A Provincia do Pará 02 de agosto de 1947

i Nascimentos j ocorridos em Belém, ,em julho p. findo Nauf gou, ao largo da costa do 1 :Ourante o mês de julho, nos· Hospitais desta. capital, registra– ram-se, os !Seguintes na1SCimen– tos: Maranhão, o cargueiro "Anatolio" Na Santa Casa de Misericor– dia <Maternidade), criança,s do ~e– "° masculino, 108; crianças do se– xo feminino, l2!l. Num total de 230, das quais, 16 , de fetos, 10 masculinos e 6 feme– nlnos. Dirigia•se a Chaval, no Ceará, carregado de inflamáveis - Não oferecia grande segurança em alto mar, sendo vencido pelas fortes vagas - Dificultados os trabalhos da reportagem pelos proprietários do navio sinistrado A .FAMILIA REAL VOLTA DA .ESCOCIA - Voltando a Londres depois de sua visita anual de dez dias a Escocla, o rei Jorge e a rainha Ellzabeth aio vistos a quJ, em comp,.nhia da princesa Margaret Rose, quando thegavam à Estação Euston, A Jovem princen aparece com um chapáu bastante original e Interessante (Internattonal News Piloto). ■ uss1a anç No Hospital D. Luiz I, crianças do sexo ma.i;culino, 17; crianças do exo feminino, 18. Num total de 35, das quais . de fetos, femininos. Na Ordem Terceira de S Fran– cisco, crianças do sexo mascu– ilno, 24; crianças do sexo femini– no, 21. Num total de 45, das quais 6 de fetos, todos masculinos. "Elementary Grammar of English" Ofertado pelo professor Hugh .M:oresby K!rby, lente de inglês <lo Colégio Estadual Pais de Carvalho e do Colégio Moderno, recebem0s um exemplar de sua obra, recem– saida do prelo, "Elementary Grammar o! English ", que se pro– põe a facilitar a a.prendizagP.m da– quele idioma estrangeiro, pelos "S• tudantes de nossas escolas secur:.– darias. to o Em sua terceira vla:;:em com des• tln., ao porto de Chava!, no Esbdo do Ceará, o cargueiro "Anatollo", de ; ·opried!!.de da firma. local M. ' . Albuquerque, naufra:;:ou no dia 24 de Julho p. p. Ali proximidades dà ca– pita.· maranhense, salvando-se toda insuficiente, não de.varo cont& <10 esge,tamento •-ta .a~:l. que cad& ·1ez rr.al.s tomava conta da embe.rcaçã.o pondo · em perigo as vlds.s doa 11eus 20 tripulantes. que tudo faziam para salva-lo. sua tripulação, algumas peças ·:!e ABANDONO E J>ROTEIITO rourc;;,. e o "Diário de Bordo", que ->n• Vendo serem ba.ldad05 todos .1s te:-' pela ··1adru3ada chegaram a .'!e- seus esforços, reuniu o comandl!-nte lém. os sous subordinados, os qual• de• O NAUFRAGIO cidlram pelo abandono da emba.rc ;i. 7 Sob o comando do capitão reg!o- ç/í.o, o que foi feito às 19,20 horM na! Luciano Madeira !:unes, e mais do mesmo dia 2~. servindo-se 14 ho- 19 · ?:nen.s de tripulação, conduzln• mens da unica ballelra de bordo e os do para São Luiz e TutJla, no M1- restantes e de balsas, que aporta.– ranhão, 5.000 C'.l.lxas e 200 tambo- ra~ vinte minutos depois na praia tes de gasolina, embarcados pela do Lençol, ainda no municip!o <:la Standard e Texas Company, dçlxou o capital maranhense, com tê.o ~0- no:: o porto o "Anatollo", no passado mente a roupa do corpo e mais al– dla 23 às. 21 horas, com destino 1t gumas peças e o "Diário de Bordo" Cha ·al e portos intermediários .!P r ose mesmo local, novamente re,t- c~c~ume. nlda a tripulação, !oi !dito o protes- :r .mandando a parra de Turinana, to de praxe após o que !oi o mesmo n"l munic!p!o de Cão Luiz, dia J 4 , enviado ao' juiz da cidade de São à noite, o pequono cargueiro nil:o Luiz. Dia 28, às 17 horas chegava a aguentando as intempéries, mar !