Revista Do Ensino 1930 - Março v5 n 43

1 D aqui Methodo de projectos Exemplos de projeclos Vamos começar apresentand'O alguns exemplos desse melihodo de ensino activo e real por ex– ce1lencia, afim de offierecer base concreta para melhor compre– ensão do assumpto. !Esses exemplos patentearão que o methodo de projectos transpor– ta a realidade da vida para o en– sino, levando os alumnos a "aprender pela vida e par,a a vi– da". 1. º) Projecto em hygiene: "CampaD'ha contra as moscas". Este projecto foi levado a effei– to por Mr. Pricer.como um meio de vivificar o trabalho em suas aulas de biologia, na escola nor– mal da Universidade de Illinois. Entre parenthesis, é de lem– br,ar que · já se fez em nosso Estado cousa semiellhante contra o stegomya, na recente campanha em que se empenharam como au– xiliares os alumnos das escolas publicas da Capital e do "inte– rior", por occasião da epidemia de febre amarella que ameaçou alastr,ar-se e que teve como foco a cidade do Rio. Prolongando-se o parenthesis, convém ainda no– tar que as creanças de nossas es– colas têm sido algumas vezes cha– madas ao campo real da vida para trabalhos de alcance geral, como, por exemplo, nas occasiões de recenseamento escolar. Contra as moscas o que se fez naquella citada Universid,ade d,e Illinois foi isto, em largos traços e d a I i de resumo: Deu-se o plano a co– D'hecer aos estudantes e membros da faculdade. Não deviam to– mar parte no trabaliho as crean– ças que não .comprehendessem o problema. Um periodico escolar lido na localidade inseriu numerosos ar– tigos e trechos acerca das mos– cas de permeio com outros as– su~ptos. Inteiraram-se todos da campanha. Os estudantes dividi– ram a cid,ade em di<strictos para cada um dos quaes designou-se uma pessoa entre as mais "~i– plomaticas" par~ proce~er a in– specções samt~r!as. Exp_h_cavam o proposito da v1s1ta, a uhhdade da campanha. Se havia necessidade, o estudante accentuav,a o facto de se aoharem todos unidos para tal fim e que podiam as proprie– dades ser indigitadas como focos de infecção, caso não fossem ~xe– cutadas as limpezas necess·anas. Um deputado offereceu-se par!) auxiliar a ~empresa e fez distri– buir pU!blicações officiaes oppor– tunas. Determinou-se uma semana pa– r.a limpeza geral. Entre outros, desenvolveu-se o curioso problema de calcular a distancia que uma mosca adulta percorre desde o ponto em que nasce. Observou-se que as . mos– cas do cavallo alravessam d1st•an• cias consideraveis seguindo do~ animaes, ao passo que a m~sca 0 mestica as percprre relativamen– te pequenas, porquanto nenhi'!!! precaução •se havend~ tomad cidade mais vizinha, isso e.m nada prejudicou o exilo do proJecto. '1

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