao mesmo tempo cme a 30. 1 t:ição este mere&do, est~.ndo em ,l– o premler Attlee prepara.se r>at~ O "Rio Tapajós" - De Belterra e gor ae cotações de Cr& 170,00: miudlP., prestar eônta.s aos membros tra))a. escalas é esper11,do ª 1. Cr$ 180,00; média e CrS 220.00. i::ra·•,_ lh!stas do Parlamento sobre a sua O "Barão de Cametã" - De Ma- d!t. · · atuação no governo. Ao !Indar a, ~e- naus e escalas é esperado a 8 de CACAU nllina passada, Bevin, tltula.r do Fo- ll.go 5t o. reing Off!ce, Antony Eden. llder ,:,on- O motor "Correio de Irltula" - servador, lord Beverlc!B'e, llber11l e Ar- De Iritu!a chega.rã a 28 e sairá a l.º. thur Horner, comunista, secretl.rlo O "Rio Mar" - De ManaU& é es– ~eral do Sindicatos dos Mineiros, fl- pera.do a 29 do corrente e sairá a• 8 zeram discursos sombrios . de agosto para Itacoat!ara e esca,as. ·---·-- ·--~------ • _____ A lancha "Teté" - P&r& Tucurui sairá em pr!nc!plo de agosto. O "Tuehaua" - De Manaus e es– cal&s é esperado a 15 de agosto. O "Santa Maria" - De Tucuru•. é esperado a 4. Mercado firme, com cotações a Crs 18,60 ou melhor, sei:undo consta. AMENDOAS Babaçú, 3,20; Curuà, 3.0,1, M•1ru– murú, Cr$ 1.00; t.ucum&n, CrS 0,80 Merendo estavel TIMDO' RAIZ Com pequena& entradas o mer ~o.do eç,nt!nua. a manter a cotaçflo de Crs ~.oo. sem grande interesse. SORVA O "União" - Para o Xlngú e Ilhas Entrados reduzldl&31mns. Cot,,çáo, sairá a 29, às 21 horas. crs 5,00. O "Juplter" - De .Manaus e esca– las ·é esperado a 29. O motor "Parlntins" - Sairá em gaosto pa;-a ':['ucuru!. GRUDE Calmo e com algum ln teresse a : Pescada, 17,00: Our!Juba, 11,50 FIBRAS O "Viking" - De Manaus deve chegar em meados de agosto. :Em posição estavel, continuam r,,s Ma- operaçc!les, a eer efetuadas n11, base de: Juta, Cr$ 6,00; uaclma, CrS <1,50. O vapor "Parlntlns" - Para naus, sair§. a 2 de agosto. O "Môa" - De Manaus e escalas 4 ,sperado a 31. O motor "Pedro Ludovico" - Do Tocantins r\eve ches:ar a 29. O "Arar!ztnho" - Sairá a. 29 ,ia.·a o Cl:uamá, ~endo esperado a 1.0. O Rouxinol II" - Sairá para 0s ~:t ..::•::•:: ..::,:: .. :t-::•=•::•::~ ..:: .. ::.t:•!!•!t .. t:•::•!t•!t; Ilhas a 29. FARINHA Comum, Cr$ 20 00 a 22,00; er,pe. c-lal, CrS 28.00 a 30.00 o alqueire. Es– tavel. TABACO De 150,00 a 200,00 • arroba. Sem al– teraçf\o. AZEITE •oJe Allt. OisponlTQJ - L a t 8 X <repe .. . . . . . . .. JI S Plant She&ta • • • 2,& MercaGo calmo. ', LEO DE CAROÇO ALGODAO 1 Nova Iorque, 26 de 29 de julho. O mere&tlo fechou hoJe es'taTJll, com a.a seguintes cotaçie1 em eentt. por libra: "Primer Summer Ydow Bleach-&• ble". em carroa-tanques: ffoj..t Para entrep ena: )brço ••• . .• .. 19.00, 41.M 14.31 Maio .••.••.. --~11.. 50 38.00 U.'1 Julho .. •. •• .. :n.oa 33.50 H.31 outubro .• .• .. i4.()ft i, .oo 14.Sl Setembro .... , 211.00 211.25 14.31 MANIFESTOS Mot,or "Universal", do Acará, em 2517147. - Arroz nenet!clado, 10.320: cuí de arroz. 1. 560; fibras, 86; car,·llo, 30; pimenta. do reino. 166 quilos. --Canõa "Rainha do Brasil", de Salinópolls, em 25 - Arroz com c&s– ca, 6 060; fibras de uaclma, 350 q,ü,o lcs. --Canoa "Mlss Maracanã", de a... lmópol!s, em 26 - Fibras de uacirna. 