Revista Do Ensino 1930 - Março v5 n 43

Actos lnsp ectoria Geral da lnstrucção Inslrucções aos fun ccionarios in– cumbidos da inspecção do en– sino .Aos senhores a·ssiSJtentes 1ech ni– cos ,r egionaes. RecoTDJTDendo aos sen•hores as~ sis•len,Les techn i<cos r egionaes o•b– servem -com o maximo -cuida– do a,:; instrucçõe:. a,baixo, naSI suas visiila,s aos gru'J)os escol-a res - u rbanos e disitrictaes, - b em como nas syn dic:mcias e inque– ritos ,que ti.verem de abrir: 1.") Quandó not-arem falta de mo,bi,liario e m a1er ial, nos estahe– {ecimen,tos visita,dos, façam a es– .ta Inspecto-ria um of,fi cio_a res– peito, -pois não é conveniente _o registro do p edido de forne c1- meoto no rclatorio. 2 . ª ) Dêm instrucções d a-ra•s e minuciosas, aos professores, ori– entando-os com o maximo inte– r esse e •cuidado sobre os mo-der– nos processos d,e ensino, e tra– çando-J•hes normas ~e,guras para• o bom -desem,penho ·de seus deve– r es . Façam sempre aulas-modelo a r espeito ·de todas as ma•terias do p ro"ramma, no transcorrer das qu:.es devem sa-lie ntar as vantagens dos no,vos pr ocessos de ensiino sobre os an,tigos. 3 . ª ) Deixem consigna·dos nos termos ó s cónsel'hos e ins tru– cções dados aos pro fessor es, ab– stendo-se de elogios. 4 . ª) Verifiq11.1em, q uando de no– vo vis,ita•rem os g rupos, si estes officiaes progrediram e s-i as recommen– dações deixadas nos termos foram observ.1das . 5. ª ) O•rientem os d ir ectores so– bre a mane ira de S'C execub rern os •d is,posiilivos r egulamenla•res qu~ tornam a, frequ en,cia obriga,. ton a . 6. ª ) !Respondam aos quesi tos dos reJ.a1o rios ta,es como se a,cham formulados, sem fugirem da le– tra 'J)Or meio de circumloquios que .não s atis.fa ,çam ás p e•rgun– tas. 7. •) Avurem as c ausas deter– minantes da inf\requen cia dos gru-pos, si ella existir, por m eio -de syndi-ca:ncia. - 8. ") Sejam o quan.to possivel exados nas suas i nfor.ma ,ções, p a'!"a que -esta I nsipector ia nellas ap oia,da, •pos~a agi r cor-d segu– ra-nça e Justiça nas r esolu ções que tomar . 9. •) Promovam a creação de Caixas Es·colares nas cidades, vil– las . e •dis tri.clos que ·a,inda não as . possuam. 10 .•) Tomem especial in teres– se pelas ins-titu ições e ac ti vi da– des es·colar es, explicando as r a– zões de sua existencia, entre as quaes sobresae o desenvolvi– men to da i nicia tiva, coope·ração, res•pei to á personali dade a.Jheia, in depen•den.cia de pensam en.to e fa cili dade ·de expTessão . 11. ") T raibalhem, junto das po– p ufações qu e visi ta1·em, pela cre– ação d-e bibl iothecas escola res em todos os grupos, quer de biblio-

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