~---, gue.rn !ção do pequeno navio à ci- te vento contrário, sempre , :,'. da.de de Bragança, após terem feito g '.lo r-elas fortes vagas, "b- u ran!da viagem no barco ..Carlos Jo- agua, forçando o arrombamento das m~s, de propriedade do sr. Angelo chapas do porão de n. 2 de aml)os santos. De Bragança, no trem misto, os b~rdos, sendo então invadidos pel s demandaram rumo à nossa capital, aguas. onde che:;:aram ontem às 2 horas da o, ejetores de bordo, em num , o madrugada. eposto de desconf·an__ li de Be~ém O cargueiro nau!;ai;ado, era. em– barcação de pequeno porte, muito se , sseme:hando a um pontão, ·1ão ofc~ecendo grant"e segurança de n.i– vegaçito em alto mar, ,.. que e.prov0u o recente sin!str-> cm sua terce:ra viagem a Chava!, bem como era dea• provido dos serviços de emergenc!a mal: rudimentares :~ara condução ce tn::amave!g, carc - que gempre con– du::;'.:,, pondo em c )nstan~e per!;:o seus tripulantes e cm sobressalto sue - familias. Impressões de um jornalista brasileiro sobre o panorama do Velho Mundo - Proíbida a entrada de jornais brasileiros em Portugal a~s O importante melhoramento será inaugu- 13AHIA, l (Comuntcaçã.o Especl:!.l) 1·encle. de Paris, na ().Ualldade d& jor- rEhall que em ali:uns pa!ses a mea- rado quando regressar 8 esta capital 0 - Aportou nesta ce.pltal procede·ote lista achamos Interessante ouvl-:o. ma já começa a se normalizar. 'Na da Europa, o ,Paquete nacional "l"e- para transmitir aos leitores a sua Espanha porem - prosse:sue - o.té d• • 1 d DCT dro U". opinião de observador direto do e~- o pão oficial é preto, sujo e !elo, ~em !refor regiona 0 Do Velho Mundo, trouxe apenu o nli.rio polltlco europeu e mundlftl. gc,sto de coisa que preste A Diretoria. Regionai dos Cor- gional efetivo, sr. Tibiriçá de Sc>u- barco do Lolde, 11 passageiros, entre Ouçamo-lo: Em Portu,::al a poliL;ca se!:Uida e t a os quais destacamos o jornalista bra- - Embora nl.o considere a bomba a do velho conceito". "Os tlns jus- reios e Telegra!os acaba de eer sa Carvalho, que se enc:m ra 1 slle!ro Andrew Mal'llhall, filho de pais atomlca como uma eficiente gara.n• t1flcam os meios". Pessoalmente, em- dotada de importante melhora- e- --•,.~, Fej~r~ 1 esco1311eees, correspondente chefe da tia cie paz, não acredito na hipotesa tora não simpatlse com os meluG. mento com a construção do En• "Agencia Reuters", qua vem de ser- de umo. nova guerra, simplesmente acho que Salazar é um homem 6é• treposto de Mala.$ Postais de Be- vlr em L!sbôa, nestes últimos dO\i; porque 08 :pov 05 lá estão can11&dos". rio e sincero. lem. a.nos. - Mu estas controverslas eôbre o A Ini::laterra e talvez o unico pafs Era uma. ·lacuna de que se rt:s O sr. Marshall serviu durante a plano Marshall? - pergunte.mos. da Europa onde já não existe O ra- sentia aquela repartição para me- guerra no Ministério da Guerra Eco- - "Há uma eltua9ã.o exquuslta, pro- clonamento. A nacionalização das •n- lhôr · atender aos serviços a .;ieu nôm!c& do Reino Unido, tend0 se vocada pela Ruas!