1.300 quilos; farinha, 180 alquelr~c. --Canôa, "Gano do Norte". ao Ami:.pã, em 25 - Borra.eh,., 1. 700; ~er11ambL 320; cacau, 100; couros d• hol, 60; couros rllverr.os, 1"9 quilos( castanha, 11 hectolitros. --Canóa "Formiga", de Aratiell. em 26 - Sernambí de Cametã, 3.000; ma.çara.nduba, 980; timbó, 250; -:oi:– ros de ve,ido, 8; couros de quelx<tdil., l quilo. --Canôa "Feliz", de Abaeté, 1m. 24 - Cac110 ça, 125 frasqueiras. MALAS POSTAIS e Correio exp.,d!rt hoje: A ··rn.o ''Pan-Am~Lica.n". pare Nova !rsrque e escalas, Registado, à3 10 • re.:ho, às 17 hora~ --A vli\o "Pa.., Amer!can•·, para Buenos Aires. , ,,scalAs, às 16 e 17 norns --A,!fo Panal!, Para Porto Ve• lho P. esc;~.las, o~ 16 e 17 horas. --Avi~e> Aerovlas, para São L•1lz. 1''ortalezn, Natal. Recite. Salvad.>r, Vitoria. e Rio, às•·16 e 17 horas. --Canôa. "Portel", para Portel, h 14 e 15 hora~. --Barco "Vila de Salvaterra", i,a– ra Salvaterra, à~ 14 e 15 horas. --Canôa "C!dnde <le Soure", PM'a Soure, às 9 e 10 hor~s. --Vapor "De P!nedo". para Ma– i,aue, às 14 e 15 horas. --VatJor "Tupí", para. Santa!'(.,a1. AVEI"TURA.S DE TANCREDO O "Rio Cnjar!" - De Arumand:1- ba é esperado a 10 de a11:o.sto. O motor "Mercês" - De Manaus e esperado em prlnclpios de Agoij– Patauã, Cr$ 1'1,00; andlroba, Crs 7,50 o qullo. Mercado estaveL MAÇARANDUBA Ob!dos, Parintlns, Itacoatlara, Ma– nauli, Pinli, B~nJa,mln Constílnt. ?u– µunhas, Santa Barbara. ~621 do 1•~– r11.u&cá e ,Turuapuca. às 14 e 15 ho– ras. to. A lancha "Ceei" - Do Tap&jós • esperado a 29. O "Aquld&ban" - De Manaus cl pere.do o, 4. O "De Plnedo" - Para Manaus oolrà a 29, ~ :n l;l.oras. O motor ··Pr1me1r0 1\e Maio" - Para o Xlngú sairá brevemente. O "Iracerna" - Para. Manaus setrã a 30, à: 21 hore.a O"Slmão Bltar" - De Manaus e ese&lM é esperado a 10 de agosto. O motor "Vizeu" - Do Tocan• tlnB 6 esperado a 29 e e&irá a 31. O "Carlos Pinto" - De Juruti é es– p~ado 2. O "Rouxinol" ~ Deve ter cheg1tdo ontem do Tocantins. O motor "Aza Vermelha." a :n, p11ra II Tocantlll.li, Sair(I Mais 11.nimação nas transações, com negoelos 11, Cr$ 3,70. ALGODÃO Plum11., Cr$ 5,50 o quilo; caroço, 26, a a.rroba. Sem alteração. SEBO OE UCUUBA Mercado estavel, a Crtl 7,50 o q•tllo. JUTAICICA Cotam, Cr$ 4,00. Animado. . COPAIBA 4 cotação de crs 8,00 continua e:n vlJor, estando o merc11,do em p0~i– ção estaveL COQUJRANA Mercadt!> este,vel e mais animi,,do, cotando-se Cr$ 8.00. CUl\IARU' A falta absoluta de entradas não Jesperta melhol" J.ntereese tia parte Dia 30. Va,por "Golden l!!pade". pnra MB• 11nus. à~ 13 e 14 horas. E. f)E n,mw DE BRAGA.l~ÇA Saldas de São 11raz: 8egund113-felr:.s. Ml&~. às 5,30 llo- ru. Ter9aa, feiras. Horl,,rlu, às O hora.. Quart11,a-te1ras. rl.Usto, às 5,3a hO• r~. Sextas-feiras. ra.s. Sabados, Horário, 1,s l! horas --O trem horarla tio ter~a-felra, ,,.tc.2i:a a• Brasa».11& quarta-reira, clle1,ando, à t&rite e " ,le aaba(!e, re• gressa eeg-;,mcta-!-. càear.ll& a ..,_. bem à t,.ard•

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