Revista Do Ensino 1930 - Março v5 n 43

REVISTA DO ENSINO 55 escrevam de preferencia as letr~ que compõem o centro de interes– se. Sentenças Da vacca se retira o leite .. O leite, bom alimento. A manteiga é saborosa. . A carne é necessaria á humani– dade. Occ·. /roebeliana - Collar figu– ras de animaes quadrupedes. Re– cortar figuras de vaccas, de sapa– tos, chinellos, pentes. Modelar a vacca e o esta.bulo. • Desenho - Copiar a vacca no quadro-negro e fazer com que os alumnos desenhem o animal refe– rido. Exercicio - Fazer com que as creanças tenham idêas proprias sobre o leite, queijo, manteiga, carne e couro. Calculo - Contar as vaccas e bezerros num grande estabulo. Exerci cio sensorial: Differen– ciar pelo paladar, pela côr, o leite, de outras substancias, como a a– gua, vinho, mel, etc. Reconhecer a vacca entre outros quadrupedes, como: o cavallo, o carneiro, etc. Conhecer o mugir do animal em assumpto . Observar a côr, con– sistencia e gosto do leite. AFFONSINA PALETTA (Profesora do jardim da infan– cia "Mariano Procopio", de Juiz de Fóra) , Centro de interesse: o trigo Observação - Apresentar aos meninos uma espiga de trigo ou uma gravura representando a mesma; fazer com que as creanças · observem bem esse vegetal, vendo o que nelle ha de mais notavel e sua utilidade. Mostrar-lhes o tri- go depois de reduzido a tariuha.. Associação - Comparar o Iriso a outros vegetaes, especialmente ao milho. Ensinar aos 'meilin03 como se (l)lanta e trata esse Tege– tal. Linguagem - A professora, por meio de perguntas, fará com que as creanças falem tudo que sabem sobre o trigo. Arranjará mesmo histo.rietas que com elle se rela– cionem, para que as aulas fiquem mais interessantes. Ao mesmo tempo que lhes fôr ensinando o~ vas coisas a respeito dos caracte– res exteriores do trigo, de sua utilidade e do meio de cultival-o, irá lambem corrigindo os erros que os pequeni-nos commetterem., Calculo - Apresentando ás creanças uma gravura represeo– tando um campo de trigo (ou de– senhando no quadro negro), fa– zei-as contar as diversas espigas; mostrando-lhes espigas desse ve– getal, fazei-as contar os grãozinhos que as formam. Mandar que re– solvam pequenos problemas, co– mo por exemplo: Paulo ganhou tres eS(l)igas de trigo e comprou duas, com quantas ficou'/ Dulce tinha 8 espigas, deu duas a sua irmã; quantas restam? Leitura e escripia - Para aproveitar o centro de interesse, ensinar-se-ão aos meninos as le– •tras componentes da palavra "TRIGO", fazendo ao mesmo tem– po no quadro negro o respectivo desenho; usando os caderninhos quadriculados e o quadro negro, far-se-á com que os alumnos es– crevam P.ssas mesmas letras. Desenho - A professora farâ com que os meninos copiem um desenho feito por ella no quadro negro e que tenha relação com o centro de interesse; depois as cre– anças deverão coloril-o. Deixar– se-á lambem que as creanças fa– çam rlesenhos espontaneos sobre esse mesmo thema. 0cc. f roebeliana - Os alumnos recortarão espigas de trigo dese– nhadas num papel.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0