& - responde o nos- dúS t rias, que ª principio provoc..,u targo. Essa observação não pasl!OU desempenhado de vart1?,s comlssõ"5 x, 05110 entrevistado: sérias crises, como a do carvão, foi . dlpJomatleas na Inslaterra, Brasil e Eléqu!elta e cttt!ca. Explico: .:,elo uma medida acertada. Quanto a despercebida ao diretor geral ::.0 Portugal p,ano Marshall, CQmpremetendo-se 08 questão d& Palestina, nada. é POffHl• Departamento dos Correios e 'fe• Atualmente reaesumlndo &1 au11& Estados Unidos a abarrotar, dlita-mcs vel prever, Uma comissão de esta- legra!os, corônel Raul de Albu funções de homem de imprensa, ei;- a Europa, de navios e genero~. A Rus- dos britânica, ';',Presentou um recen- guerque, que autorizou a constru tá. dea!gnado para che!!&r os servl~os ala, porem. com aua :pol!t!ca de des- te relatório, su.er !n,~o a divisão en- çã?, do Entreposto de Malas . Pu, 11,genofa. n& América do Sul. devendo ccnftança. est6. nese,ndo aos devasta• tre arabes e judeus • tais. . &pompanbar a pró.<lm& conferencia dos palies por seua recurso 1não p,)de Flnallza nd º• pediu-nos O sr. Mars- BENEFICIO AO do Rlo de Janeiro. dar. ' . ra~~r·dlsseeaemos ... Bem deixemo-lo COMERCIO E AO SI'fUAÇAO CRITICA, A DA RUS- O r.lO DE FRANCO _ ;,Pode parecer oue eu estou Oll"l• PUBLICO 814 Falando l!Obre a sltuaçã.o economt: c!ecendo e. uma vé!ha praxe, nns O estabelecimento do Entrepv~ 1 _T_e_n_d_o__ es_t_a_d_o_p_r_es_e_n_te_ ã __ c_o_n_r~e--=c=a.- eu_r=o=p=e=!a __ d_ec_1_a_ro_u_-_n_o_s_o_s_r_. _M_e. creia que estou sendo sincero quan- to de Malas Postais veio beneti– Por que não haverá chapa unica na eleisão da ordem dos Advogados Fala o sr. Paulo Eleutério Filho, um dos líderes do movimento contrárfo à coligação - Como o PSD encara o pleito Vem despertando o mais vivo I versos matizes. A proporção nessa interesse no seio dos ãdvogados eecolha !oi a de partidos e não paraell58&, a próxima eleição do de fôrça eleitorll.1. Queriam. na– C'Alb,;e]bo M Or.dem. turalmente, representantes de to- do digo que voltar ao Brasil foi a cair o comercio e o publico f'II maior alegria da minha vida. Há 6 geral, dada a rapidez com que ! e anos que pleiteav& eeea volta, Jn'<S ã d! t ib 'd d cre. sempre frustrado no meu tnten- r o s r .ui as as correspon ~" to". cias. Tambem sua esposa, inglesa, <;ue De acordo eom o que nos revf o acompanha na presente viagem, PS• laram os funcionarios da Direto ti\ encantada com a segunda pátt\a. ria Regional dos Correios e Te;;;. Fez persunta,s e.Obre a Bahia, ao re- legrafos o Entrei,ol!ito de Mala·s 1 porter, de uma curiosidade l!songe!r:i. Posta.is tem a tinal!dade de ·re– Eetá ansiosa por ver a. bahia de Gua- ceber e distribuir, dentro do me11or nabara. já mil vezes de11Crlta pelo seu prazo, as cartas e impressos en– marldo como o mais belo cenl\rio do dereçados a pessoas résldentes en– mundo. Somante tem uma que!,ca: l3elem. é que acoatuma.da ao sotaque de Fortugal, pouco entende, ape11ar de CONSTRUIDO J)ENTRO !a.lar excelente portuguêe, o que d!