A Provincia do Pará de 12 de abril de 1947

Pãg!na 8 A PROV1N'CIA 00 PAtiA Sábado, 12 de A&-n de ·1947 A t ■ z a Concentração edesfile civil emilitar no Dia Pan Americano r s popu ação de Tucurui, A lcobaça, abandona seus ■ ns antiga lares Ponto facultativo, segunda-feira, nas repartições estaduais - O programa ofidal das comemorações Quasi totalmente sob as aguas aquela cidade - Naufrairou o motor "Itamar" - Dificil o acesso a Marabá Conforme ve,n sendo ampla– mente divulgado, serão realizados nesta capital, .na próxima segun– da-feira, 14 do corrente, data a que em todas as Américas celebra– ae o dia "Pan-Americano" co– memorações oficiais levadas à efei to pela Oitava Região Militar, l!m cooperação com a Diretoria de Educação, representantes dos ·uai– ses americanos ;, entidades cúltu– rais. O PROGRAMA OFICIAL E' o seguinte o programa oficial das comemorações : Primeira Parte Desfile civil-militar. Usará da palavra durante o desfile o capi– tão de mar e guerra, Aníbal Pra– do de Carvalho. Composição - 2 agrupamentos Primeiro 11,grupamento. · Comando - Capitão Gonçalo Lago Castelo Branco Leão. Composição - 2 sub-agrupa– mentos. Sub-agrupamento A - Compos– to de: Grupos Escolares José Ve– ríssimo, Barão do Rio Branco Floriano Peixoto, Dr. Freitas Vi~ lh!=!na Alves, Rui Barbosa, Benja– min Constant, Instituto Suisso– Bras!leiro e Obra da Providencia. Sub-agrupamento B - Compos– to <!e : Instituto de Educação do Para; Colégios Moderno, N. s. do Carmo, Santo Antonio, Pro– gresso, Santa Catarina, Gentil Bittencourt, Instituto Carlos Go– mes, Colégios Santa Rosa,· N. s. de Nazaré e Estadual Pais de Car– valho; Escola ~nduatrial; Institu– to Lauro Sodre e Federação fa– raense de Escoteiros. Segundo agrupamento. O novo direto.r de Agricultura do Estado Segundo fomos informados, o covemador do Estado, :q1ajor Moura Carvalho, convidou o &ATOnomo Hugo Rangel de Bor– borerna, atual diretor da Ins– P!toria de Fomento da Produ– çao Animal, ·para dirigir o De– partamento de Agricultura, ten– do sido aceito o convite. Comando major Paulo Lins. de Vasconcelos Chlwes. Estado Maior - 3 oficiais - Marinha; Exército e Aeronáutica. Tropa. Marinha - Uma Companhia de Fuzileiros Navais. Exército - Uma Companhia de Infantaria e Uma Bateria de Ar– tllharia. Aeronáutica - Uma Companhia de Infantaria. • Força Policial do Estado - Uma Companhia de Infantaria. Local de Formatura: Avenida Assis de Vasconcelos rua Riachueloí em condições d~ atender o agrupamento.1 e 2. Itinerário O desfile . se:rá realizado pela iivenida Assis de Vasconcelos - trecho da avenida Nazaré (entre a Assis de Vasconcelos e avenida 15 de Agosto> e avenida 15 de .Agosto. Ponto facultativo _Aspecto parcial de uma rua de Tucur uí, invadida pelas aguas do Tocantins. SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DA CARNE Ltda., Nicolau Conte & Cia., Be– nedito Mutran . e Marcos Athias & Cia., Ltda., têm sofrido incalcu– láveis prejuizos devido às enchen– tes que assolam a região. O co– mércio encontra-se totalmente pa– ralizado, e espera-se grande baixa na produção de castanha. NAUFRAGIO o motor "Itamar", de proprie– dade da firma Benedito Cerquei– ra, · que deixou Belém, no dia 28 do mês passado, naufragou dia 9 último, em frente ao lugarejo de– nominado Mãe-Maria, perecendo no desastre um soldado, passagei– ro do motor, absorvido pelo rede– moinho das águas, cujo volume cont!núa a aumentar. A PESTE TUCURI, 11 - (De MOACm CALANDRINI, enviado especial dos "Diários Associados" à região do Tocantins) - Chegamos, hoje; viajando no motor "Euclides da Cunha" . Esta. cidade tocantina apresenta um aspecto desolador, com suas ruas principais quasi que t:italmente submersas. A populà– ção, angustiada, abandona os la– res, à procura de lugares onde pos– ca estar a salvo, enquanto passa o rigor do inverno . . Para que se possa ter uma idéia do que está sendo a escassez de residencias habitáveis, basta dizer que gran– de número de wmerciantes, bem como diversas familias do local, acham-se alojados em uma úni– ca moradia à rua do Telégrafo, casa essa que ~m tempos normais comportaria, no máximo, trinta pessoas. PREJUIZOS A febre aftosa. continúa a dizi- As firmas Simão Rofé & Cia., mar impiedosaménte o gado da d;}~;F:~!rli~ªª~ª~~{:~;~_,Propõe~se a trazer gado dos campos de Goiaz man~o Corrêa, baixou portaria ~.1:t:,::? 