Revista Do Ensino 1930 - Março v5 n 43

56 REVISTA DO ENSINO 0cc. monlessoriana - Os me– ninos, por meio do lacto, distin– guirão uma espiga de trigo de ou– tros objectos e, por meio da vista, as suas côres. 0cc. decrolyana - Jogos edu– cati..-os aproveitando o centro de interesse. MARIA JOSÉ VIEIRA (Professora do jardim da infan– ciil "Mariano Procopio", de Juiz de Fóra) . Centro de interesse : o porco Observação - Mostrando diver– sas gravuras do animal, desenhos coloridos no quadro e lambem .porquinhos de massa (brinque– dos), despertar a curiosid,ade da creança para descrevel-o exteri– ormente, estudando cada parte se– paradamente. Palestrar com os alumnos sobre o genero de vida do animal (mos– trar chiqueiros), sua alimentação e sua voz . Associação - Falar sobre o que elle nos fornece, não só para a ali– mentação, mas lambem os produ– ctos aproveitados pela industria e commercio. Mostrar desenhos de fiambre, linguiças, chouriços, car– nes em _conserva, diversos frios e latas de banha, para commentar os seus variados processos de fa– bricação. Salientar o aproveita– mento do couro, para confecção de malas, pastas, etc. Comparação - Ap_resentando gravuras do porco domestico e do ,porco espinho, estabelecer con– versação comparativa, desde o modo de viver de cada um até o aspecto ,physico. Linguagem - (Com gravura)– Perguntar o nome do animal, suas partes (como, por ex. mostran– do o fo~inho): Que é is to? Para .que serve? Onde é o nariz do por– co? E a, bocca? Quantas patas tem? E o n.u~ero de unhas de ca– da uma? Ja viram um leitãosinho? Que animal é? Para que serve? Qual a especie de alimentação do porco? E sua casa? (mostrar de– senho de um chiqueiro moderno). . P assando aos produc~os que el– le nos fornece: de que é feito 0 chouriço? E a linguiça? Que é 0 presunto, de que parte do coi,po se faz? Qual a differença entre 0 pernil e o presunto? Estudar to– dos os frios separadamente mos– trando a indus tria e o com~ercio dessas mercadorias. Falar demoradamente sobre a banha, sua prepar ação e con– sumo; explicar o fabrico de bol– sas, calçados, eLc. com o couro dJO porco. - Mostrar o porco espinho e do– mestico (figuras); com perguntas estabelecer comparações entre el– les. 1 ~, Contar historietas sobre o por– co, co!D_o P,~r exp. : "Memorias de um le1ta<!l. Esta fabula instrue a:>orque é a vida -de ,µm porco qu; foi !J)a•rar em uma fabrica de ba– nha, seguindo uma serie de pe– ripecias que :mui'lo ,prenderão a a•blenção dos alumnos, e elle con– ta tudo que poude ver, i-nslruiond·o as-sLm as 'Crea•nças . Calculo - Com porquinhos cor– itados e m cartolina, fazer proble– mas de somma e subtracção ao al– cance das creanças; e lambem contar a•té certo numero . Desenho - P ara a aula de de– senho copia, ·fazer no quadro ne– gro, com giz -de •côr, o ())Orco e lambem alguns aHmentos forneci– dos por elle, afim de que os alum– nos copiem em folhas soltas e de– pois na aula de coloração tornem o~ desenhos esboçados coloridos -com as côres naituraes. Desenhar de imaginação leitões– inhos assados e vivos, linguiças, presun,tos, ebc.

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