Treze de maio - 1847

QUARTA-FEIRA !t I•º TRIMESTRE._ " -PARA• NA TYPOGRAPHIA DE SANTOS & FILHOS, RUA DE S. JOAO CANTO DA ESTRADA DE S. JC'S&' A SEMANA SANTA. A Semana antecedente ao dia <le P::i.srhoa he por excellenria Jenominada Santa, porque foi sempre venerada na Igreja Catholica como o tempo mais santo do anno, em razaõ <los gran– des mysterios que entaó se celebraõ. Anttgamente se lhe deu o titulo de Semana Penosa, como se lê em S. Bernardo, em razaõ assi n dos tormentos que o Redempto nella padeceu, como dos senti– mentos de dor com qu» el!es devem ser contempla– dos. Em fim a IKr ja Universal tamhem a inti– tula Semana J11.âor, porque ne!la se co sum•·,a• raõ os admiraveis rnysterios da humana redem– pçaô, e os maiores extremos do amor e miseri– cordia divina. Importa poi;;, que entrando nos sentimentos de nossa terna Mãe a Santa lg.-e– ja, os fieis empre~uem estes memora,·e1s dias em contínuos exert:icios de verdadeira pieua le. O jejum, a oraçaô, o retiro, a meditaçaõ dos ruys el.'Íos que nesses dias se representa5, a as– sisten~ia aos Divinos tlicios, a particiirnçaõ dos Sacramentos: eis aquí no que devem consistir esses exercicios. As.im o praticavaõ os fervorosos Christãos elos primitivos tempos, em qne as praticas <le Religiaõ eraõ observadas com ·a maior pontuali– dade. Naõ se dando por satisfeitos com o rigor do jejum observado nos antecedentes dias da Quaresma, nestes o redobra:vaõ de modo, que muitos naõ usavaõ senaõ de alimentos seccos, -al– guns apenas faziaõ mo de paõ e agoa, outros em fim totalmente se abstinhaõ de todo o ali– mento por espaço de dias. Bem certos do divi– no preceito á cerca da oraçaô, e dóceis ás exhor– taçôes da Igreja, que do modo mais persuasivo, por meio dos seus offiéios, a recommenda com– especialidade no tempo da Quaresma, e sobre tudo nos seus ultimos dias: esses devotos Chris• taôs de tal sorte se applicavaõ a ella, que dei– xados os ordinarios exercícios da vida civíl, bem se pôde dizer que a oraçaõ era o unico objecto a que se dedicavaõ. Intimamente per– suadidos da incompatibilidade da oraçaõ c-om as distraç0es e embaraços do mundo, evitando o commercio com elle, quanto seus peculiares de– veres e as necessidades da vida o permittiaõ, lles procuravaõ o retiro; o retiro, onde o Senhor se compraz de fallar ás almas justas, communi– c:rndo-lhes as suas luzes, enriquecendo-as com as suas graças, e derraman•io nellas consolrçõ– es in<;ffaveis. Longe pois do tumulto do munt.10, elevando a Deos suas almas puras no socego do retiro, ahi recebiaõ as soberanas inspirações, com que o Divino Esposo as iilustrava, e assim en– travaõ na meditaçaõ dos sagrados mysterios da Redempçaõ, propostos pela Igreja á piedade de seus filhos, a fim de que os seus corações se deixem penetrar dos ternos sentimentos que <le– vem inspirar-lhes esses dolorosos mysterios. E quaõ exactamente corre~pondiaõ esses piedosos Christaôs ás Intenções da ~anta Igreja? A pro– va mais decisiva he o porte edificante com que elles assistiaõ á celebraçaõ dos Divinos Officios. O profundo silencio que guardavaõ no recinto do Sanctuario, a concertada morlestia de to ias as suas acções, o profundo acatamento com que se prostJavaõ na presença do Altissimo, a at– tençaõ que prestavaõ ás sagradas ceremonias dos Divinos Officios, o respeito com que ouviaõ a Palavra de Deos annunciada pelos seus Minis– tros, os sentimentos <le piedade e compunçaõ de que davaõ mostras as mais sensíveis; tudo estava demonstrando quanto elles se conforma– vaõ com os desígnios da Igreía na veneranda representaçaõ dós augustos mysterios da Paixaõ

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