Revista Do Ensino 1930 - Março v5 n 43

REVISTA DO ENSINO 67 theca ipeda,go.gka, consagrada á cuJtura profissional dos 'Pro.fes– sores, quer de bibLiobheca infan– til-, destinada exclusLvamen.te aos a,lumnos. 12. •) P artkipem das reuniões de profes·sores e dos dias de lei– tura, orien tan-do-os de accordo com informações já ministradas p ela lns,peclo-ria, e es,taibe-leçam discussões inle.Jligentes, elevada·s, e fecundas so·m-e l'hemas 'Peda,go– gicos. 13. •) Pro·curean a•gir de egual para egua,J ·parn com os ,funccio– na-rios do ensino, m a-is propondo do que i,mipondo ·doutrinas, e, em todo caso, es·culan•do as su,ggeJ– lões e as opiniões del1es, p orque mui,tas vezes estão com a verdade, mesmo •con traria 1 ndo auotorida,.. des d e relevo. 14. •) Promovam a icolla,bora– ção dos •pro,fessores na, "Revis-La do Ensino", e em itodas as inicia– tivas tendentes a bene.ficiar o ern~ino e que exigem a, contribui– ção de to-dos, não sen•do ra-zoaveJ que a "Revis,la" perfi11he erros e os soos ,col 1 lwbora-dores incorram em enganos, sem o ,protesito de quem quer que seja,. 15.•) Toonem, sem•pre, muito in·teresse pelo desen1VoJ.vimen·to das fa s-ti-tuições wteis aos grupos. 16.•) 'Estimwlem a acção :cios Conselhos Escolares e das Asso– d ações d a-s !Mães de Famú-lia, em paleslra-s am 1 istos,as, a<fim de que e~tas ins,liluições preencham seus fins. 17. •) Velem peJlà freq-uen cia dos grupos, in;teTessa11ido O· •dfre– ctor e os •professores nessa cam– p an•ha 1benemerita, que não de;vc cessar uirn ins-lan-le. 18.") Prestem a,ssis ten-cia te– chnica, de fa-clo, aos grupos, exi– gindo -da directoria e ·do.cencia– não só ef.fi ciencia instru,ctiva e nssi-du idade 110 traibaJlho ,como h arunonia internia e confiança re– ciproca, ipara que n ão seja ides- peJ11dido em ipura iperda o e&for– Çt' dos anesmos. 19 .•) Sejam imipa•rciaes, jusitos e po-ndera-dos, exerceu-do sua mi ssão com o elevado intuito de bem servir o -ca,rgo e •de evitar irregularidades e ·dissídios pre– judi-ciaes -á •causa ·da insilrucçãc;. 20. •) Exijam a· observa,n,cia, ri– gorosa do 1Regn1amento e do pro– ,grarnma. 21. ") Instmam os '<idTedtores a respeito dos lboTarios, ,faizendo que estes se-jam organiza,dos de accortlo com a oricn~ação ,contir da no "Aviso" que o ",Mi-nas Ge– r at's" pu,blicou e explicando~lhes que os dilos horarios, uma vez vi– sados ,pelos <Íns<pectoTes escola,res locaes, produzirão ·ef>feito in·de– p endente •de exaane nesta Secre– ta•ria. 22 .") llnd•a,guean Idos iproifesso– res si recebem o "Minas Geraes" e a "Revista ,do Ensino"; ean 'Ca– so contrario, mencionem o não r ecebimenito nos rela·lorios. 2i3. •) No caso da fiscalização repelida, ipocl€1l11 'deixar -de a,pre– scnta-r os boletins de nota,s, si não houver modifi-cação no juízo a-nler.ior. ,Convém ,que lancem no r elalOTio a seguin1e declaTação: "1Ma-ntenho as nota,s -dos !bocretins an•teriores". ,A cada profes-sor. corresponde,rá u.:m lboletüm. '24. •.) Sendo a irripressão con– signa-da -no reJa,tOTio o r esumo do juizo ,que o •assis<tente ifórma do con,ju,n,cto do estwbelecimen– to visita•do, e na qua-1 esta Inspe– ctoria se lbasêa ipa,ra officiar aos director es, ,é ,in dispensavel ,que ellla exprj,ma r ea•l,menle o sentir de quem a consigna e ·patenteie o esta•do exa•clo d a organização e efficiencia •do instituto e idone<i– àade •profissional ido corpo do.– ,cen·te. 25. •) IA'Presentem, quinzenal– mente, relatorios v.isa•tlos p elos d),r eclores •dos ,grupos e •pelos in– sipectores ,escolarres .

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