Revista Do Ensino 1930 - Março v5 n 43

72 REVISTA DO ENSINO . d proprios do- Em pr01Ve1to os atida a in- cenles, deve ser ,co~!nos ás au– assidui~~de do!dtiias coerci>vas Itis, ex1gmdo an encia ,pelo a falsLficação da fr~~~cied~de. mail que ella causa ue -todos batem: A 1eola, em q la instru- "desa.mor do 'Pº!º ,'Pª lumnos cção"; "occupaçao _dos ! ,da la- r-os serv:,ros •do1?!_eiJ 9 ~d~ºde -de coru– ,oura"; i-mpossllU i • • -dos ba,ter o professor a mer~1a - ' . . t. nasta e :nao rpro paes' ; Ja es ~ " duz mais eUe1to . O R egularrnento, paira ·J?reve~iT 0 mal estabeleceu a obrigalone- d d d' a ifrequencia escolar (Ça•p. a e ' 33 ) mpnndo IV ai,tigos 21 e , cu 1 ao' professor executai-o, na ,par .e h te com a remessa, que 1 e •compe ! das llistas dos a eS'ta l11speotor1a, d no- aJu,mnos infrequentes_ e pe~! sua mes dos responsave1s . educação, afim de ser H~pos ta a multa regulamentar aos rnfracto– res. ,N- •devem os assistentes te– c'hni~~s e os presi<den1es ·das ·fede– rações o1vida,r ,que um sim,ples re– latorio escripto, ás vezes, sem ve:– d:ideiro interesse ,p_e_Io ~sclarec!– mento da verdade, Jama!s co1;1S'ti– luirá processo ·de synd1canc1a. Provas e mais provas, •de valor real são os elementos •de .que pre• cisa' a iA•dmi,nist,ra~ão ,para ,p_u– nir ou -premiar; ~ ne~essar10, pois, ,que scjall:1 ellas ,colh1das em fontes insuspe1,taa. Não precisando. o Gove,rno de saber que delerumnado estabele– to está em decadencia, imas .que o fiscal empregou medi.das ~·deq~a– das a lhe regularizar a s1,tuaç_ao, confia esta lns,pectoria no ente– rio e boa vontade dos assistentes tccJhnicos e ,presidentes das -fede– rações, a fim •de que a inspecção escolar, no corrente anno, se faça com a maxima <regu,Jaridade e ef– ficieflcia. lnspectoria Geral da lnstru– cção, em BeJ.lo Horizonte, 13 de janeiro •de 1930. - Mario Casa– scmta. Aviso Recommendamos aos srs. di– rectores de escolas normaes equi– par11das, aos srs. directores de grupos e ao professorado em ge– ral, uma lis ta dos livros que re– putamos essenciaes, para a orga– nização das bibliothecas. Taes livros são sufficienles pa– ra a comprehensão e pratica da escola acUva e devem ser adquiri– dos de preferencia, deixando-se de lado, emquanto não estiver constituída a bibliotheca para professores, obras puramente li– terarias ou scientificas . Não ba necessidade, no começo, de adquirir todos os livros de psycbologia e de historia da edu– cação, aqui recommendados, po– dendo restringir-se a uma ou duas obras. Insis timos particularmente em recommendar as obras de João Toledo, Faria •de Vanconcellos e Ferriêre . Psychologia educacional PiHault: "Psyclhologie". Claparêáe: "Psyohologie de l'enfant" . Claparede: "Comment diagnos– liquer les aptitudes des enfants". Riboulet: "Psychologie appli– quée à l'education". R. P . de La Vaissiêre : "Psy– ohologie pédadogique". (Os dois ultimos auc tores são catlholicos). 1 1 1

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