Revista Do Ensino 1930 - Março v5 n 43

REVISTA DO ENSINO 59 Em relação com o assumpto re– pres.eotado pela mosca, estuda– ram-se outros insectos como. ve– hiculos de enfermidades e elevan– do-se o interesse .ao mais alto grau, essa questão foi facilmente dominada e os principios de en– tomologia, esclarecidos. Os resultados mostraram-se evi– dentes. Os principios aprendidos foram .resumidos nas aulas, fican– do patentes suas relações com os problemas vita,es. 3. º) Projecto em geographia: ''ILongitude e Tempo". Foi um thema aproveitado op– portunamente e mostra a possibi– lidade de assim se fazer. Novembro de 1918, pouco de– pois de firmado o armísticio. Ti– nha-se começ,ado a estudar, em uma classe de 7. º grau aquelle tibema. Os jornaes noticiavam que o ar– mistício firmara-se "ás 11 horas do dia 11 do decimo primeiro mez." Em que momento repicariam os sinos de Urbana proclamando o facto? Como explicar-se que de– viam fazei-o antes daquella hora? Os alumnos sentiam-se tão an– siosos para responder que mal se podiam manter nos Jogares. Que– riam f.alar todos a um tempo. Concedaram-lhes 10 minutos pa– ra escreverem as respostas em papel. E pela primeira vez sentiram o desejo de escrever, já que ti– nham algo a explicar. Então uma joven levantou a mão e disse : - Tenho a solução do proble• ma e desafio o resto da classe a que encontre algum erro em meus argumentos! A classe ergueu a luva. E co– mo a rapariga se portou com brio ante ella (e por 30 minutos) discutindo com os companheiros 1 Nem um jogo de "foot-ball" te– ria effeito ,mais excitante ... 3.•) Projecto em economia do– me.tica: "Regime Alimenticio". Objecto : -determinar a porção de alimento de que necessita dia– riamente uma pessoa. Levou-se em conta a occupa– ção do pessoal e o peso medio da classe. Calculou-se sobre essa ba– se um "menu" diario pelo qual prepararam e comeram um dia Ires pratos. Foi tudo quanto lhes serviu' de alimento. Conclusão: "que em geral se come demais e que o regime ali– menlicio ordinario não é suffici– entemente variado." Acharam muito interesse no problema porque prepararam o seu "menu" para comer o que ti– nham projectado, o que não acon– teceria se houvessem traçado um "menu" figurativo, simplesmente para ser registrado nos cadernos. O que aprenderam ficou-lhes mais fortemente gravado do que pelo processo de trabalho· com cousas apenas imaginadas. 4. º) Projecto em physica. O automovel proporciona optimos exemplos da maior parte dos princípios de physica. Em uma das escolas superiores de certa cidade, constituiu mesmo a base do trabalho pratico de physica. Se os principios desenvolvidos neste projecto forem posterior– menl~ dispostos em ordem logica e revistos, com exemplos addicio– naes, o mebhodo produzirá satis– factorios resultados . O exer'cicio systematico é de capital importanci-a e não deve ser desprezado, é indispensavel notai-o. Como estes projectos para aqui trasladados, ha-os para o estudo de linguas, de civismo, de geo– graphia, de historia, de mathe– ma~icas, bem como projectos re– lac10nados com materias de cam– pos differenles e ainda projectos em trabalhos normaes etc São interessantes t;es c~mo os exp?e· .ª obr~ de q~e fazemos es– te 1J.ge1ro e imperfeito apanhado - obra essa aliás conhecida:

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