• J)E UM MES zen, os brasileiros cuJo sotaque é I O Entreposto de Malas Post~i~ dlferente do que estli. habituada a foi construido pelo engenheiro Fe– ouvir, nos dois anOff de parrnanf\:.l• l!x Monteiro Guimarães, que co~1- c1a na Luaita.nia. ...-,r-.luin cu, inhr•a Aont.,-r. rlA um n ~R.$:: Construido e::1 Long Island, 1vs Estados Unidos, após varlos anos e navegação nesse pais, foi adqulrd!o em março do corrente ano, pela fir– ma local M. L. Albuquerqua, com eacritóriOB à ru& 15 de Novembro ~fim de fazer a linha Belém-Tutola• Chaval, na éondução de lntl.am& veis, sal, etc.. CARACl'EltlSTJc.;.:1 Eram as sei;ulntes a,s care.cterlstl~as do "Anatollo": .comprimento, il7m,07; boea, em,09; ponta. 3m,96; com J'!.· pacldade para 300 toneladas bruta$, l50 llqu'.:les, e p~ ma:xtmo de .;oo tonelada.a para carga, consumindo oleo como combuatlvel. Estava segurado numa unlca com– panhia de ~ei:uros, na Undurerl– tners, de Lcndres e seus prejulzos, totata, e11tão anilados em 5 mllh0es de cruzeiros. A TltlPVLAÇ;\0 Sob o oom.ando do ,::e.pitão regional Luciano Madeira Nunes, estava as– sim constitulda a guarnição do "Ana– tollo", num total de 20 homens: Imediato, Artur 'I'arglno da Coota, primeiro piloto, Joã.o Joree Alves .la Fo.-~eca; prático au:xlllar, Fellel&.10 An•~~tn Lls'· 'a; mestre, Raul da Sll· v11, Santos; maquinista., Lourlval de Lima, Alclndo C. de Bouaa e Julto S. dos Santos: praticantes de maqut– n Mar!o B. de Sousa e Sandoval S. Tavares; marlnbelrOll, Altredo ¼. dos Santos, Jos;§ Geraldo de Oliveira, Pc jro Madeira Cardow, Franeleco ,. Pal\•c. e Manuel Higino; foguistas, Sebastião B::.t!sta Jos~ l"lorencio '1e Eousa e Raimundo P. da Cruz; cOZ\• nhelro; Otav!o Garcia Capela; talf.,\. 10, Manuel da Silva Ribeiro. OBSTACULOS A' REPORTAGEM Logo qua teve cleneia do ginistro, pôs-se em campo a · reportagem de A PROVINCIA DO PARA' . com o ob– JEt!vo de obter dados mais comple– tos, procurando, para Isso, a Pol\cie. ULTIMA HORA --x-- Vencedor o S. C. Bahia Marltlma e Aérea, ~ue ainda não to– mou conhec!mento do ocorrido, nor inexplicavel ne!l'llgencla da flr.ina. proprletl\rla da embarcac;ã.o, (!Ue att no momento nada havia comunica,. do. Ontem de manhã ainda estl,•e• moo nos escritórios da !!rma M. L. A!buquerque, à rua 15 de Novem– bro, onde procuramos o seu chefe, sr. Leonldas Albuquerque, que noa prometeu fornecer os dados nec~s, sár!os mais tarde. NEGOU-SE AO REPORTER Cêrca. de 20 minutos mais tard15 <> sr. Leonldas chamou o reporter iniciando a redação em uma folh.i. ele papel almaço das caracter!stlca~ e.o "Anatollo". Chegando nesse mo• mento o comandante da referida em– barcação, procurou o reporter, ~-.n cumprimento ao seu dever fun;,1,:,– t'al, ouvir do mesmo o relato do n'<,t• fragio de sua embarcação, no 4110 fol Impedido pelo sr. Leonldas, quo em altas vozes expulsou de sua casa comercial o nosso companheiro ne– tando-Jhe as Informações que redi– gira, bem corno novos dados e p~r– missão para que ouvisse o sr. M;,. delra. Procurando saber qual o mo– tivo desse ato repentino, recebeu o r<'port~r a e:xpl!cação de (!Ue ou co– lhia dados com um ou com outro, não podia oc11par os dois, e que sa ele, o sr. Leonidas. se pront!flcan a dar as nota.s, somente dele o repor– ter deverl:i colher, termlne.ndo por declarar que voltasse à tarde, se qut.