01 ·";~~, para o abastecimento da população de Belem Depois do desfile, havera, uma concentração, junto ao pedestal da .estátua da Liberdade falando nessa ocasião as seguintes pes– sôas : pelo Perú, o consul Max de La Fuente; pelos Estados Unidos o consul George Zentz; o secretá~ rio da Educação. sr. Alvaro Pais do. Nascimento f. dom Mário de Miranda Vilas Bõas, arcebispo do Pará. Um bom negocio que está dentro de minhas possibilidades, afirma em relatorio ao governador o sr. Antonio Borges Pires Leal- Em 11 dias os bois cobrirão o roteiro e chegarão e~ bôas condições de córte - Caminhos a serem abertos-· Tentativas iniciais e a razão do seu fracasso - População bovina superior à de·Marajó e Baixo Amazonas reuni.das Convite Sempre que circunstancias de mo– mento agravam a crise cronica, se assim podemos dizer, do abastecimen– to ele carne de Belém, passa-se a co– gitar da possib1lldade de cobrir o de– ficit de gado bovino destinado à all– rr.u,tação da capital trazendo-se bois Esteve, em ~os~a redação, on- c1., outras proceclenclas . o gaclo de tem, uma conussao de oficiais Marajó, que fornce a carne que se q~e servem _j_unto ao comando da come em Belém, é provadamente de O1taya Reg1ao Militar, que veio quantidade inferior às necessidades convidar A PROVINCIA DO do. nosso consumo, e esta é a origem PARA. para assistir às solenidades pr,1:C1pal da crise. que serão promovidas no "Dia Multas vezes tem sido. lembrada e Pan-Americano" por ãquel I alg~mas vezes tentasia a posslbllJ.- mando ' e co- C:aae de irem os nossos marchantes ,;e três meses depois embarcaclos no por- próprio autor maJor Jollo Evangêlls• to da Gambarra naquele Estado para ., ta Fllho. Esse trabalho serve, ape– o matadouro de Belém nas chatas nas, para fixar a dlstâncla, desco– Ipú, Sobral, Crateus · e chata Rio, nhecendo totalmente a topografia do embarcações próprias para condução terreno, que fica oculto dentro das de gado. Essas embarcações foram matl\S. Não me parece, ,tambem. que depois .vendidas pelo. seu proprletác o aviador, dado a deflclencla dos nos– rlo, senhor Ludovico Lourentzo, se- .sos mapas, se aventurasse a fazer es– não me engano, para o Governo chi- se vôo em baixa altitude. leno e daqui conduzidas pelo coman- O Governo Imperial, não aprovaria. daute Fenelon Alves. Rodrigues Pe- o plano para construção da Estrada reira & Cla. adquiriram, em 1915, o de Ferro do Tocantins, sem antes vapor "Parnalba·", que anos depois proceder a ez~-udos e levantamentos naufragou, flcanclo, unicamente por para avaliar do seu custo, por onde .falta de embarcação condutora, prl- converla melhor ligar o vale To– vado o mercado de Belém do abaste- cantins e qual a distância a. per> clmento por essa via. correr. • al,astecer nos inexgotavels campos de ----------, rado do norte de Goiás, celeiro do Nc.rdeste. Ainda agora, o sr. ·Antonio Borge& Pires Leal, conhecedor do co– mércio de carnes, experimentado em viagens pela zona tocantlna, cuja topografla conhece bem,. pioneiro da rota ligando os centros abastecedores do Pará ao norte gÓlano, redigiu um mell)orlal em que procura demons– trar a vlàbll1dade do comércio d,, gado entre Belém e os campos goia– nos, o seu rendimento economlco, os meios de praticá-lo, etc .. No memo– rial que dirigiu ao governador do Estado e a outras autorldades, pro– cura o sr. Pires Leal demonstrar tambem que esta é a única soluça.o para o problema do abastecimento de carne de Belém. Tão vantajoso julga ele o referido comércio que se pro– põe, no referido · documento, inclu– sive a fazê-lo por conta própria des– de que o i;:overno se-disponha a criar– lhe determinadas facll1dades, que jul– ga lndlspensaveis ao bom·exlto do ne– gócio. A' guisa ainda de informações devo No Império, !ol construida uma es- dlzer que experimentamos tambem, trada do Acará a São João do Ara– com resultado, trazer bois daquela guala. O ponto de partida !oi pro– procedencla pela mesma via de trans- vavelmente o mesmo onde está s1- a epoca invernosa. No verão temos o lmpeclllo do travessão S!Lo Bento pelo Araguaia e Mãe Maria· e Sêco Grande pelo Tocantins. Esses lmpe– c111os, entretanto, na.o resistirão ao trabalho de três meses de uma tur– ma de 30 homens munidas de três aparelhos de escafandro, algumas dl• namites e brocas, a!lm de arreben– tar determinadas pedras e bal!sar o rio para tornar todo esse trecho na– vegavel, mesmo no r111or do verão. Quis apenas aqul mencionar · essa particularidade. A condução de bois é mais prática e mais.economlca por terra, em todo o percurso da estra– da até o ponto de embarque, dlréto para Belém: - ·Alcobaça ou Patos. E,.,.