Revista Do Ensino 1930 - Março v5 n 43

60 REVISTA DO ENSINO "Methodo de Projectos", edição de La Lectura - Madrid. Com a devida venia, reprodu– zimos o plano abaixo do desen– volvimento de um projecto em trabalho manual, que a illustrada educadora d. Celina Padi1ha ·apresentou por occasião de uma conferencia que realizou em São Paulo, em setembro deste anno . Tratava-se da construcção de um biombo necessario para a classe e esse objt cto tornou-se um fecund·o "centro de interesse" para as creanças . Eis o quadro : BIOMBO (5. 0 anno) Sclenclas Arlthmelica Desenho ~ ' (Utllldsde do biombo (Observnçiio dos nlum• Perspectiva Ge:im ,tr'a p nrn a vista). nos em cusns de mo- 0?pl)8 e s A opacos troas• veis, Como siio !eitos ~ !,a rentes. traoslucl- os blombos). Desenho da•.. . Rectnngulo. os, Preços de biom bos . (!aces ) .11:,all,.çilo das arens•- ombr-. e luz, Problemas sobre por• m .2 pp. visual. centagem. Abatimentos, Cuho o pnralleleplpe- <lo. Av .lluçiio mes-m8. de TOJO• Material Esoolha da madeira pela !acil · halbo, pelo preço. Idade do trll· Amostrns de fazendas com 0 8 resp-.ctlvos preços. Sn" c.•cnlhn. ~ PINHO Arlth. Sclen ·1•1" Gergrnph. Historia - ----- - Syst. metr. Sc!enclas Geogrnph!B Medida o Blgodiio. O • lgoJ iio 0 rLl!IOrlü.o da fazeo o Blgod1>el- no Brasil No E. Modldas da tnll• Combustíveis. O , doira a em C"1or. Soa pro pinho no Bra- da. ro. N. E . e S. sob o pon to (lp • Js• si!. Seu custo. Vi•lt B a Paulo. prrgar. P sguçiio. 1 Medida da le- Seos effeitos so- irasll meridlo- Problema uma f'lbri Pa iz~s pro: tu. Lu;turl· n,;l, OU~ O mi- dnotorcF de oo. nha. bra os cor- O Cubaaem. pos. Pinho estrao- a propo- sito. balho nasl nlgodüo geir~,. fa bricas. E stere. Como se faz P uma e:rplora çno de madel aJzes produ- ra. Vls i\a n uma serraria. ctores de obo. Definição de projeclo - E' um aclo problematico l evado a complel•a realização em seu ambi– ente natural". Diff~re. das "praticas" que, pa– r-ece, rnd1c~m _ ~ me1thodo pelo q ual os pnnc1p1os se applicam aos assumplos praticas. ~s~im, num~ aula füeorica de clum1ca adq':urem-se principias ; no laboratono faz-se a pratica. pi• SYNTHESE: Or~mento-Pre90 por :hºª !lcou o blcrn o-Vantagens do tra o. lho manual . Medir-se um campo ou acllar a largura de um :io por ~ ei<? de pr incípios de trigonometria e fa– zer marhematica pr-alica . Differe do "problema" (com. o qual a1guns o confundem) pois, conforme Kilpatr ik, o probJema "tende a acéentuar o aspecto mtel– lectualis ta do trabal!ho escolar, emqua nto que o projecto tem em conta não só a situação problema-

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