• zesso ainda ILII notas. NOVAMENTE COM O SR. LEO• NIDAS Em cumprimento ao nosso devr.r profissional, e crendo na promessa do sr. Leonidas Albuquerque, esteve a reportai:,em novamente ê. tarde c•,m e referido sr. que nos recebeu cum chac-,tadas, declarando nada m;,.,s dizer, de vez q_ue já tinha f<:>rnecido t"do a um vespertino, de quem de1e- 1-ie.mos "copi..r". eegundo euas ~– pressões. RECIFE, 1 (M) _ Estrear.do Ao lhe ser pedida uma !otograti11 nesta. capital, 0 Esporte Clube da llu "Anatollo", reepondeu-nos o e. Leon!das: Bafa venceu ·o Nautico Cap!bar•t t, _ Não tenho. Vá se embora. por 2_. a l, aepo!s de .uma peleja E. em "glrla, agrescentou que não movimenta.da e equllibrada. dev!amos aborrece--lo. _______ ....:..__________ ---------- COMERCIO, FINANÇAS E NAVEGAÇÃO (Continuação d& 5,• par) peixe, 480; carne, l20; banhas, 100 O motor "Aza Vermelha" - Salró. ;, para o Tocantins. o motor "G. Franco & Irmão· Sair& e.· 5 para o Tocantins. O "Lobão" - Sairâ a. 2, às 21 b.0- ras. para Porto Velho O "Boc!pe" - De Manaus 6 espera– de a 18. O motor "Artur Neiva." - Sa:r.l. a • para o Tocantins. O vapor "Acre" - de Itacoat!ara e esperado a 16 de agosto. O "Envlra" - 15alrâ a 2 de 111><:to para Manaus & escalas. O "Oolden Spade" - :01 Manaus é ei;perado a 20. O motor "Asuia" - Das Ilhas é ~-s}'.'~rado a 10 de agosto DO PORTO Ontem entraram: ·Aviões NC-88902 e NC-88905 de :Bue– nos Alrea; NC-25644 e NC-88929, <lo Rio; PP-AVJ, de Miam!: vapor "~u– drtsues Alves", do Rio; "Rio Tapa– jós", do Tapajós; motor "Zélulz", do Gua.ml\; "Universal", do Acarl\: "Ara– rJzlnho", do Guaml\; "Capitanea", de Tucurui; avião J>P-XBP, de Mlamt· Je.ncne. "São Claud!o", de Abaetetu– ba; "Santan!!.", de Iiiarapé-Wri. Ontem u.lrain: Aviões PP-PCS, para o Rio• NC• quilos. --Canoa "Faneca", de Cururupi), cm 2.9 - Camuão, l. 590; peixe, 90 qulloii. --Ca.nóa "Dona Creusa", de Al'a• tlcú, em 29 - Sernambi, 900; maça• randuba, 620; timbó, 360 quilos. --Canoa "Alterosa", de Igaral)f. l\.iirl, em 30 ~ Cachaça, 6 .000 lltiú\: c,;.cau, 870 quilos. MALAS POSTAIS o Correio expe\llrt ?lol•: A-tão ''Pan-Ame.:;can••, pare Nova lorque e escalas. Registado, às lG 1 fecho, às 17 noras --· Avião "Pa.1 Amertcan•·. para Buenos Aires. , escalas. às 16 e l'1 lloras --Aviào Panair, para o Rio, via costa, às 8 e 9 horas. --Avião Pana.ir, para Porto V~ lho e escale,s, às 16 e 17 horas. --Avião NAB, pe.ra Terezina, La– pa e Rio, às 16 e 17 horas. --Avião Aerovias, para Sã.o Lut,,s, l'orta.leza, Natal. Recl!e, Salvador, Vitoria e Rio, às 16 e 17 horas. --Avião "Cruzeiro do Sul", p,ira Carolina, Terez!na, Parne.lba, Forta– leza, Natal, Recite, Salvador, Vltort$ E- Rio, às 16 e 17 horas. -Canoa. "Lealdade", Para Maca. 1-1 A 15 hora.a.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0