-, terrp. de criadores há o adágio: - "Quem condu1: o gado é o seu próprio pé". A REPORTAGEM DE A PROVINCIA As MARGENS Do ARAR! NO CENTRO DE MARAJó ' Subm~~s . oda avila deGenipapo Montarias a gmsa de automovel - Não está funcionando a Colonia de Pescadores Z-25 O incidente eom o deoutado Viana - Rnm.n. a ~-~- r, ___ Pelo Interesse das observações con– tidas no memorial, transcrevemos a seguir os seus p1·lnclpals trechos. Inlclalmente, declara : "O abastecimento de carne verde à Cidade de Belém, com bois impor– tados do Norte de Goiás, conduzidos pelo trecho compreendido de um e outro lado das Cordllhelras, ·depende, ....... -i: ....... ._.·_...... _ ..... _,..__.._.. ,.__ ,. __ , __ , __ porte, para invernar. em Marajó". tUJtda a colonla Tomé Assú. Recebeu DEMONSTRAÇÃO PRATICA a denominação de "Estrada D. Pe- . dro II". A certa altura, afirma o sr. Pires Informam os àntlgos que a "Es- Leal : trada D. Pedro II" foi, várias vezes, "A falta de concorrencla de gado ut111zada por Couto de Magalhães, goiano motivou, logo no governo Dlo- quanclo navegava o Tocantins, para nlslo Bentes, a primeira tentativa no corrc 3 pondencla postal e que a men– sentldo ·de elevação de preço no for- clonada Estrada só !ol abandonacla ·neclmento de carne .verde à popula- poucos anos antes da Proclamação da ção de Belém" • Repúbllca. O correio era sempre E prossegue adiante : acompanhado por forte escolta. ar- "Pedlu-me o Governador Dlonislo mada para defendê-lo dos ataques Beri!~~.uma depionstr~çã? pr~ttca <!_a dos in~~º~ : - -•········' - ~-•··-- -•··- ' - Porque desejo expôr nestas no– tas todas as observações pessoais que tenho feito e à guisa de curiosldacle, vou aqui fazer uma ligeira compara– ção da conclução de gado diretamen– te das razenclas situadas no lnlclo dos campos de Araguatlns (ex-São Vicente) Goiás ou da Praia Chata, (Imperatriz), Ma_ranhíi.o em uma via– gem por vla marltlma e terrestre, confrontando com a condução de gado das fazendas "Angélus" dos herdeiros de Dacler Lobato, na con– tra costa do, Ma~aj'?!. po~to .ma.Is se- rcg1ao, pondo seus proprietários em sobressalto. Realmente, nada mais falta a completar o quadro consternador que apresenta o To– cantins. O acesso a Marabá con– tinúa cada vez mais dificil, em consequencia _,lo aumento cons• tnnte das ~$Ua3. Os moradores . da região aguardam ansiosamen– te os socorrqs que vêm sendo pro-• metidos pelas autoridades, tanto municipais, com'.l estaduais e fe;. dera!s. Conc&c..':do aumento MI venda dos derivados M petróleo RIO, lJ (Meridionan - J:m nota distribuída à imprensa o presidente do Conselho Nacio– nal de Petroleo informa que as companhias importador's e Jistribuidoras de derivados dP. petr óleo, requereram à CNP um aumento na venda do pro– duto. justificando a providen– cia com a falta ocorrida nos lo– cais da produção. Depois de afirmar que "foi verificada a. procedencia dos pedidos, acres– centa a nota: Dessa forma re– solveu o órgão concordar para todo o território nacional com J acréscimo solicitado para os preços da venda dos derivados ei a petróleo. o qual correspon– de tão somente ao aumento do ~c1sto FOB. custo nos portos de suprimento estrangeiro da mercadoria". ABOLIÇÃO DE PASSA.. PORTES ENTRE COS. TA RICA E GUA'l.!E• MALA S. JOSE', 11 (R.) - Cheg_o11 hoje por avião o ministro do l!Jx·• terior da Guatemala que veio as– sinar o tratado entre aquele pais e Cost_a Rica, para a abolição dos passaportes.Dentro em breve serão assinados tratados semelhantes entre cinco ·países do centro ame– ricano. o que se considera um indicio da futura unificação polí– tica da América Central. de talhamento, em procedencla. ORÇAMENTO detalha '!le como Sôbre o orçamento, diz.: "Estou Informado que em Igara~– Mlri, Abaeté, Cametá. Balão e Mo– caJuba. há quem empreite para bro– car e derrubar na mata, uma quadra cem por cem braç1<s (100::!:100 braças) quadradas (220 m2x220 -m2) por .... ~rS 1.3,00.00 o-.i mesmo Cr$ 1.500,00.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0